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Se você pensou que o marketing educacional é a aplicação dos esforços de marketing em instituições de ensino, começou bem! Esse conceito se refere à utilização de pesquisas, planejamento, monitoramento e estratégias de marketing para uma instituição de ensino ter mais alunos.
Esses tipos de ações são importantes para faculdades, escolas, cursos de idiomas e outras instituições de ensino se destacarem no mercado que atuam. Que por sinal, está muito concorrido.
Por meio do marketing educacional, as instituições de ensino podem promover seus cursos, liberar conteúdos importantes, mostrar sua infraestrutura. Além de mostrar outros valores positivos para atrair os alunos. Conheça o Gerador de Matrículas e alavanque o marketing da sua instituição.
Conheça o guia prático de marketing educacional para captar mais alunos pelo Gerador de Matrículas
Quer potencializar a captação de alunos da sua escola, faculdade ou curso de idiomas? O Gerador de Matrículas vai ajudar a alavancar o marketing educacional da sua instituição.
O site vai auxiliar o seu marketing educacional na hora de automatizar as suas matrículas. Além disso, o Gerador de Matrículas foi feito para acabar com a sua concorrência, facilitar o acompanhamento da captação, formar turmas e ver o retorno das suas campanhas.
Por meio do Gerador de Matrículas, você vai conseguir acompanhar de perto as suas estratégias de marketing educacional. Com ele você pode:
- Ter o controle sobre o seu fluxo de inscrição;
- Saber quais são os cursos mais procurados;
- Gerenciar sua equipe de vendas de maneira efetiva;
- Entender as principais dúvidas dos seus alunos;
- Enviar e-mails e SMS automáticos de acordo com o perfil dos seus candidatos;
- Se relacionar com seus alunos nos momentos certos.
Como segmentar o público certo pelo marketing educacional
As estratégias de marketing educacional geral resultados positivos quando começam a ter definido o perfil do seu público. Se o interesse do seu público alvo é correspondido, há grandes chances do seu negócio dar certo!
Dessa maneira, você vai melhorar a sua formação de leads, matrículas e retenção de alunos. Veja quatro dicas importantes para fazer uma segmentação de público perfeita:
- Entenda quem realmente é o seu público. Afinal, é para alunos do ensino fundamental e médio que deseja usar o marketing educacional? Para universitários? Ou pessoas procurando cursos profissionalizantes. Os perfis são diferentes;
- Considere as limitações geográficas. Se a sua instituição de ensino não é somente online, é importante fazer um marketing educacional para as pessoas da região certa;
- Leve em consideração as suas ofertas, é preciso ver qual a real necessidade do seu público e usar as estratégias de marketing educacional Afinal, o universitário tem interesses diferentes de quem procura um aperfeiçoamento de inglês;
- Crie personas para ajudar no planejamento de marketing educacional da sua instituição.
Erros do marketing educacional que prejudicam a sua instituição
O marketing educacional pode ser para alavancar uma instituição ou ajudá-la a se reposicionar no mercado. Por meio de conquista de novos alunos e reconquista dos antigos.
No entanto, existem erros no marketing educacional que passam desapercebidos. Veja quais são:
- Ficar muito tempo sem atualizar as redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais se tornou o principal meio de comunicação das empresas. Seja ela de ensino ou não. A maioria das pessoas está conectada quase que 24 horas por dia e a sua principal fonte de informação é a rede social.
Por isso, ficar sem atualizar as redes sociais da sua instituição de ensino pode ser um ponto bastante negativo.
- Não mensurar os resultados
Toda estratégia de marketing educacional gera resultados. Ficar sem mensurar ele é algo desfavorável para a sua ação. Mensurar os resultados das suas redes sociais é primordial para saber se a sua ação está no caminho certo.
- Não definir sua persona
Fazer uma ação de marketing educacional para um público aleatório é um tiro no pé. Ter a noção do seu cliente ideal facilita na hora de montar as devidas estratégias de atração e conversão de leads.
Afinal, o público de cada curso é diferente um do outro e você precisa ter as estratégias certas para atrair cada um deles.
- Não tem um blog
Sabia que um blog é uma ferramenta de marketing educacional muito importante? Por ele, a sua instituição de ensino vai munir o aluno com informações relevantes para a sua vida acadêmica.
Dessa maneira você vai conseguir despertar o interesse do aluno para a sua instituição. E não somente do aluno, mas dos futuros alunos também.
Garanta a fidelização dos seus alunos com o marketing educacional
Assim como o processo de captação de alunos no marketing educacional é importante, a etapa de fidelização também é. Afinal, a matrícula não é o fim do processo. Ao contrário, ela é o início de uma nova jornada de relacionamento.
Uma vez matriculados em sua instituição, os alunos precisam conhecer mais sobre o local. E experiências negativas podem ser algo ruim em seu processo de fidelização no marketing educacional.
Por isso, é importante que nessa etapa a sua instituição esteja apta a proporcionar ao aluno experiências positivas. Mas, como fazer isso? Veja abaixo algumas estratégias de marketing educacional e que irão ajudar a sua instituição a levar bons momentos aos alunos:
- Demonstre interesse pelo aluno;
- Invista na capacitação e motive os professores a serem cada dia melhores;
- Dê ao aluno a possibilidade de realizar mais cursos na instituição;
- Faça, periodicamente, uma análise de satisfação com o aluno;
- Analise como as aulas estão sendo ministradas;
- Humanize os relacionamentos entre aluno e instituição;
- Seja rápido em processos burocráticos;
- Esteja sempre disponível para ajudar o aluno em qualquer situação.
O encantamento é uma das etapas mais importantes dentro do marketing educacional. Aliás, em qualquer tipo de estratégia. Se o seu cliente, no caso, aluno, não estiver satisfeito, como irá fidelizá-lo?
Por isso, é importante que a sua instituição de ensino esteja sempre presente na vida do aluno. Afinal, quanto mais especial ele se sentir, mais fácil será para ele tornar-se fiel à instituição de ensino que estuda.
E você, como tem trabalhado o marketing educional na sua instituição de ensino?
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