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A captação de alunos é um elemento de extrema importância para uma instituição. No entanto, nem sempre é algo simples de ser feito e requer algumas ferramentas e táticas para que se obtenha sucesso nessa caminhada. Nesse sentido, um chat pode ser uma boa ferramenta de contato com novos alunos.
Além de ser uma ótima alternativa de conversa, também é um meio rápido e eficaz do aluno tirar as suas dúvidas e saber mais sobre a instituição. O modelo tem sido adotado por instituições educacionais de sucesso em todo Brasil e deve ser a próxima ferramenta que você precisa ter.
Entenda um pouco mais sobre porque você deve ter um chat no site de sua instituição educacional para fazer contato com novos alunos.
1 – Aumento da taxa de conversão
Uma das principais métricas online que são utilizadas tanto por instituições educacionais como por outros negócios, é a taxa de conversão. Nesse sentido, um chat facilitará acesso à informações como:
- Número de alunos que estão realizando a matrícula na instituição de ensino;
- Impressões de interesse dos alunos;
- Otimização de todos os recursos disponíveis no seu site;
- Potencialização de investimentos.
Mas como um chat, que pode parecer uma ferramenta muito simples consegue aumentar a taxa de conversão?
A resposta é mais simples ainda: é porque ele humaniza o atendimento.
Estudos indicam que os consumidores acreditam que o chat é a forma mais satisfatória de comunicação com uma instituição.
Portanto, só esse motivo seria suficiente para colocar um chat no site de sua instituição educacional. No entanto, existem outros motivos que podem reforçar ainda mais essa ideia.
2 – Melhoria da retenção de visitantes
Alunos entram e saem dos sites das instituições, e isso acontece porque eles podem não ter o estímulo certo.
Além disso, não é possível colocar todas as informações de sua instituição no seu site, o que por si só faz com que muitos deles busquem por outras alternativas.
O melhor então a se fazer para manter contato com novos alunos é um chat. Isso porque ele é uma forma simples, bastante objetiva e direta para que os alunos possam entrar em contato com um funcionário da instituição.
Assim, eles passam a ficar mais tempo no site e com isso, aumentam-se as chances dele fazer uma matrícula.
3- Captura de leads mais qualificados para o seu segmento
Pense bem, em qual instituição você ficaria: naquela que oferece uma conversa profunda e sincera, ou naquela que oferece apenas uma pequena explicação do que ela é?
Certamente, você optaria pela primeira alternativa. E é dessa forma que os alunos também pensam.
E o motivo é simples, eles entenderão muito mais sobre o que sua instituição tem a oferecer. Assim, eles podem chegar à uma conclusão muito mais rápida se devem ou não realizar sua matrícula.
4- Aumenta a satisfação dos alunos
No primeiro contato com alunos novos, é preciso que eles fiquem satisfeitos, pois caso contrário, partirão para outras instituições.
Mas é claro que você não quer que isso aconteça, então o melhor a se fazer é tomar uma medida rápida.
E quer uma medida mais rápida do que fazer contato rápido através do chat. Dessa forma, os potenciais alunos poderão fazer reclamações, dar sugestões e ouvir um feedback em tempo real.
5- É possível recuperar matrículas canceladas
O cancelamento das matrículas é um problema que todas as instituições enfrentam. No entanto, ele pode ser sanado com as ações certas. Nesse sentido, indicamos o chat como uma solução concentra.
Geralmente, alunos que cancelam suas matrículas voltam a visitar o site da instituição vez ou outra. Essa então é uma oportunidade que não se pode deixar passar.
Através de um bom trabalho de chat, é possível fazer com que esse aluno seja convencido de que a sua instituição é a melhor escolha.
Escolha um bom aplicativo para estabelecer contato com novos alunos
Jivochat é um aplicativo que recebe mensagens de chat, e-mails e ligações em um lugar só. Com ele, a sua instituição educacional certamente aumentará o número de matrículas de alunos nos próximos semestres.