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Saiba de uma vez por todas como recrutar um time de captação. Em se tratando de captação de alunos, esse é um assunto que requer muitos cuidados. Isso porque é preciso que você tenha um time de captação bem constituído. Somente assim a sua instituição pode ter sucesso na operação.
No entanto, montar um time perfeito de captação não é algo muito simples. Isso levando em consideração que é preciso escolher os profissionais corretos para cada área.
Nesse artigo, vamos ajudá-lo a entender quais profissionais que é preciso contratar para que se possa obter um time de captação vencedor.
Veja como recrutar um time de captação
1 – Time de captação: Realize um planejamento
O planejamento é uma ferramenta útil em qualquer tipo de ação. Isso vale tanto para o meio profissional, quanto no pessoal.
Nesse sentido, ele se torna também uma ferramenta útil para a contratação de um bom time de captação.
Contudo nem todas as pessoas tem a experiência adequada para a realização de um planejamento. Portanto se você é uma delas entenda quais são as ações que devem ser tomadas para que você tenha um time de captação de sucesso.
2- Contrate um diretor de captação
A contratação de um diretor de captação deve ser a primeira coisa que deve constar no seu planejamento. É através deste profissional que o seu time terá acesso à informações estratégicas sobre o mercado educacional.
Nesse sentido, em uma análise intrínseca dos candidatos, é importante que você dê atenção à pessoas que saiba lidar com dados e consigam enxergar todas as opções disponíveis para o mercado.
Ele também precisa entender sobre as etapas que envolvem o processo de atração de candidatos até a fase final que se trata da consolidação da matrícula.
Outro fator que deve ser avaliado no momento da entrevista é se ele compreende cada praça da captação que envolve três conceitos distintos mas que estão ligados entre si: marketing, atendimento e finanças.
3- Avalie a possibilidade de ter uma analista de Marketing em seu time
O Marketing é um tema importante quando se trata de captação de alunos e deve ser levado muito à sério.
Sendo assim, a contratação de um analista de Marketing se torna um elemento imprescindível para o sucesso do seu time.
Isso porque o analista de marketing é capaz de entender todos os quesitos fundamentais para o desenvolvimento de uma boa estratégia. Além disso, é ele quem saberá trabalhar os conceitos de Marketing Educacional focado na captação de alunos.
Para tanto, avalie as capacidades de cada candidato de tratar do público alvo de maneira eficiente assim como se ele sabe realizar os seguintes procedimentos de Marketing de Funil:
- Conteúdos de topo;
- Conteúdos de meio;
- Fundo de funil.
Você também precisa compreender se esse candidato é capaz de desenvolver e posicionar a sua instituição educacional dentro do Marketingplace.
4- Tenha um diretor financeiro
A base dos negócios são as finanças. Sendo assim, ter um diretor financeiro dentro do seu time de captação também é algo muito importante.
Para tanto, no momento das entrevistas, avalie a capacidade do candidato em realizar estudos sobre métricas. Assim como dados numéricos e comparações que são importantes para a efetividade do investimento.
Além disso, o profissional tem que ser capaz de realizar um planejamento prévio. Este planejamento deve envolver a definição de metas envolvendo procedimentos para a análise de captação.
5- A equipe de atendimento
A equipe de atendimento é aquela que terá o primeiro contato com o candidato. Por isso, deve ser formulada de maneira qualificada. Afinal é ela quem tem a tarefa de conquistar o aluno.
Para tanto, você deverá contratar profissionais que sejam capazes de proporcionar uma experiência diferenciada aos alunos. Sempre dando-lhes orientação e suporte até o momento da realização da matrícula.
Você deverá então optar por profissionais que sejam capazes de realizar vendas ao mesmo tempo que consigam encantar os candidatos. Mostrando-lhes opções que possam de fato, satisfazer as suas necessidades.
A equipe deve ser bastante entrosada e ter acesso às mesmas informações para que sejam capazes de falar a mesma língua e assim, conseguirem responder a todas as dúvidas do aluno.
Além disso, é preciso contratar pessoas com inteligência emocional elevada, que consigam lidar com a pressão da captação assim como, desenvolverem seus papéis de um jeito leve e focado.
Tais requisitos são importantes para que você não tenha problemas futuros a respeito da colaboração entre os indivíduos de sua equipe.
6- Avalie-se para a recrutar
Antes de começar o processo de recrutamento de profissionais para a sua equipe de captação é importante avaliar se você sabe exatamente o que precisa para ter profissionais capacitados em sua equipe.
Desse modo, entenda o que você precisa de cada profissional para que assim, você consiga analisar currículos e conquistar profissionais que farão a diferença em sua instituição de ensino.
Não é um trabalho fácil, levando em consideração todos os detalhes que devem ser observados, no entanto, ele será satisfatório se for realizado de forma qualificada.
7- Formule o processo de contratação do planejamento até a última contratação
Você já entendeu que o processo de contratação se desenvolve primeiramente através do planejamento de quem contratar para a sua equipe, sendo que cada profissional tem um papel muito importante dentro de sua instituição de ensino.
Sendo assim, para que você obtenha sucesso nessa jornada e obtenha mais alunos a cada semestre será preciso que:
- Anote todas as qualidades que você espera de cada um dos profissionais de sua equipe.
- Desenvolva de forma clara e objetiva as funções que cada um deve desempenhar para que consiga fazer uma entrevista produtiva.
- Ressalte a importância de cada profissional para o grupo.
- Frise a importância de um atendimento bem trabalhado levando em consideração de que é através dele que a sua instituição de ensino conseguirá melhores resultados.
Dessa forma, você estará preparado para recrutar os melhores profissionais para a sua equipe de captação de modo que eles consigam se entrosar e trazer bons resultados em pouco tempo de atuação.
Não se esqueça de que o sucesso de sua equipe de captação depende única e exclusivamente da sua escolha na hora de contratar os membros da equipe.