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Reduzir a inadimplência dos alunos é algo muito importante, afinal de contas, é através da mensalidade deles que se torna humanamente possível manter a escola e os profissionais que atuam nela.
Mas não é incomum, principalmente nos primeiros meses do ano, que o número de alunos inadimplentes aumente. Nesse caso, é importante buscar meios inteligentes para que se torne possível encontrar a melhor solução para tal problema.
Neste artigo, você receberá dicas importantes para reduzir a inadimplência dos alunos. Confira agora algumas dicas preciosas.
1 – Faça um levantamento de todos os alunos inadimplentes
“Estamos com um grande número de alunos inadimplentes”, esta é uma declaração por parte do seu financeiro. Contudo, ela não é suficiente, pois isso não abre caminho para soluções plausíveis.
Nesse sentido, se torna importante você ter em mãos dados importantes, tais como:
- Quantidade de alunos inadimplentes;
- Média de mensalidades atrasadas por aluno;
- Perfil de cada aluno e família.
Desse modo, se torna possível ter uma compreensão do que realmente está acontecendo.
Por exemplo, é possível que média de mensalidades atrasadas por aluno, seja de 3, o que dá um valor X ao total. Assim, você consegue compreender qual é o rombo no seu orçamento.
Além disso, o número de alunos inadimplentes te dá uma noção de como está o pagamento geral da escola. Isso porque o ideal é que menos de um terço dos alunos estejam com as suas parcelas atrasadas.
2- Montando um plano para reduzir a inadimplência dos alunos
Com estes dados em mãos, chega então a hora de montar um plano estratégico para reduzir a inadimplência dos alunos.
Lembre-se de que o objetivo geral desse plano deve ser o de: reduzir a taxa de alunos inadimplentes na instituição.
Pensando assim, é importante então, estabelecer e alcançar metas.
Sendo assim, neste plano, você deverá:
- Identificar as possíveis causas para a inadimplência dos alunos: e neste quadro você pode encontrar várias: Por exemplo, desemprego, muitas dívidas no começo do ano, ou até mesmo, impossibilidade de pagar o valor cheio da parcela
- Desenvolver ações plausíveis para conseguir chamar à atenção destes alunos inadimplentes: neste caso, você pode entrar em contato por telefone, mandar e-mails, oferecer descontos.
- Analisar as possibilidades de descontos de acordo com a negociação: esse é um quesito muito importante, pois ele fomentará a quitação das mensalidades atrasadas.
3- Estabeleça contato direito (e amigável) com os alunos ou responsáveis
Uma coisa que NÃO AJUDA a reduzir a inadimplência dos alunos são mensagens e e-mails ameaçadores, por assim dizendo.
Entenda, a maioria dos alunos deseja realizar o pagamento em dia, mas por algum dia de problema, não conseguem. Então, não são mensagens intimidadoras que o farão pagar mais rápido.
Muito pelo contrário, é comum alguns destes alunos deixarem seus nomes irem a protesto, e até mesmo, deixarem que ações judiciais aconteçam.
Isso porque o juiz avaliará todas as formas possíveis para pagamento, e assim, muitas vezes, você irá perder além do aluno, grande parte do valor que ele está devendo.
Então o que fazer nestes casos?
O ideal é chamar para uma conversa franca, a primeiro momento.
Faça uma ligação, convide estes alunos ou responsáveis a irem até à instituição. Sente, ouça o que eles tem a dizer.
É claro que existem algumas pessoas que poderão agir de má fé. Contudo, estas pessoas não uma minoria nestes casos, pode acreditar.
4- Facilite o pagamento para reduzir a inadimplência dos alunos
Tentar fazer um acordo é a melhor forma de reduzir a inadimplência dos alunos. Isso porque, muitas vezes, o valor acumulado é muito alto, então, somente parcelando se torna possível quitá-lo.
Por outro lado, existe também a questão de que um desconto para pagamentos à vista pode ser a solução.
De qualquer modo, você precisa ter tudo isso estabelecido em seu planejamento. E dentro de um eventual acordo, estar preparado para todas as opções. O importante é que você esteja atento à duas questões: não perder o aluno e fazer com que ele pague o que está devendo.
5- Não deixe que o número de parcelas atrasadas acumule
Se o aluno já atrasou 2 parcelas, isso já é suficiente para que você entre em contato. Como já foi dito, a grande maioria das pessoas não atrasa a mensalidade porque quer, mas sim, existem alguns casos em que o contrário acontece.
Nesse sentido, todos os alunos precisam sentir que a sua instituição tem um controle rígido das mensalidades. Você precisa então, passar a mensagem de que a escola tem ciência da falta de pagamento.
O importante, é não deixar que a situação vire um hábito e se torne confortável para o devedor em questão.
6- Ofereça descontos para mensalidades em dia
Se existem aqueles que atrasam o pagamento das parcelas, existem também aqueles que adiantam o pagamento.
E para ambos os casos, é importante ter opções bem definidas.
Isso porque o aluno precisa sentir que realmente vale à pena pagar em dia ou até mesmo, adiantar as mensalidades.
Então, que tal deixar isso bem claro!
Nesse caso, vale muito investir em e-mails e mensagens espalhadas por toda a instituição.
7- Mostre a importância de manter a mensalidade dos estudos em dia
Outra forma de reduzir a inadimplência dos alunos é mostrando a eles o quão importante é a sua mensalidade para a instituição.
Desse modo, é importante mostrar quais investimentos são realizados na escola todos os meses. Além disso, é importante frisar quais são as próximas benfeitorias, que só poderão ser realizadas se o número de inadimplentes cair.
8- Prepare a sua equipe para reduzir a inadimplência dos alunos
Para que todas estas estratégias sejam desenvolvidas com qualidade, é de suma importância preparar a sua equipe.
Portanto, eles precisam saber o quanto de desconto podem dar nas negociações, o que não pode, aceitar e, acima de tudo, como tratar os alunos inadimplentes.
Ademais, também é importante frisar que, embora os alunos estejam inadimplentes, eles merecem respeito.
Não se esqueça de que cada aluno possui um estilo de vida e uma necessidade. Sendo assim, é importante que sua equipe tenha uma escuta ativa de modo que consiga resolver o problema da instituição, ao mesmo tempo em que resolve o problema do aluno.