Saiba como vencer a concorrência de grandes grupos educacionais

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer vencer a concorrência? Está no lugar certo. O mercado educacional tem ganhado grande força nos últimos anos abrindo cada vez mais instituições de ensino. Isso posto, é natural lidar com quedas de inscritos dentro de uma instituição, bem como, migração de alunos para outras instituições.

No entanto, esse é um problema que se não for observado de perto, por trazer sérias consequências financeiras para a sua instituição de ensino, o que pode leva-la à falência e fechamento.

Mas existem alternativas para vencer a concorrência que permite que você lide com a concorrência de grandes grupos educacionais de modo a superar todo e qualquer tipo de crise nesse mercado.

Como vencer a concorrência

Os maiores problemas do mercado educacional

Nota-se que em grandes ou pequenas instituições de ensino, existem professores de excelente qualidade, bem como, uma equipe comercial que também está focada na conquista de mais alunos. Tudo isso torna ainda mais difícil vencer a concorrência.

Contudo, com as evoluções recentes que o mercado vem sofrendo, tais instituições não estão se atualizando permitindo que ainda exista o desenvolvimento de captação de alunos através de métodos menos eficientes.

O problema no entanto não está com esses profissionais, mas sim, o gestor educacional que não adota medidas eficientes para a evolução de seu ambiente de ensino.

Esses são os mesmos que se sentem perdidos, afinal de contas, existem tantos meios tecnológicos que muitas vezes, nos perdemos de tanta evolução. Mas o que fazer para reconquistar o mercado, formar novas turmas e treinar sua equipe de maneira adequada?

Entenda como o mercado educacional está funcionando

O erro de muitos gestores, que acabam não conseguindo vencer a concorrência é o de não se atentar às mudanças do mercado educacional.

O fato é que, o consumidor mudou e os alunos mudaram. Eles querem respostas rápidas para os seus problemas, anseiam por atenção e por um curso que de fato lhes façam felizes.

Contudo, recebem em troca de muitas instituições de ensino, um atendimento frio, sem muitas perspectivas e altamente burocratizado.

Assim, o resultado para essas empresas fica muito nítido: elas vão perder candidatos, assim como, vão perder alunos porque se negam a se adequar aos novos meios de ensino.

O mesmo acontece com equipes comerciais que estão despreparadas, que não entendem o seu público.

Assim, é preciso que você prepare sua equipe para todos esses desafios entendendo que eles fazem parte do processo de inovação tecnológica e quem se nega a isso, é engolido.

Tenha respostas rápidas e diversos canais de comunicação

Se você não consegue fornecer uma resposta rápida para o seu candidato, acredite que seu concorrente consegue.

Se você não tem canais de comunicação abertos onde os candidatos e alunos podem se relacionar diretamente com a instituição, pode ter certeza de que seu concorrente tem.

Entenda que o aluno não vai esperar tanto tempo por uma resposta da instituição. Sendo que existem várias outras que podem atende-lo a qualquer momento.

Vencer a concorrência

É preciso atuar direto na questão da concorrência. Sempre oferecendo meios para que os candidatos consigam chegar até a sua instituição de ensino.

A automatização de processos como o de inscrição por exemplo, é um meio eficaz de conquistar mais alunos mesmo com a concorrência de grandes grupos educacionais.

Quanto mais rápido você entender isso, mais fácil se torna de desenvolver estratégias.  Estas que farão com que você se equipare à concorrência.

Crie um novo conceito de ensino de qualidade

vencer a concorrência

Antigamente, ter acesso a um ensino de qualidade era entrar em uma instituição de ensino com os melhores professores. E assim sentar nas carteiras e prestar muita atenção para que nada se perdesse.

Felizmente esse conceito mudou. É preciso sim ter em sua instituição professores qualificados, contudo, os meios de fornecer esse ensino mudaram muito.

O aluno do século XXI é multilateral, isso quer dizer que ele aproveita de cada momento de seu dia para aprender. Mas para isso, ele precisa ter ferramentas.

Um ensino de qualidade disponibiliza:

  • Material,
  • Ambientes eletrônicos de fácil acesso com web aulas,
  • Livros eletrônicos e exercícios

As vídeo aulas também são um importante requisito para que o aluno possa assistir a aula quantas vezes quiser e quando e como quiser.

A ideia de que a sala de aula se resume a apenas um espaço dentro da instituição foi quebrada. O aluno precisa ser o centro da atenção da instituição. Que deve fornece-lhe meios adequados para que ele consiga extrair o máximo de aprendizagem de um conteúdo.

Treine sua equipe comercial

Assim como você, sua equipe comercial deve estar treinada para receber esse novo tipo de aluno, que não deseja apenas entrar em uma instituição mas fazer parte dela através de canais de contato eficientes que permitam o desenvolvimento de uma nova perspectiva de ensino.

Portanto, é preciso extrair ao máximo os potencias de sua equipe. Com processos de automatização eficazes levando em consideração respostas simples e eficazes. Lembrando que estas podem ser dadas através do computador.

Vale ressaltar que respostas mais complexas precisam de um atendimento humanizado.

Trata-se de uma reformulação do tempo valorizando as capacidades cognitivas de cada funcionário mediante as novas exigências do mercado.

Tenha certeza de que se sua concorrência está se saindo bem é porque ela tem uma equipe comercial bem definida. Onde cada papel tem uma função diferente e existe uma soma de potencialidades.

É o preciso pensar fora da caixa, não condicionando ao pensamento simples, mas aquele que apresente novas perspectivas sobre o mesmo assunto, inovando e trazendo mais facilidade de acesso, bem como, conquistando mais inscritos.

Adote medidas estratégicas

Adotar medidas estratégicas farão toda a diferença no resultado final de sua instituição educacional mediante os concorrentes.

Um CRM Inteligente pode ajudá-lo a lidar com isso, e aqui eu chamo a atenção para o Grow: ele proporciona a automatização de serviços, bem como permite que você consiga acompanhar as atividades de seu time comercial delegando funções que realmente farão a diferença dentro da sua instituição de ensino.

Além disso, o Grow também permite que você atue com foco na capacitação de alunos. Assim desenvolvendo medidas que tragam mais acessibilidade e meios de desenvolver um ensino de qualidade. Isso mediante as demandas de cada aluno individualmente e coletivamente.

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