O que é SMARKETING e qual o impacto dele na sua captação de alunos

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De forma sucinta, o termo “Smarketing” se refere ao alinhamento entre seu time de vendas (Sales) e seu time de marketing, através de uma comunicação frequente e eficaz entre as duas equipes.

O seu propósito é desenvolver objetivos em comum para que os dois times se responsabilizem mutuamente, melhorando a dinâmica entre equipes. Por exemplo, a equipe de marketing pode ter uma meta de geração de alunos potenciais (leads) semanalmente, juntamente ao compromisso de que o time de vendas a cada dia entrará em contato com um percentual pré-definido desse total de potenciais alunos que mostraram interesse, mas não chegaram a fazer a inscrição no processo seletivo, nem se matricular.

Dessa forma, além de uma melhoria no processo, há uma valorização e integração do trabalho um do outro. O marketing consegue perceber as dificuldades do time de vendas e vice-versa, assim como suas principais queixas e gargalos.

Como integrar o time de marketing e de vendas de sua instituição de ensino?

1 – O primeiro passo é entender a responsabilidade do Marketing em desenvolver uma estratégia de geração de leads (contatos de alunos potenciais interessados) consistente. Essa meta está atrelada à quantidade de leads gerados.

2 – Uma vez feito isso, deve-se entender o perfil de cada segmento de lead (divididos por curso ou por áreas do conhecimento, por exemplo), para definir os mais historicamente rentáveis para a instituição. Eles serão chamados de “leads promissoras” e estão atrelados à qualidade de seus contatos gerados.

3 – Ao definir uma quantidade e qualidade mínima de leads por mês, você tem uma meta definida para o marketing.

4 – Feito isso, é preciso definir a frequência de tentativas e a abordagem da equipe de vendas sobre cada uma das “leads promissoras” em um determinado período de tempo (em um mês, por exemplo). Essa será a meta definida para as vendas.

5 – Em seguida, é necessário fazer o monitoramento do processo semanalmente, ou até diariamente no início, para ter certeza de que as equipes estão trabalhando conforme o planejado. Ajuste o necessário.

É importante que os objetivos do Smarketing sejam reavaliados mensalmente, a fim de identificar oportunidades para melhorias de ambos os times.

Na Flex Digital, trabalhamos um sistema próprio para interligar a estratégia de marketing com a de vendas, monitorando a qualidade e a quantidade de leads de acordo com o posicionamento do aluno dentro da jornada do estudante.

Quer conhecer mais sobre esse sistema? Deixe um comentário neste texto ou envie um e-mail para contato@agenciaflex.com, e marcaremos uma reunião para explicar em detalhes como você pode deixar sua instituição mais conhecida e aumentar as suas vendas.