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Você já conhece o sistema CRM? Sabe da importância dele para ter uma gestão comercial mais eficiente? E na área da educação, sabe como ele pode te ajudar?
O uso de bons sistemas é essencial em uma instituição de ensino na hora da captação de alunos. Um software pode atuar em diversos setores como, por exemplo, no marketing, administrativo, financeiro e, principalmente, no atendimento.
Ter um CRM educacional é importante para que a gestão de relacionamento com o seu aluno seja melhor. Como? Continue acompanhando o post e veja todas as vantagens que esse sistema tem a oferecer!
O que é um CRM?
A sigla significa Customer Relationship Manager, ou em sua melhor tradução, Gerenciador de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já diz, esse é um sistema que gerencia o relacionamento com o seu cliente. No caso das instituições de ensino, com os seus alunos.
O CRM armazena os dados de todos os alunos e, a partir de então, é possível manter um contato melhor e mais dinâmico com eles. Ele garante que nenhum tipo de informação seja perdido, ou seja, tudo que for feito em um contato será salvo no CRM.
Além disso, é possível fazer o cadastro de seus futuros alunos. Dessa maneira, é possível manter os seus leads atualizados e convertê-los em alunos reais com mais precisão.
Quais os motivos para ter um CRM educacional?
São diversos motivos para se ter um CRM educacional em sua instituição. Veja os principais:
1 – É uma ferramenta específica para a segmentação
O CRM educacional foi desenvolvido para ajudar as instituições de ensino a melhorarem sua gestão. Por isso, com ele você pode gerir de forma eficiente a jornada de matrícula dos alunos. Isso desde quando eles fazem o primeiro contato com a instituição até o momento que eles realmente se matriculam.
2 – Tem funções de captação e retenção de alunos
As funções do CRM educacional são importantes na hora de captar um aluno. Porém, não é somente para esse tipo de atividade que ele foi desenvolvido. O sistema também te ajuda na hora de reter o estudante!
Antes do call center entrar em contato para realizar a rematrícula de um aluno, é possível desenvolver campanhas para despertar esse interesse nele. Afinal, somente o contato telefônico pode ser desgastante e isso acaba comprometendo o relacionamento entre vocês.
Por isso, use e abuse das funções do CRM educacional para reter o aluno na instituição. Com uma boa ação, é possível fidelizá-lo.
3 – Ações de marketing centralizadas
Quando falamos de marketing, pensamos em diversas ações e campanhas. Quando isso é feito de forma online é bem mais fácil. Porém, deve ser de forma assertiva. O CRM educacional te ajuda a concentrar essas táticas em um só sistema.
Ou seja, disparos de e-mail marketing, posts para blogs e outras campanhas podem ser feitas pelo CRM. A ferramenta consegue gerir os seus leads para que eles se transformem em alunos da instituição.
4 – Facilidade na hora da matrícula
O mundo está virtual. Ou seja, tudo que pode ser feito de maneira online atrai e facilita o dia a dia das pessoas. Com o estudante não seria diferente.
Sendo assim, se a matrícula de uma faculdade ou qualquer instituição de ensino for feita online, bingo, é um ponto a mais! O CRM pode integrar o sistema de matrícula da sua instituição de uma maneira que ela fique online e bem funcional.
O sistema envia um formulário para os alunos e possíveis estudantes da sua instituição, possibilitando o cadastro. Um avanço e tanto!
Viu quantos motivos reais e importantes para ter um CRM educacional em sua escola?
O que é possível realizar dentro de um CRM educacional?
Além dos motivos citados acima, um bom CRM educacional te permite realizar diversas funções, sem gastar tanto tempo. Veja quais são elas:
- Cadastro dos dados dos alunos e possíveis estudantes da instituição;
- Indicação de cursos, aulas e outras atividades de interesse do aluno;
- Ver o momento do cliente para saber a sua jornada de compra;
- Registrar tudo o que foi acordado em cada contato realizado;
- Inscrever as pessoas interessadas em um evento específico;
- Administrar todos os processos seletivos;
- Realizar as matrículas de forma online;
- Inserir o formulário com os contatos da escola, para que o CRM gerencie de forma eficiente.
Alavancando a captação dos alunos pelo CRM Educacional
O CRM educacional mostra ao gestor de uma instituição o real motivo que uma pessoa procurou a escola. E também possibilita saber em qual jornada de compra esse possível aluno se encontra: de pesquisa, em fase de fechamento de negócio.
A ideia principal do CRM educacional é te mostrar qual o próximo passo a ser feito pela instituição. Ou seja, te orientar qual estratégia deve ser feita. Por exemplo, é hora de dar mais informações sobre um determinado curso, apresentar as vantagens de fazer aquela aula ou já enviar uma proposta para fechar negócio? Tudo isso é muito importante para que o seu cliente não se espante e saia correndo. A pressão é a pior forma de conseguir um aluno.
Com a estratégia certa, você consegue conquistar o seu aluno, ou possível estudante, para que ele veja que precisa da sua instituição!
Como você pode perceber, o CRM educacional te dá uma base sólida para trabalhar com os alunos atuais da instituição e seus possíveis estudantes. Por meio dessa ferramenta, você conhece melhor o seu público alvo e consegue gerenciar melhor todas as questões que envolvem a vida dele em sua escola.
Não importa qual a sua necessidade, o CRM educacional vai conseguir te auxiliar! Afinal, ele é propício para ser usado em diversas funções e departamentos.
Seja para criar novos cursos, captar alunos, reter, disparar campanhas de marketing ou armazenar dados, o CRM educacional é uma ferramenta completa. Além disso, ele foi desenvolvido justamente para esse mercado, para que todas as instituições se tornem mais assertivas e consigam gerenciar melhor os seus negócios.
Gostou das possibilidades do CRM educacional?
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