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Sabia que com o crm com foco educacional você pode ter uma estratégia de capacitação 80% melhor?
Os atendimentos nas instituições de ensino pode consumir muito tempo dos funcionários. Por conta da alta demanda de trabalho, organização e qualidade acabam não sendo pontos fortes dessas empresas, o que pode resultar na perda de alunos.
Ter um CRM com foco educacional pode ajudar muito nessa e em outras áreas importantes para o bom funcionamento de uma escola ou universidade.
Para ficar sempre na frente da concorrência, leia esse texto e descubra como um CRM com foco educacional pode ajudar na sua estratégia de captação de alunos.
O que é um CRM com foco educacional?
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que traduzida para o português quer dizer gestão de relacionamento com o cliente.
Já deu para entender qual é o objetivo do CRM com foco educacional, certo? É ele que cuida de toda parte de comunicação e atendimento dos alunos e leads.
Cadastro
Você tem um cadastro de cada um deles, e assim, consegue enviar emails, fazer ligações e montar estratégias com a proposta comercial coerente ao perfil do cliente.
Quem nunca passou por uma situação embaraçosa porque ligou para um aluno cobrando uma mensalidade que ele já tinha pago?
Esse tipo de erro passa uma impressão de falta de organização, o que gera uma desconfiança por parte do aluno, que pode procurar outra instituição de ensino para terminar os estudos.
Gestão de contatos feitos por planilhas eletrônicas geralmente são as culpadas por esse e outros resultados que prejudicam o faturamento.
Atendimento
Com o CRM com foco educacional, os atendentes irão ter uma estrutura melhor para focar em um atendimento de qualidade, direcionado ao relacionamento com o aluno.
Dessa forma, suas campanhas de captação de alunos terão mais chances de sucesso e as taxas de conversão irão aumentar.
Por deixar o trabalho mais rápido e eficaz, é possível aumentar as vendas sem perder a qualidade, o que seria bem difícil fazendo a gestão de marketing no papel ou em planilhas.
Confira outros benefícios que uma instituição de ensino pode ter ao contratar um CRM com foco educacional:
- Fluxo de conversão de leads em alunos matriculados
- Gestão de filas de ligação
- Criação de campanhas para renovação de matrícula
- Disparo de SMS e email marketing automáticos, assim como desenvolvimento de suas campanhas
- Relatórios que mostram o desempenho de cada fase do funil de vendas
- E muito mais!
Como o CRM é um sistema focado em comunicação, vamos explicar um poucos mais sobre o que pode melhorar nessa área do seu negócio.
Marketing digital
Suas campanhas de marketing digital serão bem mais completas e trarão melhores resultados.
O email marketing, por exemplo, mantém a base de contato engajada com a instituição. As campanhas são feitas de acordo com o momento de decisão que eles estão.
Claro que o CRM sozinho não vai fazer milagre. É preciso conhecer o seu público alvo para depois traçar estratégias de marketing que irão atraí-lo até o seu negócio.
Você pode usar o email e outros meios de comunicação, como as redes sociais. blogs, SMS e muito mais. Todos sempre com a ajuda e amparo do CRM com foco educacional.
Retenção de alunos
Para uma instituição de ensino ter sucesso, não basta apenas atrair novos alunos. Também é necessário que os que já são matriculados continuem assim.
O CRM com foco educacional te oferece relatórios com dados úteis que podem fazer com que você perca menos alunos para a concorrência.
É possível descobrir quantos alunos deixam o curso em cada semestre, em qual período isso mais acontece, os motivos que levaram o aluno a fechar a matrícula e quais são as características dessas pessoas.
Sabendo dessas informações, você pode elaborar campanhas de retenção de alunos e melhorar a saúde financeira do seu negócio
Você vai ver que, a cada semestre, os índices de evasão serão menores em todos os cursos e séries.
Ficha de inscrição otimizada
Cada etapa do aluno dentro da instituição de ensino precisa de uma ficha de inscrição diferente. Não faça um aluno que está se inscrevendo no vestibular preencher uma ficha com dados socioeconômicos, necessária apenas para alunos já matriculados.
A ficha dos candidatos deve obviamente colher alguns dados, mas ela tem o objetivo de aumentar a taxa de conversão dos inscritos. Até porque, o aluno pode passar em mais de uma faculdade e optar pela concorrência.
O CRM com foco educacional permite a criação de diversos tipos de ficha de inscrição, inclusive para cada curso ou série.
Assim, você pode fazer campanhas de captação diferentes e adequadas a cada público, se essa for a sua estratégia.
Outra vantagem dessa funcionalidade é que a equipe de marketing e comunicação pode criar e colocar em prática essa campanha com autonomia, sem precisar da ajuda de equipe de TI.
Melhora no atendimento
Algumas instituições de ensino optam por oferecer o atendimento telefônico por meio de um call center. Se esse é o seu caso, saiba que o CRM com foco educacional pode deixar seus custos com telefonia bem mais em conta.
Isso acontece porque o sistema diminui os custos com captação de alunos e aumenta a produtividade da equipe de atendimento.
Ele também ajuda a priorizar as campanhas feitas por telefone, mostra as informações da fila de ligações, direciona scripts para os atendentes e mostra qual a melhor estratégia para cada fase de decisão.
Está preparado para ver todos esses benefícios aí na sua instituição de ensino? Qualquer dúvida, deixe nos comentários.