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Você é proprietário de uma instituição de ensino, sabe como humanizar a cobrança educacional? A prática de relacionamentos mais humanizados tem sido forte do mercado de trabalho, em todas as áreas.
No entanto, o foco de hoje é para a área da educação, onde tem crescido cada vez mais o departamento de cobrança. Mas, para que a área dê certo e consiga atingir seus resultados, é preciso treinas os seus profissionais.
Preparamos um artigo para te mostrar como humanizar a cobrança educacional. Continue acompanhando e saiba como implementar boas práticas nesse setor, conseguindo atingir suas metas com total eficiência. Boa leitura!
Veja como humanizar a cobrança educacional
Em tempos de avanços tecnológicos e do uso constante da informatização, as relações pessoais e profissionais têm sido marcadas pela virtualização. Ou seja, o contato é mais via internet do que face a face.
Porém, nesse forte contexto da era digital, a necessidade de saber como humanizar a cobrança educacional tem sido cada vez mais forte.
Quando falamos de atendimento humanizado, pensamos em profissionais empáticos. Portanto, essas pessoas tratam os consumidores como gostariam de serem tratados. Se colocam no lugar deles e tentam atender suas necessidades com total agilidade.
As relações entre empresa e consumidor não podem ser totalmente robotizadas. Afinal, nenhuma pessoa gosta de ser atendido por uma máquina, tendo um contato totalmente frio com a organização em que depositou a sua confiança.
Já no setor de educação, quanto mais humanizado for o atendimento, em especial de cobrança, melhor será para a instituição de ensino. Porém, você deve se perguntar, como humanizar a cobrança educacional?
Desenvolver boas práticas de comunicação e relacionamento é uma das formas de começar a humanizar o atendimento. Isso pode gerar impactos bastante positivos em sua instituição de ensino.
Separamos alguns tópicos importantes para você saber como humanizar a cobrança educacional. Veja:
1 – Capacite os seus colaboradores
O primeiro passo é sempre investir para depois ter o resultado esperado. Não tem jeito. Seus colaboradores precisam ser treinados para conseguirem prestar um atendimento mais humanizado.
Por meio da capacitação, seus profissionais vão saber como humanizar a cobrança educacional. Portanto, sairão do estágio do piloto automático e terão uma comunicação mais eficiente.
Em um treinamento, eles aprenderão a importância de colocar empatia em seus atendimentos, tratar os clientes com total educação e procurar resolver o problema com equilíbrio e agilidade. Portanto, essas são práticas essenciais para saber como humanizar a cobrança educacional.
Os princípios do atendimento humanizado parte do conceito que “o cliente é o patrão do negócio”. Mesmo sendo uma cobrança, a negociação deve ser benéfica para ambas as partes. Não somente para a instituição de ensino.
Por isso, tenha uma equipe que, além de empática, ofereça soluções para que os clientes consigam quitar seus débitos. No entanto, esse hábitos eles só irão ter com um bom treinamento.
2 – Faça a reformulação dos objetivos da instituição de ensino
Um ponto muito importante de como humanizar a cobrança educacional e repensar os objetivos que foram exigidos os atendentes. Ou seja, eles terão que focar somente em resultados ou em proporcionar ao cliente uma boa experiência? Mostrando que a instituição de ensino se interessa em mantê-lo como cliente.
A maioria das vezes, os atendentes tem um tempo médio de atendimento (TMA). Portanto, quanto menos tempo ele ficar em uma ligação, mais eficaz será o seu serviço. Por isso que ao receber uma cobrança os profissionais seguem um scritp, para que o atendimento seja mais rápido.
No entanto, quando a cobrança passa a ser humanizada, esse tempo médio de atendimento não deve ser imposto a equipe. Porém, dê a eles liberdade para trabalhar corretamente as necessidades de seus clientes, oferecendo a eles a melhor solução.
3 – Faça que a humanização seja parte da cultura da instituição de ensino
Uma escola/faculdade é lugar de aprendizado. O ambiente reúne pessoas de sexo, idade e culturas diferentes. Porém, que convivem em um mesmo local.
Mais do que ter uma cobrança humanizada, é necessário que essa humanização faça parte do dia a dia da instituição de ensino. Afinal, não tem como realizar essa humanização via telefone e pessoalmente o atendimento ser diferente. Todos os departamentos devem participar da mesma cultura organizacional.
4 – Tenha um call center mais humanizado
Sabemos que a tecnologia ajudou bastante os atendimentos. Programar ligações, agendar atendimentos e ter um colaborador virtual para realizar pequenos processos é algo que facilita bastante o dia a dia de uma instituição de ensino.
Mas você já parou para pensar em como o seu cliente recebe esse atendimento robotizado? Como seja que ele se sente ao atender uma ligação de um robô? Vamos ser sinceros, a experiência nem sempre é a mais legal.
Então, como humanizar a cobrança educacional? Mais gente trabalhando do que robôs! Simples assim. Porém, para que o trabalho são seja sacrificante, a lista de atendimento do seu profissional não deve ser extensa. Assim ele vai conseguir trabalhar corretamente cada cliente e, ainda, prestar um atendimento cortês, eficiente e com agilidade.
5 – Valorize os seus clientes
Qual o cliente que não gosta de ser valorizado? Mesmo que eles estejam inadimplentes, procure saber como a instituição de ensino pode ajuda-lo a resolver essa pendência. É muito mais eficiente essa abordagem do que simplesmente informar o valor do débito e as formas de pagamento.
Pense como se você fosse o seu cliente e o valorize como gostaria de ser valorizado. No momento em que você humaniza o seu atendimento, reconhece que do outro lado da linha telefônica tem uma pessoa, que merece ser tratada com respeito e educação.
Viu como humanizar a cobrança educacional? Não é difícil, porém, necessita de ajustes internos para que toda a instituição de ensino se torne mais humanizada.
Valorizar o seu cliente, no caso aluno, é uma fora de fidelizá-lo a instituição e reconhecer a sua importância. Mostrar que ele é mais do que um número ou uma mensalidade. Porém, que você se importa com o futuro dele e quer ajuda-lo a concluir seus estudos.
Gostou das nossas dicas de como humanizar a cobrança educacional?
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