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Estudantes sabem que precisam investir no curso superior para aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho, ocupando cargos de acordo com as suas áreas de interesse. Por isso, traçar uma estratégia de marketing eficiente para atrair a atenção de novos alunos e manter os que você já conquistou.
No entanto, existem alguns pontos que você deve levar em conta para construir essa relação com seus futuros clientes. Neste artigo, desenhamos um passo a passo para implantar a estratégia de marketing para a sua faculdade.
1.Comece pela matriz FOFA
Identifique quais são as suas Forças que fazem com que a universidade seja reconhecida, as Oportunidades é expandir a visão para o cenário externo da instituição. As Fraquezas são os pontos internos que requerem melhorias e as Ameaças consiste em identificar o que pode prejudicar sua faculdade.
Essas informações são essenciais para entender como os fatores internos e externos influenciam a rotina, facilitando ou prejudicando o cumprimento das suas metas. Com a FOFA você será capaz de resolver problemas específicos ou planejar estratégias de marketing para serem aplicadas.
E neste caso, conheças as possibilidades que o universo virtual oferece e escolha as ferramentas para traçar o seu plano.
2.CRM
Invista em uma ferramenta de Customer Relationship Management, o CRM, para fazer a Gestão de Relacionamento com o Cliente e organizar cadastros com informações importantes sobre clientes. Além é claro, de registrar interações e outras ações de marketing que ajudam a captar alunos.
Aqui nós indicamos o Grow – Nosso CRM Inteligente que automatiza seu processo de captação de alunos.
3.Crie um banco de dados
Use dados e evidências para criar um banco de informações. Assim, você vai ter conteúdo para a tomada de decisões e apresentar relatórios de desempenhos (internos) ou para construir a campanha de marketing da faculdade.
Outra vantagem em manter um banco de dados é reunir informações sobre o cenário geral assim, você conseguirá entender o que faz os alunos se matricularem nos concorrentes.
4.Seletividade
Quando a escola já tem a reputação construída e consolidada naturalmente, ela atrai o interesse dos alunos. Então, investir em um processo seletivo mais intenso torna a sua faculdade mais procurada.
5.Infraestrutura
Alunos procuram conteúdo, bons professores e claro, infraestrutura portanto, invista em espaços que atendam às necessidades deles. Planeje reformas para renovar ambientes, adquira equipamentos modernos e projete ambientes para alunos interagirem.
6.Embaixadores
Uma estratégia de marketing eficiente é investir em embaixadores da marca, que são pessoas que realmente abraçam o propósito da empresa. Portanto, invista em alunos embaixadores para atrair novas matriculas.
Estes alunos divulgam as ações da faculdade nas redes sociais e também atuam como porta-vozes da instituição de ensino. Sabendo que as decisões são tomadas por influência de terceiros, investir em alunos embaixadores é uma aposta interessante.
7.Interações mais próximas
Em alguns casos específicos, invista em abordagens mais humanizadas. Seja por um telefonema ou uma carta direcionada para os acadêmicos, ou pais deles, que estão indecisos pela universidade.
Converse com o coordenador do curso ou um professor que desenvolve um projeto de pesquisa interessante e que o aluno pode participar e proponha esse contato. Essa interação pessoal aproxima e impressiona o novo acadêmico.
8.Brindes
Pense em montar kits interessantes para o seu público, com brindes que irão marcar o começo da vida acadêmica. E quem sabe, fazer com este aluno se torne um embaixador da sua instituição.
9.Parcerias
Pense em empresas ou instituições no exterior que tenham o mesmo propósito que a sua faculdade. Agora expanda sua visão, planejando propostas de parcerias para atrair seus novos alunos.
Você pode abrir um curso extensivo na modalidade EAD para complementar o currículo acadêmico, ou então, oferecer descontos em estabelecimentos como livrarias.
Vale até investir em conforto e comodidade fazendo parcerias para descontos em restaurantes próximos da universidade e assim, faz com que alunos fiquem mais próximo do campus. As possibilidades são infinitas, conheça as necessidades do seu público e pense nas parcerias.
10.Invista em sites responsivo
Atualmente é muito comum realizarmos muitas operações no smartphone por questões de agilidade. Sendo assim, ao criar o site da sua faculdade invista no modelo responsivo.
Isto quer dizer que ele pode ser acessado de celulares ou tablets. Este cuidado garante mais assertividade na sua estratégia de marketing. Outra ação que rende bastante resultado é investir em aplicativos para celulares.
Pense em desenvolver este produto permitindo que pais e alunos explorem os corredores da faculdade, conte história sobre a universidade se houver ou sobre a construção de espaços.
Vamos dizer, se a sua instituição possuir uma área verde permita que o visitante virtual passeie pelo ambiente e fale sobre espécies de plantas que estão nesta área. Isto pode ser o chamariz para alunos que tenham interesse em botânica, por exemplo.
11.Acompanhe as redes
E pegue carona com os memes ou virais que surgirem para promover o engajamento entre alunos e faculdade. Mas atenção, avalie se o viral ou meme estão alinhados com a sua instituição para se assegurar que os resultados da estratégia de marketing aplicada sejam realmente positivos.
Ainda sobre o ambiente redes sociais, incentive seus alunos a registrarem e compartilharem a cultura acadêmica da sua faculdade.
Mostrar a rotina de estudos e o que a universidade oferece para os estudantes ajuda a movimentar as suas redes e a criar uma boa reputação. Para que a ação seja mais efetiva, sugira tags da escola para serem usadas.
12.Dê voz aos seus alunos
Crie um blog para que alunos interessados possam escrever sobre a rotina acadêmica, compartilhando experiências, propondo debates sobre assuntos ou simplesmente divulgando o calendário de atividades extracurriculares.
A estratégia de marketing pode começar com alunos embaixadores ou aqueles que participarem de eventos como palestras e congressos relatando sobre essa troca de conhecimento. E inclusive, divulgar ações culturais destinadas a comunidade.
O blog é uma aposta acessível e que pode ser feito dentro do site da instituição. Mas, caso você tenha interesse em dar um up neste espaço, proponha criar espaços audiovisuais tão característico das novas gerações. Defina um cronograma para manter os conteúdos produzidos atualizados.
Ainda sobre dar voz aos alunos, desenvolva webinars para trocar informações sobre o mercado com especialistas da área. Destaque os profissionais que foram ex-alunos da faculdade. Isto traz credibilidade e fortalece a sua reputação.