Tempo de leitura: 6 minutos
A gestão de docentes é uma das ações mais importantes dentro de uma Instituição de Ensino. Leva-se em consideração que é através de um bom corpo docente que se torna possível entregar um ensino de valor ao aluno.
Nesse sentido, para que uma instituição de ensino consiga bons resultados é preciso investir fortemente nesse quesito.
Se você deseja saber como fazer uma gestão de docentes qualificada continue lendo esse artigo para descobrir como.
Principais concepções sobre gestão de docentes
O corpo docente é quem faz o nome do estabelecimento de ensino, sendo assim, quanto mais engajado ele for, melhores resultados a instituição terá.
Nesse sentido, com o objetivo de ofertar uma educação com boa estrutura e que acompanhe a realidade em que o país vive hoje é de suma importância a criação de uma boa gestão de docentes.
A gestão de docentes então consiste em uma pratica que leva à orientação bem como a supervisão do trabalho dos professores.
Sendo assim, a ação tem como foco aumentar os resultados da escola ou faculdade de modo analisar a relação entre aluno e professor.
É válido ressaltar que a baixa qualidade do ensino ofertado pode levar uma instituição de ensino à falência. Sendo assim, é imprescindível fazer uma gestão de docentes que apresente bons resultados.
Como realizar a gestão de docentes?
A gestão de docentes não é uma tarefa fácil pois muitas vezes você estará lidando com mestres e doutores sendo que estes, em muitos casos possuem o ego bastante sensível.
Ademais, é preciso compreender essa equipe tão importante dentro da instituição, que realiza o seu trabalho com bastante afinco em busca de bons resultados.
Assim, algumas ações podem facilitar esse trabalho.
1 – Faça com que os professores fiquem engajados
Professores engajados são professores motivados. Para tanto, proporcione meios que façam com que ele fique contente com as condições de trabalho ofertadas de modo a desenvolverem o seu trabalho em uma ambiente propício.
O engajamento dos professores não se dá somente pelo aumento do salário mas também, através de planos de carreira e outros benefícios que mostrem o quanto estes profissionais são valorizados pela instituição.
Além disso, é preciso oferecer propostas interessantes para o desenvolvimento de ideias que mudem a perspectiva da escola em busca de inovação do saber.
2- Ressalte a importância da qualificação
A qualificação dos professores é outro quesito importante que vai chamar à atenção dos alunos para a instituição.
Portanto, não basta apenas exigir que o seu corpo docente se qualifique mas sim, investir nessa qualificação, investindo em cursos, especializações e certificações.
A promoção de simpósios e seminários também são importantes para fomentar o conhecimento e manter os professores bastante atualizados.
3- Faça uma boa proposta pedagógica
A proposta pedagógica de uma instituição de ensino é que vai permitir que um docente desempenhe de maneira qualificada a sua profissão.
Dessa forma, é importante que o seu corpo docente compreenda o que de fato a sua instituição de ensino deseja apresentar, e como isso será benéfico aos alunos.
É preciso que o docente e faculdades estejam alinhados na proposta para que os resultados comecem a aparecer.
4- Ofereça um bom suporte
O corpo docente também precisa de suporte uma vez que nenhuma instituição de ensino está imune de problemas.
Sendo assim, promover reuniões curtas e produtivas onde pode se expor o problema se torna uma boa alternativa.
Além disso, é preciso que tanto o corpo docente quanto o gestor realizem feedbacks dos resultados das ações tomadas de modo a compreender se elas foram de fato efetivas para a resolução do problema.
Outra ação importante é manter a sua equipe sempre bem informada fazendo com que sua gestão seja sinônimo de transparência.
O seu corpo docente precisa confiar no seu gestor para que haja o desenvolvimento de um trabalho qualificado.
5- Proporcione automatização
A peça mais importante de uma aula sempre foi e vai continuar sendo o professor. Porém, muitos docentes ainda são contra o processo de automatização. Porém, ele se torna necessário e muito vantajoso para a instituição.
Sendo assim, é preciso investir em processos automatizados. Eles são os responsáveis por fomentar o desenvolvimento de um trabalho facilitado dentro de sala de aula.
O professor deve utilizar as ferramentas de automação bem como, ensinar aos seus alunos como utilizá-las de maneira adequada.
O processo envolve interação entre ambas as partes e também garante mais transparência.
Desse modo, persistir no abandono de velhos hábitos em busca da tecnologia se torna muito importante para a integração do corpo docente ao mundo digital.
O conceito de inovação nunca foi tão necessário dentro da sala de aula. E cabe à gestão de docentes promove-la de forma gradativa. Sempre buscando ressaltar as capacidades tanto dos alunos, quanto dos próprios professores.
6 – Observe o trabalho dos professores de perto
Observar o trabalho dos professores de perto pode fazer com que você note quais são os pontos positivos. Bem como, os pontos negativos a serem trabalhados.
É fato que gerir requer o desenvolvimento de outros trabalhos. Mas tirar um tempo para assistir as aulas de seus professores lhe dará uma noção do que precisa ser melhorado na sua gestão.
Além disso, é através dessa ação que você conseguirá desenvolver um pensamento crítico a respeito do que está sendo ensinado. Analisando se a proposta está alinhada com o projeto de sua instituição.
O ideal é que você não assista somente as aulas daqueles professores que estão apresentando baixo desempenho. Mas sim, daqueles que desempenham suas atividades de maneira qualificada.
Isso também o ajudará a identificar os pontos fracos e fortes de sua gestão.
Porém, antes de assistir uma aula é importante que você estabeleça critérios para a avaliação do professor. Isso de modo que não realize uma análise embasada apenas em impressões. Esses critérios também serão importantes para que você consiga dar uma devolutiva ao docente.
Antes de fazer ressalvas sobre o trabalho do docente, é importante que você se certifique de que pode ajudá-lo a melhorar o desempenho de suas aulas de modo a realizar críticas construtivas sobre o trabalho realizado.