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A cobrança preventiva é utilizada por muitas instituições de ensino hoje em dia. Isso devido trabalharem com um índice de inadimplência alto. Acontece que porque a maioria trabalha com recebimento mensais corre o sério risco do seu cliente não pagar em dia.
Neste artigo irei falar sobre este estilo de cobrança para mostrar o quanto ele ajuda a sua IE de forma positiva. Reduzindo drasticamente o quesito inadimplência dentro dela.
Com isto resolvi explicar o que é a cobrança preventiva, falando também sobre o impacto que ele vai causar na saúde financeira da instituição.
O que é cobrança preventiva?
A cobrança preventiva é o planejamento de cobrança que você vai utilizar para evitar o atraso. Sempre realizando o contato com seu cliente antes do prazo de vencimento.
Neste momento você poderá utilizar 3 meios de contato direto com o seu aluno. O primeiro é o sms, o segundo é o e-mail e o terceiro é o telefone. Para que a sua cobrança preventiva seja efetiva é necessário realizar de 4 a 3 dias antes do vencimento. Assim você consegue criar um lembrete para eles realizarem o pagamento.
Uma dica para agilizar o trabalho e reduzir o seu custo com funcionário, é escolher uma plataforma de e-mail. Essa é umas da formas mais efetiva dentro do setor da comunicação.
Como fazer?
O que terá que fazer aqui é sempre que for fazer uma matrícula, colocar no questionário além dos dados tradicionais, um campo para o telefone celular (de preferência WhatsApp), o e-mail e as redes sociais (caso ele tenha).
O mais importante é ter acesos ao telefone e ao e-mail do seu aluno, pois por meio destes elementos conseguirá criar uma lista de alertas eletrônicos que automaticamente irão notifica-lo sobre as dadas de pagamento, multas ou cobranças ocasionais que possam vir a surgir.
Depois de ter todas essas informações a mão, é hora de buscar uma plataforma para criar os alertas. Por exemplo, uma boa plataforma de e-mail marketing já irá te ajudar.
Nela você colocará a lista de e-mails dos alunos, os telefones, as datas que deseja que eles sejam notificados e o horário que os e-mails devem ser enviados. Além disso existem algumas plataformas que inclusive, fornecem os relatórios dos alunos que abriram o e-mail.
Dessa forma assim que estiver chegando próximo dos vencimentos das mensalidades você consegue enviar todos os e-mails com apenas um click.
Fazendo com que seu custo com funcionário do setor de cobrança caia em 80% e ainda reduza muito o seu índice de inadimplência dentro da sua instituição de ensino.
Aproveite e diversifique
Nós demos maior ênfase maior em e-mail porque hoje tem como você automatizar completamente a entrega do e-mail como explicado acima. Através dessa plataforma automática você consegue trabalhar com apenas uma pessoa neste setor. Mas não significa que o sms e o telefonema não funcionem, muito pelo contrário. É sempre importante usar todas as formas possíveis para evitar a inadimplência.
Porque é sempre importante diversificar os canais de comunicação com seus clientes. Porque pode ser que alguns não tenha o costume de abrir e-mail, mas tem costume de ler um sms e atender uma ligação.
Os impactos da cobrança preventiva
Logo após entender qual é o conceito das cobranças preventivas, agora vai ser muito simples entender o quão ela vai impactar na saúde financeira da sua instituição de ensino.
Se o seu índice de inadimplência mensal for alto, você vai trabalhar com um índice de endividamento alto, trabalhando com altas taxas de juros. Dessa forma porque a sua instituição de ensino tem altos custos mensais para ser pago. Se não receber não terá dinheiro suficiente para pagar suas despesas.
Então com implementação do que falei a cima no artigo, simplesmente por trabalhar com uma cobrança preventiva efetiva, fazendo isto como hábito mês a mês. A maioria dos seus clientes irá sentir que você tem um setor de cobrança efetivo e que se caso não for feito pagamento poderá negativar seu nome.
Esta cobrança preventiva vai influenciar diretamente na saúde financeira da sua instituição de ensino. Aumentando drasticamente o fluxo financeiro da sua IE
Com o aumento do fluxo de dinheiro dentro do mês você vai aumentar seu faturamento mensal. Além de reduzir muito o índice de endividamento mensal, reduzindo muito as altas taxas de juros cobradas.
Então você vai criar uma saúde financeira 100% saudável e até podendo realizar algum investimento necessários durante o mês, para diferenciar sua instituição de ensino.
Os seus próximos passos para que seja mantido este setor dentro da empresa, é realmente escolher uma pessoa que vai se comprometer com a IE. Então é sempre bom ter uma pessoa motivada e tranquila. Porque o serviço executado por este profissional vai ser de extrema importância para a sua instituição de ensino.
Conclusão
Se você chegou até o final deste artigo, creio que agora já está preparado para implementar as melhores formas de acabar com a inadimplência dos seus alunos. Além disso, com simples adaptações você consegue melhorar o seu setor de cobrança com menor custo e mais efetividade.
Simplesmente pelo fato de usar a ferramenta mais efetiva de comunicação que ainda não perdeu o seu posto na atualidade: o e-mail marketing.
Agora são passos simples para que o seu setor de cobrança, comece a trabalhar 100% em cobrança preventiva. E só colocar em prática tudo que foi falado neste artigo.
Como efetivar a cobrança e preventiva
Não deixa para depois o que você pode fazer agora.Podendo realmente investir em novas tecnologias ao longo dos meses não perca essa chance. A tecnologia é sua maior aliada na cobrança preventiva, então busque automatizar as cobranças e verá os resultados positivos.
Logo após agregar tanto valor para sua instituição de ensino, deixe seu comentário a baixo. Nós conte o quanto este artigo foi importante para você. E como pretende colocar em prática as dicas citadas.
Então te desejo uma boa sorte, porque tudo que abordei realmente vai te ajudar muito no crescimento da sua IE. Ajudando ainda mais sobrar dinheiro para investir no que realmente vai retornar em dinheiro para o seu bolso.