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Veja como a tecnologia na sua sala de aula pode mudar o ensino da sua instituição…Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do videogame, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma.
Há quem critique e quem venere o uso de estratégias para usar a tecnologia dentro da sala de aula.
No entanto, é preciso atualizar nosso entendimento sobre o uso dos facilitadores do aprendizado que fazem uso da tecnologia. Afinal, como você observará a seguir, existem diversas vantagens no uso dessas alternativas em sala de aula.
1. Sistemas integrados com mobile
Podemos tranquilamente afirmar que a maioria dos estudantes têm um smartphone ao alcance das mãos. Apesar de costumarem usar esses aparelhos para se comunicar com amigos e familiares, ouvir música na internet e acessar as redes sociais, há também, outras possibilidades.
Uma instituição antenada no presente e focada no futuro facilmente percebe a oportunidade dos aplicativos. A escola que tem um app pode disponibilizar, de forma simples, conteúdos para auxiliar o estudo de seus alunos fora do espaço físico.
Arquivos, vídeos e fóruns de discussões de turmas são possibilidades que extrapolam a simples consulta de notas.
2. Avaliação online
O processo de aplicar uma atividade impressa em sala geralmente envolve a preparação da atividade e a sua correção manual, sendo que muitas vezes o resultado não vai além da porcentagem de acerto.
Nesse contexto, as avaliações online têm muito a contribuir – tanto no que diz respeito ao tempo de correção quanto aos resultados dos alunos. Isso porque esse tipo de atividade é corrigido automaticamente e gera relatórios de desempenho que vão muito além do número de acertos.
Torna-se possível acompanhar, por exemplo, a taxa de acerto por conteúdo ou habilidade, bem como a taxa de marcação por alternativa. Calcular esses tipos de resultados manualmente é inviável para qualquer professor, mas com a atividade online esses dados passam a ser oferecidos automaticamente.
Assim, o tempo que originalmente era gasto corrigindo-se atividades pode ser usado para se fazer análises profundas do aprendizado dos alunos. Com isso, a escola tem informações muito valiosas que a ajudam a aprimorar constantemente as práticas pedagógicas.
3. Proporcionar atividades adequadas
Nem sempre um recurso tecnológico, por mais interessante que seja, é adequado para a faixa etária ou nível de conhecimento dos estudantes. Atividades que não são desafiadoras geram desinteresse, enquanto as muito difíceis são desmotivadoras.
O nível do desafio deve ser compatível com a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos estudantes. Esse é um critério essencial para despertar interesse e engajamento, levando o aluno a uma aprendizagem significativa.
4. Aplicativos interativos
Muitos aplicativos são voltados para o desenvolvimento de alunos e podem ser empregados em sala de aula, já que são compatíveis com diversas plataformas como computadores, tablets e celulares. Eles são ferramentas especialmente úteis, já que despertam o interesse dos alunos.
Nos aplicativos, os alunos aprendem enquanto se divertem, podendo interagir com colegas e acessar os conteúdos para estudo tanto na escola quanto em casa, o que facilita bastante a vida de quem está se preparando para o ENEM ou vestibular, por exemplo.
Além disso, plataformas que auxiliam o professor na elaboração e correção de atividades contribuem para a otimização do seu tempo, que poderá ser empregado para ajudar ainda mais os seus alunos.
5. Elabore projetos educativos online
Atualmente, os alunos estão mais interessados nas redes sociais do que na abordagem feita pelo professor. Uma das razões é que o processo didático tradicionalmente utilizado não acompanhou a evolução da tecnologia.
O educador muitas vezes se vê sozinho diante de uma plateia sem entusiasmo para aprender. Por isso, o professor deve pensar em estratégias que conciliem o conteúdo com a tecnologia.
Uma das estratégias é a elaboração de projetos educativos online, e temas comportamentais podem iniciar esse processo. Nesse contexto, é possível abordar a influência das redes sociais no relacionamento entre pais e alunos. Assim como, o vício em jogos eletrônicos.
Tecnologia na sua sala de aula
Os professores podem pedir aos alunos para que busquem informações a respeito desses temas. E elaborem projetos para conscientizar a população sobre os riscos do uso exacerbado da tecnologia.
Projetos relacionados à proteção do meio ambiente, sustentabilidade, sucateamento tecnológico e reciclagem são temas atuais e promissores para serem trabalhados.
6. Equipamentos de realidade virtual
Alguns conteúdos são difíceis de ilustrar dentro de salas de aula. Para facilitar a aprendizagem, frequentemente são usados filmes e vídeos educativos. A junção de átomos ou uma reação química, por exemplo. Eles ficam muito mais interessantes quando o aluno tem a capacidade de interagir com eles.
A imersão possibilitada pelos equipamentos de realidade virtual leva quem está aprendendo para dentro do conhecimento. Com mais sentidos envolvidos, o aprendizado fica mais concreto e envolvente graças ao uso da tecnologia.