Tempo de leitura: 6 minutos
Ao entrar em uma instituição de ensino precisamos lidar com vários detalhes financeiros e acadêmicos. Muitas vezes esses dois aspectos se misturam e, por falta de condições ou memória, acabamos falhando com o monetário. E aí surge a inadimplência em sua faculdade.
Algo óbvio é que ninguém gosta de acumular dividas em lugar nenhum, muito menos na universidade. Ter um nome “sujo” onde todos os profissionais da sua área trabalham é no mínimo nocivo. Isso sem contar as pendências com a instituição de ensino.
Por conta disso ensinaremos hoje como lidar com a inadimplência em sua faculdade. Por meio de cinco estratégias simples, veremos como você pode evitar essas dívidas. Caso elas já existam, algumas dicas ajudarão a manejá-las melhor.
Veja a seguir dicas de como lidar com a inadimplência em sua faculdade
Ao pensar em inadimplência, já se imagina que muitos benefícios sejam cortados e direitos tomados. Entretanto, muito se desconhece sobre algumas condições as quais a faculdade precisa cumprir em relação ao estudante.
A inadimplência em sua faculdade não dá direito à universidade de fazer o que quiser com os alunos. Pelo contrário, mesmo com o indivíduo contraindo dividas perante a instituição, essa ainda tem alguns deveres com relação ao contratante.
Vale lembrar que, mesmo em casos assim, ainda vale o direito do consumidor. A empresa é nada mais que uma contratada e o indivíduo nada menos que um contratante. Por conta disso ambos possuem seus deveres, seus direitos e devem cumpri-los.
No caso de inadimplência em sua faculdade, mesmo que o contratante falte com seus direitos, o contratado não pode fazer o que bem entende.
Por conta disso veremos quais as melhores abordagens para esse tipo de situação. Não existe uma rota única em épocas de dívidas, principalmente se o esforço do indivíduo é muito e ainda assim a situação não se resolve.
É preciso analisar com calma e ver qual dessas táticas para lidar com a dívida se encaixa melhor em sua vida.
Negociação
Provavelmente a forma mais óbvia de manejar essa ocorrência com certo traquejo é por meio de negociações. Tal tática irá depender muito da abordagem que a faculdade tem em relação aos seus alunos e qual seu histórico de atendimento ao consumidor.
Nenhuma instituição de ensino negocia de maneira igual, principalmente em casos de pendências. Entretanto, ao entrar na inadimplência em sua faculdade você abre alguns precedentes.
Esses precedentes variam de local para local, mas uma escola que não tem muitos alunos, jamais pretende perder os que já tem; Mesmo que essas pessoas estejam em débito com a instituição no que tange o capital produzido.
O importante para a universidade é manter o cliente fiel, então é válido afirmar que sempre é possível dialogar com a diretoria. Basta que você explique alguns fatores.
Primeiramente, demonstre qual sua dificuldade no que tange a mensalidade. Tente expor pontos claro e reais. Nada de desculpas esfarrapadas e falsas. Tente também dar alguma garantia para a faculdade renegociar essa dívida.
Em casos muito específicos, busque conseguir algum tipo de desconto.
FIES
Uma outra opção para casos de inadimplência em sua universidade é a modalidade mais comum do FIES. Através dela é possível conseguir financiamento 100% do governo. Sendo assim você pode buscar essa opção enquanto junta dinheiro para quitar essa dívida.
É óbvio que o FIES não irá cobrir as dívidas já acumuladas. Contudo, só de pagar as contas futuras a modalidade já lhe da segurança financeira para se planejar melhor.
No que tange a vida financeira, o FIES é uma ótima opção. Além de proporcionar 100% da mensalidade, ele ainda cobra no futuro sem juros aplicado.
Portanto, caso você fique devendo, saiba que existe um jeito de quitar essa divida e arrastar as outras coitas para um futuro não muito próximo. Em alguns casos é uma ótima opção.
Outra alternativa não tão boa, mas prática na mesma medida é o
PFIES
Em muitos aspectos semelhante a última opção, essa se difere por não ser um financiamento 100%. Portanto ela te dá a mesma folga para se planejar monetariamente.
Entretanto, não existe a comodidade de ter sua faculdade completamente paga todos os meses. Isso acaba por comprometer o rendimento e o orçamento mensal. Mesmo assim, entre as opções vigentes, é uma um tanto prática.
Mesmo porque o PFIES é algo mais fácil de se conseguir autorização que o próprio FIES.
Doravante, em casos de inadimplência em sua universidade, busque a opção mais prática. Isso significa que, mesmo que o FIES seja mais complementar financeiramente, o PFIES é mais acessível.
Isso se da pelo FIES pedir um máximo de três salários mínimos na casa e o PFIES aceitar o máximo de cinco.
Buscar um financiamento terceirizado
Atente que a maioria das opções para lidar com a inadimplência com a sua universidade são práticas e urgentes. Isso porque dívidas são uma dor de cabeça que nunca vem sozinha.
Portanto, para evitar processos e lidar com papelada desnecessária, é importante que você tenha outras cartas na manga. Uma delas é o financiamento terceirizado.
Enquanto algumas faculdades oferecem de praxe esse tipo de serviço, outras esperam que o aluno traga o programa para a faculdade. Seja sua universidade uma instituição que incentiva ou não a mudança, é importante pensar se esse tipo de financiamento não trará mais dívidas.
Até porque empreitadas assim costumam cobrar juros ao final da dívida.
Mesmo se for o caso, ainda é mais saudável do que ficar devendo perante sua instituição de ensino. Quitar suas dívidas, mesmo que através de algo que lhe traga um pouco mais de gastos, é melhor do que passar a vida carregando dívidas que sequer lembramos de quem são
Manter-se ativo na faculdade
Esse conselho é o único que não é necessariamente prático. Contudo, é muito importante para que você não perca ritmo de estudo e nem motivação para com o seu curso.
Portanto, quando houver inadimplência em sua faculdade, não deixe de estudar ou frequentar as aulas. É importante que o campus sinta sua presença.
Quando mais o aluno se mostrar engajado e interessado na matéria, mais fácil é o trabalho do diretor em tomar certas decisões. Isso porque um aluno que não produz vir pedir desconto é inútil.
Agora pessoas que mostrem alguma aptidão para qualquer atividade escolar ou que caiam nas graças de um professor tem grandes chances. Isso porque, apesar de não trabalharmos com a pura ideia de nepotismo, o famoso QI (quem indica) ainda é soberano nas relações.
Mesmo assim, tenha você um desses quesitos ou nenhum deles, tente achar a forma que melhor lhe engaja a pagar suas contas. Assim, casos de inadimplência na faculdade podem se tornar cada vez mais raro.