Utilize o ENEM na estratégia de marketing de conteúdo da sua faculdade ou escola

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O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) assumiu um papel bastante relevante na entrada de alunos no ensino superior. O exame, criado em 1998 pelo Ministério da Educação tendo como objetivo a avaliação dos estudantes concluintes do ensino médio, pode ser utilizado na estratégia de marketing de conteúdo da sua instituição de ensino, resultando no aumento do número de alunos matriculados.

Saiba mais sobre como aliar o ENEM na sua estratégia de marketing de conteúdo com o texto abaixo.

Estatísticas sobre o Enem 2016

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, o ENEM 2016 teve a marca de 8,6 milhões de inscritos. Dentre esses inscritos um total de 1,2 milhão estava interessado na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio (o edital do ENEM 2017 divulgou que a certificação não será mais concedida pelo ENEM, e sim pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ENCCEJA), no entanto, apenas 70 mil candidatos conseguiram nota mínima suficiente exigida para a obtenção da certificação.

Em relação às faltas e considerando os dois dias de aplicações, o número de faltantes foi de 2.494.294, o que equivale a 28,90% de faltantes.

Sobre a redação, apenas 77 alunos conseguiram a nota 1000 na redação, ao mesmo tempo em que 291.806 estudantes receberam nota 0 na redação ou tiveram o texto anulado.

Os dois maiores fatores de eliminação do ENEM 2016 foram:

1) (44,35%) não marcação do tipo de prova, incluindo também a não realização da escrita da frase.

2) (19,77%) porte de materiais não permitidos como lápis, borracha, caneta de material não transparente, anotações e outros.

Guarde esses dados, estude-os e reflita sobre as estratégias que a sua faculdade ou escola pode fazer para captar mais alunos a partir dessas informações.

Elaborando uma estratégia de marketing de conteúdo

É possível elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para a Após conhecer as informações da sua persona, é possível elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo que direcione a criação de conteúdo para o blog e as redes sociais da instituição.

Se a sua instituição for uma escola ou uma faculdade, é possível criar conteúdo sobre:

  • como fazer um cronograma de estudos;
  • como as provas são divididas;
  • as competências da redação;
  • como se inscrever no SISU;
  • fatores que causam eliminação;
  • objetos permitidos e não permitidos;
  • horário das provas;
  • alerta sobre prazo de inscrição e pagamento.

Dica extra para escola: divulgue imagens dos alunos da sua escola que conseguiram boas notas no ENEM.

Dica extra para faculdade: divulgue histórias de alunos que mudaram de cidade (por causa da possibilidade que o ENEM permite de o candidato fazer a inscrição para instituições de ensino de outras cidades) para estudar na sua instituição.

Apesar da numerosa quantidade de inscritos, grande parte das pessoas que fazem o ENEM não tem total conhecimento sobre as regras do exame. A sua faculdade ou escola precisa ter, e mais do que isso, a sua instituição precisa ser uma fonte de informação sobre o ENEM.

ENEM

O ENEM se consolidou como um dos grandes meios de acesso ao ensino superior, até mesmo universidades de Portugal o utilizam para a seleção de estudantes brasileiros. Uma das vantagens da utilização do ENEM como uma das formas de ingresso na sua faculdade é a diminuição dos custos com a preparação de provas.

O público do ENEM é variado, o exame é feito por estudantes de escolas públicas, privadas, estudantes de cursos preparatórios, estudantes de curso superior que pretendem fazer uma nova graduação, profissionais insatisfeitos com suas carreiras, aposentados e idosos.

Viu só como o ENEM é uma grande fonte de conteúdo para a sua instituição? Vários temas de publicações podem ser inspirados nessa diversidade de público, veja só:

  • Como conciliar trabalho com os estudos para o ENEM?
  • Como estudar para o ENEM no terceiro ano do ensino médio?
  • Posso fazer o ENEM para mudar de carreira?

Dica: reúna sua equipe de marketing para a formulação de temas para a publicação de conteúdo.

Aulas de revisão

Outra excelente estratégia para a sua faculdade ou escola utilizar o ENEM como forma de divulgação da instituição é promover aulas de revisão. Selecione alguns professores da sua instituição ou contrate professores qualificados de sua região para aulas de revisão.

Desse modo, se a sua instituição de ensino for uma escola, haverá o aumento do número de alunos aprovados no vestibular. Se a sua instituição de ensino for uma faculdade, haverá o aumento do número de alunos ingressantes na sua faculdade, visto que eles foram preparados com conteúdo instrutivo e, também, por meio de aulas.

Aproveite as aulas de revisão para atualizar os estudantes sobre as regras do ENEM.

Esperamos que, após a leitura deste texto, você esteja motivado para utilizar o ENEM na estratégia de marketing de conteúdo da sua faculdade ou escola.  Ainda tem dúvidas sobre como posicionar a sua instituição de ensino no mercado educacional com o uso do ENEM? Deixe seu comentário!