Tempo de leitura: 5 minutos
Investir em Marketing é essencial para qualquer empresa que queira crescer e estar sempre no meio do mercado. O Marketing digital, principalmente, tem ganhado muito espaço. E é através dele que o Marketing Educacional dará mais resultados.
Não sabe ainda o que é Marketing digital? Leia agora: Como o Marketing Digital pode ajudar a sua Instituição de Ensino.
O Marketing Educacional é indicado para qualquer empresa que tenha como foco a Educação. Através dele será alcançado o maior número de pessoas, mesmo entre tantos concorrentes que podem e irão aparecer.
Entretanto, na hora de fazer sua campanha de Marketing Educacional, se você não tiver alguma experiência, algumas coisas podem sair do controle. Uma delas é o gasto extrapolado que pode sair dos seus limites.
Por isso, é fundamental possuir uma métrica de orçamento ideal para as coisas não saírem dos trilhos e acabarem se complicando. Veja a baixo como construir um orçamento para sua campanha de Marketing Educacional.
Se organize
Se organizar é essencial na hora de fazer qualquer orçamento. Do básico ao mais elaborado. Há quem sempre criou orçamentos desde muito tempo e prefira a pratica de colocar tudo na ponta do lápis.
Entretanto, com a era digital e a tecnologia tudo ficou mais fácil. Até mesmo pela segurança de poder fazer backup e não perder um documento de extrema importância.
Dito isso, tente apostar em planilhas na hora de fazer o orçamento. Elas podem ser manuais ou digitais. O Excel pode ser uma boa na hora de criar a sua planilha de orçamento.
Você pode ainda encontrar algumas planilhas prontas pela internet. Nesse caso é só baixar e preenche-las seguindo a indicação de cada célula ou coluna.
Leia também: Como montar um plano de marketing educacional para 2019.
Para criar a planilha você precisará conhecer o seu plano de marketing educacional e detalhá-lo ao longo da planilha. Depois deverá adicionar valores e então decidir se isso está ou não dentro do seu orçamento.
Analise sua situação financeira atual
Para determinar seu orçamento é essencial que você saiba o quanto pode gastar. Tente não se empolgar tanto e acabar ultrapassando o que está dentro do seu limite. A ideia do orçamento é gastar dentro do limite e não se endividar desnecessariamente.
Para isso, pesquise muito serviços e preços e escolha sempre o que melhor se adequa a você e ao seu plano de marketing educacional. Sempre dê atenção na hora de escolher o serviço tanto para a questão financeira quanto para a qualidade do serviço. Lembre-se também de analisar cada detalhe.
O orçamento deverá conter os cálculos maiores até os mais simples, como por exemplo, quanto custa para manter cada aluno na instituição de ensino.
As reprovações também devem constar nesse caso, manter um aluno que reprova a cada semestre pode custar caro para a instituição. Por esse motivo, muitas instituições contam com a pratica do jubilamento.
Talvez você queira ler pra entender um pouco mais sobre o assunto: Quanto custa a captação de cada aluno?
Porque fazer um orçamento?
Muitas pessoas ainda se perguntam porque devem fazer um orçamento. O orçamento é o meio mais prático de se planejar. Um orçamento bem feito passará segurança e estabilidade, dificilmente acontecendo algum imprevisto que irá te deixar no vermelho.
Além de no mercado ser muito fácil achar qualquer tipo de serviço e com certeza algum deles irá se adequar a você. Outra opção é você mesmo planejar o orçamento sozinho.
Passo a passo para criar uma planilha orçamentaria do zero
Criar uma planilha orçamentaria é muito fácil e simples. Basta seguir o passo a passo seguinte.
- Escolha o programa
O primeiro passo para começar sua planilha é escolher o programa que você irá utilizar. O mais comum é o Microsoft Office Excel. Mas algumas empresas podem preferir o Libre Office. Escolha um e baixe no seu computador.
- Nomeie a planilha e comece a idealizar
Escolha um nome simples para sua planilha. Assim será fácil encontra-la em qualquer lugar quando você procurar. Tente utilizar algo como “Orçamento x ano”.
Depois de nomear a sua planilha você já pode começar a idealiza-la. Ou seja, pode começar a pensar o que irá conter em cada coluna.
Uma dica é listar tudo o que irá custar algo financeiramente na primeira coluna. Na segunda coluna deixe um espaço para entrada, que vai ser todo o seu lucro daquela determinada coisa. E na terceira uma coluna de saída, que será todo o seu investimento ou gasto com aquela determinada coisa.
Na quarta coluna deixe um espaço para observações. Nesse espaço você pode especificar com o que exatamente estará lucrando ou investindo.
- Inove
Se você é iniciante em planilhas quanto mais simples mais fácil será de produzi-la e acessa-las depois. Entretanto, alguns mecanismos podem te ajudar melhor a visualizar determinadas coisas.
Cogite adicionar um gráfico na sua planilha. Ele pode ser dos resultados expressos, negativos ou positivos. Ou dos gastos de ano a ano. Será mais fácil visualizar e entender.
- Pronto
Se você seguiu o passo a passo e deu tudo certo, sua planilha já está pronta. Agora basta preenche-la e atualiza-la com constância à medida que apareça novos dados.
Cogite contratar um profissional
Caso mesmo depois do nosso passo a passo você ainda estiver muito confuso sobre como criar um orçamento cogite contratar um profissional. Um profissional saberá exatamente como proceder e utilizar a planilha. Ele também conhecerá mecanismos que facilitarão muito a criação da mesma.
Contratar um profissional não significará deixar tudo nas mãos dele. Se for de seu interesse, vocês dois poderão criar o orçamento juntos, afinal você que irá usufruir do mesmo.
Por fim, o orçamento de Marketing educacional será ideal tanto para o crescimento como alcance da sua empresa. Lembre-se disso e faça tudo com calma. Sem dúvidas será muito mais produtivo e alcançará uma gama de pessoas interessadas.
Leia também: Aprenda a reter mais alunos com essas 5 dicas