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Quanto custa a captação de cada aluno?

Tempo de leitura: 6 minutos

O custo de captação de cada aluno é um dos temas mais relevantes, porque permite ter um diferencial competitivo. Já que o mercado educacional tem crescido cada vez mais e permite que exista uma oportunidade muito grande.

Sendo assim, é necessário que a área administrativa procure ser bem profissionalizada e aos poucos tudo funcionará. Além disso, torna-se essencial mapear despesas e ir encontrando lucratividade onde todos veem problemas.

A proposta do texto é mostrar mais sobre quanto captação de cada aluno e como isso pode impactar a universidade. Esse é um tema muito interessante, porque permite ter a oportunidade de ir aprendendo cada vez mais.

Por que é tão importante saber quanto captação de cada aluno?

Uma das melhores alternativas para a universidade é ir descobrindo mais sobre o custo de captação de cada aluno. Sem dúvidas pode trazer alguns benefícios e é o momento de ir conhecendo melhor do que se trata:

  • Precificação (valor das mensalidades de cada curso);
  • Programa de bolsas (descontos e bolsas para ter uma estratégia mais eficaz);
  • Direcionar os investimentos em Marketing (direcionados para as necessidades reais das instituições);
  • Redução de custos (redução dos investimentos que forem desnecessários);
  • Profissionalização da gestão (buscar mais qualificação e também profissionalismo)
  • Gestão do conhecimento (calculo dos valores e analise história de todos esses dados)
  • Posicionamento no mercado (análise estatísticas concretas para melhorar a posição da instituição no mercado)

Em suma, o mais interessante é saber que a captação de cada aluno trará todos esses benefícios citados no texto. Desse modo, é a hora mais adequada para ir colocando tudo em prática e colhendo os melhores resultados.

Valor de cada aluno

O valor real que cada aluno gera a universidade é bem mais amplo do que apenas a questão monetária. Por exemplo: a imagem é afetada, a qualidade e o renome da unidade e, por fim, os gestores e educações também.

Ter uma mensuração de tudo isso pode parecer impossível, porque as informações são intangíveis e subjetivas. Assim sendo, é adequado que seja quantificado apenas as receitas, ou seja, Retorno sobre o Investimento (ROI).

A princípio é necessário considerar apenas os alunos que completaram o custo, pois a evasão escolar pode oferecer um alto custo para a instituição. Por isso mesmo, que é preciso calcular a receita bruto de um aluno formado.

Em tese, para chegar a esse índice é necessário multiplicar o valor mensal do contrato e indo pela quantidade de meses. Esse resultado será a receita total de cada contrato e é preciso planejar-se sempre fazendo esse cálculo.

Custo de captação

Esse é outro tipo de custo por aluno e precisa ser considerado por parte de todos, porque é o momento da captação de matrículas. Esse índice pode ser chamado de Custo de Aquisição de Alunos (CAA) e refere-se a cada período de captação.

Para proceder com esse cálculo, é primordial que a gestão tenha controle sobre todos esses gastos. Todavia, os mesmos devem ser voltados para a captação de alunos, gastos com vendas e também o marketing.

É adequado citar que irá envolver todas as despesas que foram geradas nesse período como um todo. Podendo ser desde a atração de alunos até mesmo o fechamento das turmas passando pelo funil de vendas.

A captação de cada aluno permite que dê para fazer a conta citada no parágrafo com mais facilidade. Ao chegar ao resultado, é mais simples de saber o valor mínimo que um novo aluno irá gerar, se ele ficar até o fim do curso.

Ao efetuar a comparação de todos esses indicadores, o gestor terá a noção de quanto está deixando de arrecadar também. Certamente que nesse caso irá englobar os alunos que caem na evasão escolar, ou seja, que desistem.

O principal é avaliar um outro indicador e trata-se dos alunos que abandonaram antes do termino. Bastando apenas considerar o prazo que os alunos permanecem e assim ir efetuando a porcentagem de acordo com o curso.

captação de cada aluno

Além disso, é possível, também, avaliar um outro indicador de valor por aluno, já levando em consideração a taxa de evasão. Para isso, o gestor deve calcular a média de receita gerada por cada aluno, com base no histórico de alunos.

Potencial de indicação

Outro aspecto muito comum é o potencial de indicação, portanto, o poder de influência que um aluno tem. Dessa maneira, trata-se de entender quantos dos novos alunos foram indicados por acadêmicos que já existem.

De modo geral, dá para ir além dos indicadores financeiros e procurar entender como vai a imagem da empresa. Para entender o poder de indicação é preciso fazer uma conta e a seguir será possível ir conferindo tudo:

  • Valor mensal do contrato x média de meses x (potencial de indicação + 1).

A conta acima irá demonstrar a quantidade média de pessoas que um aluno pode influenciar a tornar-se novo aluno. Em tese, esse resultado irá impactar a forma como a universidade está tratando as suas políticas internas.

Lucro

Obter a receita bruta de cada acadêmico não é tão complicado, pois sobram maneiras de conseguir esse número. Entretanto, é preciso chegar ao lucro e nessa questão irá entrar os custos que cada aluno gera para a universidade.

Em linhas gerais, toda empresa tem gastos e é preciso que tudo isso seja colocando na “ponta do lápis”. A captação de cada aluno faz parte da receita e também despesas, portanto, é parte integrante dessa conta.

Embora pareça complicado, basta separar as entradas (receitas) e também as suas saídas (despesas). Em seguida, e diferença dará o lucro ou prejuízo e sem duvidas é primordial para ter uma análise muito mais efetiva.

Custo de cada aluno

Chega-se ao momento de entender que existe um custo para a instituição para captar e manter um aluno. Em resumo, não é algo tão simples e irá envolver muitos fatores, sendo muito importante levar em consideração.

O mais importante é procurar a entender os indicadores da instituição de forma sempre recorrente e mostrando a diferença na hora de elaborar os cálculos. Obviamente que vão existir os mais complexos e também o custo por aluno.

Devido a essa situação, é que torna-se essencial analisar o planejamento e buscar a profissionalização da gestão. O sucesso irá depender dessas questões e vale a pena ir procurando por essas soluções que batem à porta.

Em síntese, é preciso que a instituição compreenda as suas particularidades e esse é um método mágico de ser seguido. No entanto, irá apresentar algumas direções para atingir aqueles resultados que foram desejados.

Por fim, mas não menos importante, a captação de cada aluno permite ter a oportunidade de ter uma visão macro. Em seguida, é ir analisando aos poucos ir efetuando as contas que foram citadas e encontrando o direção mais correta.

 

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Sobre Renan Tourinho

Renan Tourinho

CEO da Expandr.
Trabalha com Marketing Educacional desde 2013 e tem como missão melhorar o relacionamento entre alunos e Instituições de Ensino de todo o Brasil.

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