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Saiba o quanto é gasto para captar um aluno e siga métodos eficazes para gerenciar sua empresa
No mercado brasileiro o segmento de educação é uma das áreas econômicas que estão em ascensão. Apesar disso, além de representar maiores chances de negócios, esta ascensão também significa concorrência elevada. Assim, saber quanto custa um aluno é crucial para estabelecer a empresa nesse ramo.
Para ultrapassar os concorrentes e conseguir permanecer em um bom posicionamento no mercado, a gestão das instituições devem investir de maneira crescente no aperfeiçoamento administrativo, com a aquisição de ferramentas eficazes para gerenciar o negócio.
Neste post, falaremos sobre os principais ganhos de conhecer esses valores, a maneira de aplicar no planejamento estratégico como um líder pode mensura-los para captar um aluno.
As vantagens de conhecer quanto custa um estudante
Primeiro, isto representa máximo controle sobre os gastos e ganhos do negócio, o líder terá possibilidade de realizar um planejamento mais efetivo e elaborar estratégias com fomo na precisão real da empresa. A seguir, listamos algumas vantagens de mensurar estes preços:
- Gestão do preço: primeiro, possibilita saber o valor que a empresa pode e necessita cobrar por mês. Segundo, possibilita estabelecer preços corretos por curso.
- Oferecimento de bolsas de estudo: oferecer bônus e bolsas de estudo se torna um instrumento de resultado da gerência.
- Investimento consciente em marketing: de maneira segura, as aplicações são colocadas onde estar as precisões reais da instituição.
- Diminuição de gastos: por meio de instrumentos precisos e focados, a empresa não gasta mais com investimentos que não são necessários.
- Gestão profissional: com a profissionalização da administração, a gerência do seu negócio ganha qualidade e isso significa uma educação com mais qualidade.
- Gerência do saber: quando os valores são mensurados, o administrador forma um banco de dados, que basearão a construção de cada planejamento estratégico.
- Estabelecimento no comércio: quando se dispões de informações sólidas, administrador tem a possibilidade de melhorar o posicionamento da instituição frente a concorrência.
Como mensurar o valor para captar um aluno?
O preço concreto que cada discente produz para o estabelecimento de educação é maior que os números representados.
O aluno não significa apenas o ganho, também agrega significado para a figura, qualidade e nome da instituição. Assim como contenta a gestão e professores em formar profissionais de qualidade.
Porém, medir todas essas coisas se torna uma tarefa quase impraticável. Pois trata-se de dados subjetivos. Por isso, por praticidade, iremos direcionar nossa atenção em analisar o valor gerado por cada estudante da faculdade.
Assim, existe a possibilidade de aferir se as ferramentas utilizadas estão fornecendo um retorno sobre o investimento.
Desse modo, é primordial levar em consideração os estudantes que se formam, visto que a saída deste ao longo o curso significa elevação dos custos para a empresa.
Ao somar o ganho bruta de um estudante que concluiu o curso, diversas variáveis podem ser observadas, por exemplo o contrato fechado com a empresa.
Para obter esse valor, é necessário multiplicar o custo do contrato a cada mês – que usualmente é por semestre – pelo número de meses. O resultado, representa o ganho final do contrato de cada estudante.
Isso possibilita maior comando da administração sobre o ganho da instituição. Realizar este cálculo auxilia a projetar possíveis situações, dentro do que foi planejado.
Mas deve-se ter em mente que este é o ganho mínimo quando uma nova matrícula é feita, sem considerar a evasão da universidade.
Ao multiplicar o preço do contrato do semestre pela quantidade de semestres do curso, conhece-se o obtido por cada estudante ao longo de toda graduação, sem levar em conta os reajustes.
Quando o administrador comparar esses marcadores, obterá as informações que dizem quanto a faculdade poderia ter ganho, e irá propor medidas eficientes para que os discentes permaneçam matriculados.
Outro ponto importante, ele terá disponibilidade para se dedicar a captar um aluno com potencial para se formar no curso e não apenas realizar a captação sem fundamento.
O poder das indicações
Outro calculo pode ser feito para saber o valor de captar um aluno. E ele diz respeito a potência de indicação. Isso significa, o valor que cada discente consegue reverter à empresa por cativar outros possíveis estudantes a se matricular.
Esse dado permite ao gestor extrapolar o financeiro e aferir as qualificções e imagem do negócio. Se um estudante expressa satisfação em estudar na sua empresa, é quase certo que ele a recomende para amigos e conhecidos, de forma a promover sua instituição.
A estimativa do preço por estudante que possui esse potencial é realizada assim: valor do contrato a cada mês X média de meses x (potencial de indicação+1). E representa o número médio de indivíduos que um estudante pode entusiasmar a ser um novo estudante para a empresa.
Com isso, pode-se notar que a construção de um ótimo relacionamento com os estudantes atuais traz benefícios para a empresa. Reter um aluno é tão crucial quanto captar um aluno.
Existe lucro em captar um aluno?
O que falamos até aqui se relaciona ao valor bruto por cada estudante. O que é esperado que cada matricula reverta à empresa.
Mas um outro fator deve ser levado em consideração, os gastos da unidade de educação. Só assim, pode-se mensurar o lucro por estudante.
Para este cálculo deve-se conhecer, portanto o valor bruto por estudante e a despesa de cada estudante para a empresa.
Mensuração do custo por estudante
A mensuração do custo de capta um aluno é um pouco mais complexo, pois este custo é multifatorial. Isso requer conhecimento constante dos indicadores da instituição, adquiridos apenas com o planejamento e a capacitação dos profissionais. Esse é o caminho para vencer.
Como as características das instituições de ensino são singulares, o que iremos mostrar aqui são caminhos para que os resultados sejam alcançados.
O primeiro indicador para se considerar é a taxa de evasão. Os estudantes que por algum motivo abandonam ou trancam o curso irão impactar diretamente o ganho da empresa ao longo dos semestres.
Se o administrador possui esse dado em mãos poderá observar os cursos que mais ganham a atenção do público, os que gastam menos, e os que devem alocar maiores investimentos.
Outra opção é segmentar os estudantes por áreas de conhecimento, curso e turma. Isso oferecerá um panorama de custos e auxiliará o administrador a formar escolhas, no momento de investir. Esta pode ser a melhor estratégia para captar um aluno.
Outros custos ainda devem ser somados, são eles: os custos com professores, custos com estrutura física, manutenção, entre outros.
Despesas de captação
Outro custo para captar um estudante está no período da matricula. É o chamado custo para aquisição de estudante, a cada momento de captação.
Seu cálculo exige do administrador controle do que é gasto com a venda e o marketing direcionado a captar um aluno.
Compreende os gastos por todo o funil de vendas. Com inicio ao atrair m aluno e conclusão no fechamento das turmas. São consideradas as despesas com descontos, propagandas, time de vendas, atendimentos, entre outros.
A estimativa do custo para captar um aluno obtém-se dividindo a som de todos as despesas de captação pelo número de novos estudantes do período.