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Um dos maiores problemas que as instituições de ensino superior enfrentam é a dificuldade de falar com o aluno EAD. Definir o seu perfil e como ele chega até a instituição de ensino é difícil. Afinal temos que levar em conta que ele precisa de conhecimento, mas tem pouquíssimo tempo.
Por isso, existem algumas perguntas fundamentais que precisam ser feitas na hora de montar a grade EAD:
- Qual o perfil do aluno de EAD e como atraí-lo?
- O que um aluno espera de um curso de EAD?
Neste artigo, discutiremos a respeito do futuro aluno de EAD. Nós sabemos que o ensino a distância tem se popularizado a cada dia mais. No entanto, a sua reputação nem sempre é muito popular.
Acontece que essa modalidade de ensino foi feita para um tipo bastante específico de estudante. Assim sendo, não parece algo muito atrativo para quem prefere um estilo mais convencional de fazer faculdade. Além disso, nem todas as vagas do mercado de trabalho estão procurando um aluno de EAD para empregar.
Claro que cada região tem a sua realidade. Contudo nos baseamos em uma situação geral dentro do Brasil.
Nesse contexto, como fazer um curso à distância se destacar diante de um público tão amplo de estudantes? Além disso, seria possível fazer o curso se destacar em termos de formação de bons profissionais para o mercado de trabalho? Confira essas e outras informações sobre como atrair um aluno de EAD mais abaixo!
A má reputação dos cursos de EAD tem fundamento?
Entenda a controvérsia que envolve o ensino à distância e como dribla-la.
Como mencionamos mais acima, existe uma controvérsia no que diz respeito ao ensino EAD. Acontece que no Brasil e no mundo é muito comum ranquear as instituições de ensino levando em consideração alguns critérios mais rígidos que não consideram tanto a realidade do aluno EAD.
Nesse contexto, tomemos por exemplo um famoso ranking de universidades brasileiras, que é o RUF (ranking da Folha). Os critérios utilizados para avaliar cada curso para essa instituição são:
● inserção dos alunos no mercado de trabalho;
● pesquisa;
● internacionalização;
● qualidade de ensino;
● Inovação.
Esses são bons índices. Para as faculdades tradicionais brasileiras, eles não são nenhum problema. Por essa razão é que essas instituições ocupam as mais altas posições no ranking.
No entanto, isso representa ao mesmo tempo um problema para as instituições que propõem o ensino à distância. Se você tomar a decisão de procurar quais são as melhores, muito provavelmente as encontrará na seção que fica mais ao fim da lista.
Nesse contexto, um aluno EAD, quando se matricula, sabe que a sua faculdade não tem uma reputação legal. Na verdade, é comum vê-los ridicularizando as instituições. No entanto, quando se pergunta ao aluno o porquê de ele estar fazendo o curso, ele consegue enumerar algumas razões.
Razões para que um estudantes escolha ser um aluno EAD
Em muitas ocasiões, uma pessoa que escolhe fazer um curso à distância o faz porque precisa trabalhar. Há quem tenha a situação mais agravada ainda: trabalha e tem família para cuidar também. Nesse contexto, como arranjar tempo em um dia de 24 horas para fazer uma faculdade?
As instituições EAD fornecem uma resposta simples para essa pergunta: fazendo a sua faculdade no conforto de sua casa. Nesse contexto, faz sentido para um aluno EAD abrir mão de critérios como os que mencionamos mais acima para que obter um diploma seja possível.
No entanto, não se observa o mesmo problema com relação a certos cursos presenciais?
Sim. Nem todos os cursos presenciais respondem tão bem aos critérios elencados mais acima. Há questões organizacionais de cursos ruins que fazem com que sua pontuação nesse tipo de ranking seja baixíssima também.
Assim sendo, precisamos considerar que não necessariamente seja o fato de o curso ser feito à distância que abaixe a sua qualidade. Não precisa ser. A Universidade de São Paulo, por exemplo, ocupa a primeira posição do ranking e conta com muitas disciplinas à distância.
Assim sendo, esse fato revela que instituições muito sérias levam o método EAD a sério e estão aderindo a ele. No entanto, instituições com cursos integralmente ministrados à distância não desfrutam do mesmo prestígio. Como mudar isso?
Como atrair alunos para um curso de EAD
A partir dos erros dos cursos ruins, apresente um curso bom
Diante de tudo o que vimos mais acima, fica óbvio o que é necessário para atrair um aluno para um ensino à distância. Em primeiro lugar, é importante manter aquilo que a princípio atrai mais um aluno EAD: um ensino dinâmico e à distância.
No entanto, para atrair (ou seja, se destacar entre os demais) um estudante, é preciso oferecer um serviço muito mais atraente do que o básico. Nesse contexto, elementos que cumprem esse papel podem ser:
● uma plataforma dinâmica e eficiente que facilitem o aprendizado do aluno e o contato com professores e monitores;
● um estímulo a participação dos alunos em projetos de iniciação científica e inovação;
● contratação de um corpo docente com qualificação de excelência;
● fornecer auxílio para que os alunos sejam colocados no mercado de trabalho.
Comentários finais
Sabemos o quanto investir nessas ações que citamos acima pode ser difícil. Além de requerer um esforço muito grande no sentido financeiro, também envolve uma série de outros fatores. No entanto, essa é a maneira mais simples de se destacar.
Por isso é preciso sempre levar em consideração quais são as reais necessidades e possibilidades que o aluno que estuda a distância precisa. Depois de analisar este quadro é hora de montar o curso EAD com base nas necessidades do seu aluno.
Tornar as mensalidade do aluno de EAD mais baratas pode atrair mais pessoas. Contudo, isso não é o suficiente para destacar uma instituição nem para seus próprios alunos e nem em nível nacional. Assim sendo, é importante investir nas medidas que trazem a maior quantidade de benefícios.
Eaí, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o aluno EAD? quer deixar alguma dica ou sugestão? Então deixa aqui nos comentários que vamos te ajudar.