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Quer aprender a como definir as metas? Chegou ao lugar certo. Além de guiar o time de vendas ao caminho certo para alcançar um nível de desempenho ideal, as metas de captação podem motivar sua equipe e fazer com que você consiga resultados ainda melhores.
Mas, para isso, é preciso que as metas de captação sejam adequadas aos objetivos da empresa e capacidade dos funcionários. Caso contrário, ela não terá o efeito esperado e você pode sair perdendo.
Hoje, vamos falar como definir as metas de captação para conquistar todos os seus objetivos!
Como definir as metas?
Como já explicamos na introdução, é de suma importância que as metas de captação sejam coerentes com os objetivos empresariais e com o nível de qualificação dos colaboradores, ou seja, metas realistas.
Trabalhando metas realistas
Não basta apenas escolher um único número ambicioso a ser alcançado e fazer uma reunião com toda a equipe para comunicar a novidade.
Mais do que decidir quanto você quer faturar por dia, mês e ano, você precisa analisar o potencial de cada funcionário da equipe de captação antes de estipular os resultados que você quer.
E não só esse dado deve ser coletado. Toda a empresa deve ser analisada nesse processo. Quanto mais informações relevantes você tiver do seu negócio, mais fácil será criar um planejamento estratégico e traçar todas as ações que serão necessárias para chegar no resultado esperado.
Evite implantar metas muito apertadas ou com grande margem de erro, principalmente no fase de implantação do método. Isso só irá desmotivar os colaboradores, pois eles vão achar que as metas são impossíveis de serem alcançadas.
A pesquisa empresarial impede que isso aconteça. Os números vão ser seus melhores amigos durante todo esse processo. Veja alguns dados que você precisa avaliar antes de estipular as metas de captação:
Dados econômicos
A situação econômica do país reflete diretamente nos resultados de todas as empresas, independente do nicho.
Por isso, é importante analisar o desempenho da macro e microeconomia. Procure dados recentes e confiáveis em portais de notícias e sites especializados. Se achar informações específicas para a sua área de atuação, leia também.
É importante analisar dados sazonais de consumo e dar uma olhadinha na concorrência.
Histórico de vendas
Como definir as metas de captação se você nem sabe quanto esse setor fatura por dia, mês e ano? É essencial ter esses dados documentados, porque eles têm suma importância no alcance de resultados.
Eles podem te ajudar a prever o quanto você pode faturar e analisar o comportamento do seu market share. Assim, você consegue identificar sazonalidades na sua empresa e criar estratégias de marketing para vender mais nesses períodos.
Dá para saber também qual é o ritmo médio de crescimento da sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil corrigir os erros e melhorar os pontos positivos para aumentar o índice de desenvolvimento.
Capacidade de produção
Definir metas de captação com números maiores do que você é capaz de lidar é um grande erro, pois, o nível de atendimento cai e você pode perder clientes pela redução da qualidade.
Jamais estipule resultados que são maiores do que a capacidade de produção da sua empresa e dos seus colaboradores. As metas de captação não devem prejudicar seus negócios, e sim melhorar a reputação da sua empresa.
Quem são os clientes e leads
Conhecer as pessoas que vão ajudar a bater as metas de captação vai ajudar muito a decidir por estratégias mais assertivas.
É legal saber gostos, preferências e problemas que precisam ser resolvidos com os seus produtos e serviços, mas também foque no tempo médio de negociação, ciclo orçamentário interno e outros dados mais analíticos.
Como definir as metas de captação?
Com os dados solicitados acima, você irá conseguir estipular metas de captação realistas e que irão dar motivação para sua equipe de vendas.
Confira abaixo, o passo a passo para implantar essas metas na sua empresa e ter muito sucesso.
1. Crie metas e objetivos
A meta é considerada e o todo, o resultado que você quer alcançar. Os objetivos são todas as tarefas que você precisa realizar para chegar onde você deseja.
Criar os objetivos ajuda os funcionários enxergarem que é possível alcançar aquela meta. Vendo o planejamento em pequenos passos, é mais fácil de acreditar que a meta não é exagerada e isso gera uma confiança na liderança da empresa.
Além disso, a conquista dos pequenos objetivos começa a resultar na sensação de dever cumprido. Ela é ótima, pois o funcionário se sente importante para o ambiente de trabalho e vê que é recompensado por isso. Assim, trabalha mais e melhor.
Um grupo de pessoas pensando e agindo dessa maneira, se superando a cada dia, deixa o alcance das metas de captação bem mais simples.
2. Aplique o efeito cascata
Mas o que é o efeito cascata? Ele é o aumento das metas de captação, sempre feito aos poucos.
Existem pessoas que gostam de um bom desafio, mas a grande parte delas se sente bem na sua zona de conforto. Por isso, é recomendado implantar essas mudanças mais devagar.
O aumento gradativo de trabalho quase não é notado pelos funcionários, que estão se sentindo motivados porque se sentem valorizados pela empresa, como explicamos no tópico acima.
3. Estabeleça prioridades
Nada como um bom checklist para te ajudar a implantar as metas de captação na sua empresa.
Coloque os objetivos em ordem de importância com base em quais precisam ser realizados primeiro.
Esse método é ótimo, principalmente se você criou mais de uma meta. Ele irá te ajudar a não se perder no meio de tantas atividades e chegar ao resultado esperado sem sufoco.
4. Se planeje para futuras falhas e riscos
Claro que fazer um planejamento estratégico dá a segurança que os gestores precisam para implantar metas de captação ou qualquer outra mudança dentro da rotina das empresa. Mas, mesmo com todo esse preparo, as falhas e riscos podem acontecer.
Porém, isso não pode fazer com que você desista das metas e objetivos estipulados. No próprio planejamento, você pode identificar quais processos têm mais chances de conter erros e se preparar para eles da melhor forma possível.
Também irá ajudar a análise da qualificação dos funcionários e a capacidade de aprendizado de cada um.
Ao saber que até os possíveis erros tem um plano para dar a volta por cima, os colaboradores vão ter ainda mais confiança nos líderes, o que é ótimo para o trabalho em equipe.
Desejamos boa sorte para você e para o seu time nas metas de captação! Se restou alguma dúvida, é só deixar nos comentários.
Gostou? Então aproveite para compreender como você deve fazer a gestão da sua equipe.