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Como medir o retorno do seu investimento em marketing educacional

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe realmente medir o seu retorno de investimento em marketing educacional?  O marketing digital tem sido cada vez mais utilizado para divulgar instituições de ensino. Afinal ele possui um alto poder de alcance de público.

Além disso, ele tem um baixo custo para as escolas e a grande possibilidade de destaca-las diante dos seus concorrentes. Outra vantagem, é pode mensurar os seus resultados. Ou seja, medir o seu investimento para ver se está sendo bem aplicado.

Neste post vamos te mostrar como medir o seu investimento em marketing educacional. Saiba quais as métricas devem ser analisadas e acompanhadas de perto. Boa leitura!

Saiba como medir o retorno do seu investimento em marketing educacional

Veja as métricas que você precisa acompanhar de perto durante todo o ano para fazer a real medição de investimento em marketing educacional.

1 – ROI – Retorno sobre investimento

O ROI vai te mostrar o custo do sua aplicação em uma determinada campanha de marketing educacional em relação ao ganho que a escola teve com essa ação. Realizando esse cálculo você conseguirá obter o real valor que a sua instituição está ganhando. Ou perdendo.

Caso precise modernizar essa prática para o marketing educacional, uma boa solução para isso é utilizar um CRM Educacional.

2 – Ver a taxa de conversão de leads

Essa métrica te ajuda a entender o retorno de cada investimento de uma ação de marketing educacional. As maneiras que ela pode ser medida é através da ficha de matrícula, quem se interessou em receber suas newslatters e, ainda, o número de testes vocacionais realizados.

Por exemplo:

Se você quer saber o quanto o seu site está convertendo os visitantes, faça a seguinte conta:

A página com 100 visitantes em um dia e 5 alunos realizam a matrícula. Isso significa que você teve 5% de conversão em leads.

3 – Custo para conquistar cada aluno

Por essa métrica você irá conseguir saber quanto gastou para adquirir cada novo aluno da sua instituição. Isso em uma campanha de captação.

É importante ficar atento para inserir todas as despesas na conta. Todo tipo de investimento feito em campanhas de marketing educacional deve ser levado em consideração:

  • Descontos;
  • Ferramentas usadas;
  • Softwares usados;
  • Campanhas realizadas;
  • Funcionários envolvidos;

Vale ressaltar que é importante contar todo o período que uma campanha de captação ficou no ar. Desde o momento que o novo estudante é atraído até o ato da inscrição.

4 – Número de cliques no e-mail marketing

marketing educacional

Há quem diga que essa é uma métrica ultrapassada. Mas sabendo utilizá-la, é uma excelente aliada em campanhas de marketing educacional. Para saber se essa ação está dando certo, é importante medir a taxa de cliques no e-mail marketing.

O resultado será o número de cliques que um determinado e-mail teve.

Saiba como elaborar um relatório de retorno de investimento em marketing educacional

Para elaborar um relatório de investimento em marketing educacional é importante ter conhecimento em ROI. A fórmula para cálculo é:

ROI = GANHO OBTIDO – APLICAÇÃO INICIAL / INVESTIMENTO INICIAL

Por exemplo: se a sua aplicação foi de R$1.000,00 em marketing educacional durante um mês e teve matrículas no valor de R$4.000,00, temos:

ROI = 4.000 – 1.000 / 1.000

Resultado: 3.000. Ou seja, seu retorno foi de três vezes a mais do investido. Você teve lucro e não déficit.

Quando você tiver o resultado do investimento, basta fazer os comparativos sobre quais canais teve mais retorno. Essa conta deve ser feita mensalmente para você comparar esse retorno ao longo do ano. Assim você irá saber em quais ferramentas de marketing educacional aplicar e quais não deram certo para a sua campanha.

Após isso, é só montar o relatório com todos os números de marketing educacional. Ou seja, dos canais que foram utilizados para realizar as ações de captação de alunos.

Defina o público do seu relatório, tenha realmente acesso a todos os números, os objetivos a serem alcançados, métricas a serem analisadas e a sua periodicidade.

Faça uma análise minuciosa de todas as métricas e insira os comentários sobre cada uma delas. Essa é uma forma importante para os gestores analisarem sobre qual deve continuar o investimento ou não.

Medir o retorno de investimento em marketing educacional é ter a certeza de onde aplicar suas ações de forma consciente e que terá bons resultados.

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Sobre Renan Tourinho

Renan Tourinho

CEO da Expandr.
Trabalha com Marketing Educacional desde 2013 e tem como missão melhorar o relacionamento entre alunos e Instituições de Ensino de todo o Brasil.

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