Dicas de produção de conteúdo para o blog da sua faculdade

Tempo de leitura: 3 minutos

Após a criação do blog da faculdade é hora de começar a produzir conteúdo para o seu leitor ideal, alunos, candidatos ou ex-alunos, sempre conteúdos direcionados à resolução das necessidades de quem o lê. Dessa maneira, a produção de conteúdo para o blog da faculdade pode servir como meio de divulgação dos cursos da instituição, credibilidade do local, estrutura do ambiente e assuntos referentes ao mundo acadêmico.

Então, mostraremos neste texto as melhores dicas para você conquistar os seus alunos!

Como começar?

Antes da criação de um conteúdo é preciso planejar o que será feito, para isso, conhecer a persona facilita na escolha dos assuntos para as publicações e na definição da palavras-chave de cada texto. O conteúdo deve ser atrativo para o leitor, resolver alguma dúvida, apresentar um conhecimento novo e despertar nele uma determinada ação.

 

Escolha dos temas

Acompanhe, abaixo, algumas expressões úteis que ajudam no momento da criação dos conteúdos em diversos formatos de texto e vídeo para o blog de uma faculdade:

  • Por que fazer o curso de …
  • O que faz …
  • Dúvidas sobre …
  • Motivos para …
  • Benefícios de …
  • Como o curso … influencia na …
  • O que você precisa saber sobre …
  • X dicas sobre …
Estruturação do texto

Provavelmente o leitor não vai ler o texto todo assim que encontrá-lo na internet, ele vai dar uma olhada rápida no início, no meio e no fim do texto e talvez ler o texto completo em seguida. Por isso, é preciso atrair o leitor e a primeira forma de fazer isso é por meio do título, que deve despertar a curiosidade do leitor para a leitura do texto.

Então, dedique um tempo para a criação de mais de uma sugestão de título, se possível, reúna uma equipe para a discussão da melhor opção. Acompanhe outras dicas importantes para o blog da sua faculdade:

  1. Ofereça detalhes sobre o texto já na introdução, diga o que será apresentado, faça uma promessa e a cumpra no texto;
  2. Insira perguntas e responda-as no decorrer do texto;
  3. Use subtítulos;
  4. Intercale o texto com vídeos e imagens;
  5. Crie parágrafos curtos;
  6. Converse com o leitor (inclua a palavra “você” no texto);
  7. Crie listas;
  8. Conte uma história;
  9. Evite palavras iguais próximas umas das outras, utilize sinônimos;
  10. Destaque palavras ou frases com negritosublinhadoitálico ou outra cor;
  11. Finalize o texto estimulando o leitor a deixar um comentário, compartilhar a publicação, curtir a página da faculdade nas redes sociais, baixar um e-book, ler outro texto do blog, enfim, incentive a pessoa que leu o texto a agir;
  12. Revise o texto;
  13. Utilize as redes sociais para fazer a divulgação do conteúdo publicado no blog.

Ao escrever sempre pensando na persona e averiguando os resultados obtidos com cada texto do blog, como os melhores horários e tipos de conteúdo que mais agradam ao público, é possível tornar os conteúdos do blog da sua faculdade instrumentos fortes na conquista de mais alunos.

E você, como planeja e produz o conteúdo do seu blog? Deixe seu comentário!