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Conquistar muitos alunos e aumentar os seus lucros são alguns dos objetivos de toda instituição de ensino. Porém, para realizar tais objetivos é necessário manter um bom relacionamento com o aluno após a matrícula, mantendo assim a preferência dele pela sua instituição de ensino.
Qual a disparidade entre o investimento da sua instituição de ensino nos processos de captação e retenção de alunos? Provavelmente o valor reservado para a captação é maior do que o valor destinado à retenção de alunos.
Mas por que isso acontece? Pelo fato de as instituições de ensino terem o conhecimento errôneo de que captar é mais importante do que reter.
Pelo contrário, os investimentos em captação e retenção não podem ser assim tão díspares. Quem fez sua matrícula na instituição e passou ao status de aluno deve, sim, receber a mesma atenção de quando era apenas um candidato.
A matrícula não representa o fim de uma venda ou de um relacionamento. Veja bem, o candidato pode se matricular, mas cancelar sua matricula após uma péssima experiência dentro da instituição. Por isso, ressaltamos a importância de cativar o aluno.
Com a leitura deste texto, você vai aprender o que fazer para manter o relacionamento com seu aluno após a matricula.
Conheça o aluno
É fundamental que a instituição de ensino saiba que são os seus alunos, e não adianta apenas saber os seus nomes, o conhecimento deve ir muito além disso.
O aluno, como qualquer pessoa, possui dúvidas, sonhos, dificuldades, uma rotina familiar que pode influenciar o seu rendimento estudantil ou características preponderantes que influenciarão o seu comportamento dentro da instituição de ensino.
Dessa maneira, para que uma estratégia de marketing educacional seja exitosa é fundamental saber o perfil dos alunos que nela ingressam.
Uma forma de conhecer o aluno é criar uma persona para a sua instituição de ensino, ou seja, traçar o perfil do seu aluno ideal.
Quando a instituição de ensino sabe o perfil dos alunos que estão matriculados, torna-se mais fácil manter um relacionamento com eles. Confira como construir a persona da sua instituição de ensino.
Como criar e manter um relacionamento com o aluno matriculado?
Oferecer um ensino de qualidade, ter uma boa infraestrutura e uma equipe capacitada já são requisitos obrigatórios para qualquer instituição de ensino.
O relacionamento pós-matrícula, seja ele presencial, dentro dos ambientes da instituição ou por meio das redes sociais, blog, site ou sms devem preservar o aluno próximo da instituição, ao mesmo tempo que comprove constantemente ao aluno que a sua instituição é a melhor e que ele fez uma grande escolha. O aluno precisa estar constantemente satisfeito! Então, repense agora mesmo sobre a experiência que a sua instituição de ensino tem proporcionado aos alunos.
Educando o aluno
Depois da matricula, o candidato, que passa a ser aluno, ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da instituição, o curso escolhido ou seu futuro profissional.
Com essa consciência, a instituição deve começar o processo de educação do aluno, por meio de conteúdo útil às suas necessidades.
A fidelização do aluno não acontece de uma vez só, ela é um processo que deve ser nutrido permanentemente. A confiança é construída por meio de um relacionamento contínuo. O mau atendimento a um aluno pode gerar uma insatisfação, e um aluno descontente tem o poder de convencer um candidato a não ingressar em uma instituição de ensino.
Por isso, invista na preparação de toda a sua equipe para o aumento da qualidade do relacionamento com os alunos.
O aluno precisa se sentir bem acolhido pela instituição, a ponto de ser um divulgador gratuito dela. Como fazer isso? Continue a leitura e confira as nossas recomendações!
O conteúdo tem poder
O bom uso das estratégias de marketing de conteúdo é um dos segredos de um relacionamento que gera a confiança do aluno.
A instituição de ensino precisa ter as respostas para as dúvidas dos alunos. Dessa maneira, a produção de conteúdo que esclareça questões sobre:
- Início das aulas;
- Carga horária do curso;
- Conteúdo programático;
- Duração do curso;
- Apresentação dos professores;
- Informações sobre a área na qual o curso está inserido. Por exemplo, se a sua instituição oferta cursos de pós-graduação, um artigo essencial no blog precisa conter detalhes da importância de uma pós-graduação para o sucesso profissional;
- Artigos sobre futuro acadêmico ou profissional;
- Dicas de estudo;
- Depoimentos de antigos alunos.
O atendimento virtual
Cada vez mais, os alunos recorrem às redes sociais das instituições de ensino para o esclarecimento de dúvidas, seja por mensagens privadas ou por meio de comentários nas publicações.
Uma recomendação importante é a humanização do contato, ou seja, chamar o aluno pelo nome nas mensagens e atendê-lo de acordo com as suas necessidades. A instituição de ensino deve transparecer que não está interessada apenas em uma venda.
A equipe que atualiza e monitora as redes sociais da sua instituição de ensino deve trabalhar em conjunto com todos os setores da instituição, pois as dúvidas sempre têm origens diferentes.
Além do trabalho conjunto, cabe à equipe das redes sociais, a rapidez no atendimento, sempre com uma linguagem adequada ao público específico da instituição. Se a instituição de ensino tiver somente alunos adolescentes, por exemplo, uma linguagem bastante formal não é a mais indicada.
Manter a satisfação do aluno, deixando-o informado e preparado para o seu futuro acadêmico ou profissional com conteúdos relevantes e um relacionamento que o acolha são fatores que transformam o marketing educacional de uma instituição de ensino.
Deixe seu comentário dizendo como a sua instituição de ensino se relaciona com seus alunos matriculados.