Tempo de leitura: 5 minutos
Hoje é muito comum que as pessoas levem uma vida muito corrida em que não se tem tempo para nada. Por isso, tudo com o que puder economizar tempo para fazer outras coisas ou até mesmo descansar é lucro. O EAD veio para ajudar principalmente nisso.
Todo mundo valoriza e prefere coisas que sejam mais práticas. Quando estamos com muita fome é muito mais fácil pedir comida e utilizar o tempo de entrega para fazer outra coisa do que cozinhar, por exemplo.
Na nossa geração, tempo é tudo e como diria Benjamin Franklin, tempo é dinheiro. Portanto, seguindo essa lógica, o EAD surgiu para economizar o tempo e o tempo é algo valioso.
O que é o EAD?
O ensino a distancia (EAD) é uma modalidade de educação que pode ser oferecida em diversas modalidades. Por exemplo, você pode encontrar cursos técnicos, cursos superiores, especializações ou até mesmo nível médio.
Ele funciona de forma que a tecnologia intermedia professores e alunos. É comum que os professores tenham acesso a uma sala virtual em que disponibiliza apostilas, listas de exercícios e em alguns casos até mesmo vídeo aula.
Os alunos, por sua vez, recebem esse material e podem estudar escolhendo os horários que for melhor para cada um deles. Algumas unidades podem contar com provas presenciais, enquanto outras seguem ainda o modelo virtual. Outras, por sua vez, podem fazer provas mescladas entre as presenciais e as virtuais.
Porque o EAD vem crescendo tanto no Brasil?
Existem muitos motivos pelos quais o EAD cresceu tanto. O principal é pela praticidade do estudante poder fazer o seu próprio horário.
Se um adulto que trabalha e cuida dos filhos, por exemplo, decide voltar a estudar ele não terá tanto tempo disponível. As vezes isso pode ser um problema que pode levar muitas pessoas a desistirem. Mas com o EAD dá pra enxergar uma oportunidade de fazer isso acontecer.
Entre esse, existe ainda vários motivos para que o EAD tenha crescido tanto. Principalmente no ano de 2018 que o crescimento superou os 100%. Confira os motivos pelo qual o ensino a distancia vem crescendo cada vez mais abaixo.
Mais flexível e mais barato
Conseguir planejar aulas com professores em sala de aula pode parecer simples. Mas pode requerer muito dinheiro. Hoje em dia, com as tecnologias que são demandadas na sala de aula, pode ser difícil planejar algum conteúdo.
Já com a proposta do ensino a distância surge uma economia enorme para que o curso em questão seja oferecido. O que também diminui as mensalidades como consequência. Assim, as pessoas podem preferir essa modalidade pelo custo.
Um outro fator, já discutido acima, é a flexibilidade de horário. Muitas pessoas utilizam algumas janelas em seus horários para poder continuar os seus estudos.
Por exemplo, um empresário não conseguiria horários disponíveis para estudar se quisesse se especializar em algo. Porém, esse mesmo empresário pode gastar determinadas horas em trânsito que pode ser o que faltava para os seus estudos.
O EAD é a oportunidade que faltava para muitas pessoas enxergarem a possibilidade de estudar.
Comodidade
Existem muitos casos em que uma pessoa pode não se sentir pronta para estar em uma universidade de forma presencial. Um desses casos, pode ser quando uma mulher tem um filho de forma recente.
É normal que muitas mulheres queiram voltar a estudar de forma imediata após o repouso recomendado. Mas também não se sentem prontas ou não quem com quem deixar os seus filhos. O EAD acaba dando a essas mulheres a oportunidade de estudar sem ter que escolher entre um dos dois.
Mudança de visão
Antigamente, os cursos ou capacitações EAD eram vistos como cursos poucos valorizados e as pessoas só aceitavam essa opção em última opção. Muitos achavam que não seriam contratados ou não aprenderiam bem. E os contratantes também tinham essa mesma visão preconceituosa.
Hoje, sabe-se que podemos aprender muito bem com o EAD. Algumas vezes até mais do que no ensino presencial. Isso porque tudo depende do empenho do estudante e da qualidade do material oferecido.
Hoje podemos enxergar que quem opta por um ensino a distancia e quem opta por um presencial é tão profissional quanto o outro. E com essa visão podemos permitir que pessoas que precisam trabalhar de forma integral, por exemplo, ingresse no ensino superior.
Tempo de lazer e saúde mental
Para quem trabalha, pode existir a possibilidade de fazer um curso superior presencial. Essa oportunidade pode surgir com a pessoa se submetendo ao ensino pela noite ou a um ensino pela manhã com trabalha pela tarde ou noite. São diversas as opções.
Entretanto, isso irá tomar todo o seu tempo. E muitas vezes a pessoa nem irá dormir para estudar ou concluir trabalhos e atividades. E isso sem duvida acabará afetando tanto o seu rendimento no trabalho quanto nos estudos em longa escala.
Assim, além de não ter tempo nenhum para descansar, isso também afetará o seu momento de lazer. É muito comum que quando as pessoas trabalhem e estudem deixem a vida social e o lazer em segundo plano. Mas ambos são fundamentais para o ser humano.
Assim, a pessoa pode acabar por se sentir mal e eventualmente até mesmo deprimida, que é quando entramos no tópico de saúde mental.
É quase impossível que uma pessoa que trabalhe e estude de modo a não ter tempo para mais nada tenha uma boa saúde mental. A pessoa se privará de amigos e família e logo estará se perguntando porque deve viver uma vida tão robótica.
Esse problema pode ser resolvido com algo simples que é mudar para um ensino a distância.
Diversas pessoas que optaram por um ensino EAD relatam que por poderem fazer o seu próprio horário e aproveitar toda a parte do seu tempo consegue muito mais tempo livre e isso influência diretamente em sua saúde mental.
O ensino a distancia (EAD) apesar de ter sido perseguido por muito tempo como algo ruim é o que da hoje a oportunidade de qualquer um ser um estudante.
Leia também: Como utilizar o WhatsApp para aumentar a qualidade de seu relacionamento com Aluno