Explore as mídias digitais na sua estratégia de marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que sua instituição de ensino pode atrair, captar e reter alunos por meio das redes sociais? Sim, é possível!

A necessidade que o ser humano tem de compartilhar suas vivências e emoções foi potencializada com o surgimento das redes sociais e esse mesmo motivo é o que leva a criação frequente de novas redes sociais.

Continue acompanhando o texto e descubra como explorar as redes sociais na estratégia de marketing da sua instituição de ensino!

 

Planeje e defina a estratégia

É preciso definir o motivo para que a sua instituição deve estar nas redes sociais. Reúna sua equipe e liste os objetivos.

Verifique também como a sua instituição é vista pelos alunos, quais comentários são feitos sobre ela, críticas e recomendações dadas. Analise como as instituições de ensino concorrentes estão utilizando suas redes sociais e examine o engajamento gerado.

Depois de todo esse planejamento, é a hora de definir a estratégia de marketing. Para isso, é preciso ter a resposta para as seguintes perguntas:

  • A instituição estará em qual (is) rede (s) social (is)?
  • Qual o público específico? É importante saber suas características, dúvidas, idade e a imagem que ele tem de uma instituição de ensino ideal.
  • Como será a divisão do conteúdo para os alunos matriculados e os candidatos à entrada na instituição?
  • Qual linguagem será utilizada?
  • Qual a quantidade diária de publicações?
  • Quais serão os objetivos das publicações?

Com a estratégia de marketing definida e a caracterização dos estudantes que procurarão sua instituição, fica mais fácil saber qual rede social deverá ser priorizada. Os resultados podem indicar várias redes sociais, algumas delas são: facebook, instagram, periscope, snapchat, twitter, whatsapp e outras.

Uma dica: não crie perfis em várias redes sociais ao mesmo tempo e sem planejamento.

Agora mostraremos a você como a sua instituição pode utilizar algumas dessas redes sociais.

Facebook

Considerado a rede social mais popular do mundo, o Facebook também é a rede mais utilizada no Brasil. Essa preferência dos brasileiros por essa rede já é uma informação bem preciosa que a sua instituição precisa saber, a maioria dos brasileiros está no Facebook e a sua instituição também deve estar lá.

Se a sua instituição descobriu que os alunos, pais e possíveis alunos estão no Facebook, invista nessa rede social, pois ela incentiva a interação. Os alunos querem mostrar suas opiniões e os lugares que frequentam e estudam. Então, produza conteúdo solicitando a participação dos alunos, pedindo para que eles marquem algum amigo ou para criar legendas em imagens.

Confira nesta lista outras recomendações para o bom uso do Facebook:

  • Insira todas as informações nos campos de preenchimento;
  • Humanize o relacionamento, ou seja, não crie respostas personalizadas. Converse de maneira individualizada com cada aluno que comenta uma publicação ou envia mensagens. Aproveite para utilizar os emojis, eles tornam o aspecto da interação mais descontraído. Contudo, utilize-os com moderação!;
  • Incentive o público a realizar uma ação. Pode ser comentar, curtir, compartilhar, acessar um artigo no blog, etc;
  • Incentive a interação e, principalmente, sempre responda aos comentários dos alunos;
  • Diversifique os horários das publicações. Os alunos utilizam o Facebook em momentos diferentes, por isso é importante variar os horários das publicações. Mas fique atento para não exagerar na publicação de conteúdo;
  • Crie diversos formatos de conteúdo. Publique vídeos, textos, imagens ou faça a divulgação de um e-book. O conteúdo pode ser apresentado de diferentes maneiras, diversifique o seu e veja qual deles agrada mais aos acompanhantes do seu perfil;
  • Publique imagens com pouco textos para ter mais chances de compartilhamento.
Instagram

O Instagram é outra rede social que cresce diariamente no Brasil, os jovens representam a maior parte dos usuários. Sabendo disso, várias empresas já possuem perfil nessa rede social, conquistando e aumentando seus seguidores.

Para ter sucesso no Instagram, é necessário publicar imagens que gerem no público uma sensação de familiaridade com a instituição.

Confira agora algumas recomendações para o uso do Instagram:

  • Publique imagens dos bastidores da sua instituição de ensino;
  • Publique imagens das pessoas que trabalham na instituição ou dos seus alunos, e aproveite para contar uma rápida história da pessoa na legenda;
  • Promova concursos de imagens;
  • Publique uma imagem de algum lugar da instituição e peça aos alunos para dizerem de qual lugar se trata;
  • Crie hashtags específicas para a sua instituição;
  • Compartilhe fotografias dos alunos que possuem a hashtag da instituição;
  • Mostre a instituição para quem ainda não é aluno.

Com essas informações sobre as redes sociais, a sua instituição de ensino já pode começar o planejamento de marketing digital, descobrir o que os alunos querem encontrar e oferecer exatamente isso, por meio das redes sociais e em vários formatos de conteúdo.

A sua instituição de ensino utiliza alguma rede social em sua estratégia de marketing? Deixe sua resposta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *