Não sabe como acompanhar seu time comercial? Nós te ensinamos

Tempo de leitura: 6 minutos

Liderar um time comercial, assim em qualquer outro desempenho de liderança, não é uma tarefa fácil. Isso porque, um time é composto por pessoas diferentes com ideais diferentes. Todas trabalhando para o mesmo objetivo, dessa forma, se torna necessário acompanhar seu time comercial.

Contudo, alguns líderes tem dificuldade nesse assunto. Levando em consideração os vários fatores atenuantes que podem existir dentro de uma equipe.

Mas, se você realmente deseja acompanhar seu time comercial de maneira eficaz. Leia esse post e entenda como.

1 – Crie um manual de vendas

Muitas vezes ao se tornar líder de um time comercial você sente que não é compreendido e que sua equipe não está trabalhando de forma engajada, você sente que precisa fazer algo, mas não consegue entender o que é.

Pois bem, na maioria das vezes, a compreensão de certas ordens e estratégias se torna realmente uma incógnita na mente de seus funcionários, e para resolver esse problema, nada melhor do que a criação de um manual.

Além de fornecer mais autonomia de trabalho aos funcionários, o manual evita os famosos mal entendidos que podem fazer com que a captação de candidatos se torne menor.

No seu manual deve conter as seguintes informações:

  • Como se desenvolve o processo de vendas;
  • Quais as principais argumentações que devem ser realizadas para conquistar candidatos;
  • Respostas das 15 principais “recusas”;
  • Posicionamento do mercado;
  • Pontos fracos e fortes da instituição.

 

2- Proporcione reuniões semanais para gerenciar resultados

As reuniões semanais são importantes para que você fique por dentro do desempenho dos negócios, de qual a metodologia está sendo realizada para a captação de alunos, bem como, quais as estratégias de fato estão trazendo mais sucesso para a equipe.

Dessa maneira, você pode dar um feedback à sua equipe se está gostando ou não do trabalho desenvolvido e como ele pode ser melhorado, caso necessite de ajustes.

As reuniões devem ser breves de modo que os seus funcionários saiam delas com respostas eficazes.

Além disso, é importante que você solicite métricas e as analise em busca de informações que podem contribuir para o desempenho do grupo.

3- Números às claras

Os números às claras, também chamados de Gestão à vista mostra à sua equipe como está o desempenho de inscrições de cada aluno.

Isso vai fazer com que o time entenda o que está acontecendo em tempo real.E pode ter ainda mais autonomia para que possa desempenhar uma boa função.

Além disso, o gestor também pode acompanhar a equipe sem que para isso exerça uma forte pressão nela para que o número de inscrições seja maior.

Trata-se também de um meio de responsabilização por parte de todos os membros da equipe. Para que assim, possam trabalhar de forma a contribuir com o todo.

4- Entenda os estágios das inscrições para a conquista de alunos

Estágio 1 – Entenda o que está sendo feito, o que foi agendando, o que está atrasado.

O acúmulo de tarefas pode ser um elemento prejudicial para o desempenho de sua equipe, dessa forma, se torna importante saber o que precisa ser feito e aquilo que está em atraso e colocar tudo em ordem para que assim, o serviço de sua equipe de vendas possa fluir.

Estágio 2 – Verifique como está o processo do funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta estratégia importante dentro de toda e qualquer equipe comercial que permite maior prospecção de clientes. Dessa forma, é importante entender em qual estágio do funil de vendas está cada membro de sua equipe e como ele pode ser melhorado.

Estágio 3 – Qual está sendo o foco da sua equipe

time comercial

É preciso entender qual está sendo o foco da sua equipe, entendendo quais são as oportunidades que de fato surgem, e quais são aquelas que não apresentam tanta importância.

É importante que sua equipe consiga economizar tempo focando em assuntos que realmente são importantes para o crescimento e expansão das matrículas de maneira adequada.

Estágio 4 – Feedback

A sua equipe precisa entender porque determinadas coisas acontecem, por exemplo, porque ela perdeu o candidato, se foi pela concorrência, pelo valor da mensalidade, pelo desinteresse no curso apresentado. Todas essas informações são importantes para a evolução do time de maneira geral.

5- Identifique o índice de produtividade de sua equipe

O índice de produtividade de sua equipe também é um elemento de suma importância para a sua gestão.

Dessa forma, quanto mais produtiva uma equipe for, mais alunos ela conseguirá trazer para uma instituição de ensino.

Para que você consiga realizar essa medida é muito simples:

basta que você pegue o número de alunos matriculados através da sua equipe e dividida pelo número de integrantes dela.

Depois, se não estiver satisfeito com o resultado, é hora de tomar medidas importantes para que consiga retirar do seu time comercial aquilo que você mais precisa.

6- Esqueça da burocratização das planilhas ou anotação

Quanto mais desburocratizado for o serviço do seu time de vendas, mais sucesso você conseguirá dele.

O uso de planilhas e blocos de anotações além de ser muito burocrático, também é demasiadamente cansativo. Imagine só, seu time comercial, além de atender e realizar estratégias dentro do funil de vendas, ainda precisa alimentar planilhas e realizar anotações o tempo inteiro.

Dessa forma, é óbvio que o desempenho da equipe pode cair. Assim o número de inscrições e matrículas de alunos também cairá.

A melhor estratégia a ser adotada aqui então, é adotar um sistema de CRM online. Ele permite a organização de informações. Sendo também um software de vendas e relação com os alunos que se tornam clientes.

Além disso, o software também cria dados estratégicos que fomentam as capacidades de sua instituição educacional. Isto mediante os desafios do mercado e a alta concorrência.

Essa se torna então, uma ótima alternativa visando:

  • A automatização de trabalhos,
  • Valorização das capacidades
  • Facilidade nas atividades cognitivas dos funcionários do seu time de vendas

Assim eles terão mais tempo para desenvolver boas estratégias visando a conquista de novos candidatos à uma vaga em sua instituição.

 

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