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Aprenda a traçar o perfil do seu aluno para direcionar seu marketing educacional
Aprender como traçar o perfil do seu estudante é muito importante. Ele vai nortear todas as ações de marketing para obter mais sucesso em seu objetivo. Primeiro que sabendo o perfil é mais fácil criar conteúdos que sejam interessantes para ele. Outra dica importante é saber onde interagir com ele.
Hoje a internet disponibiliza diversos tipos de plataforma sociais. Algumas mais profissionais e outras mais visuais. Porém para cada uma dessas existe um perfil e um tipo de pessoa que engaja. Conhecer o seu público é isso, entender muito sobre o que ele precisa.
Além de saber onde ele está. Traçar o perfil do seu estudante pode ainda economizar muitos recursos. Principalmente os financeiros, já que abre um caminho para uma segmentação mais aguçada e eficiente. Para conhecer o seu cliente você terá que responder algumas perguntas.
Quem são os seus estudantes?
Essa é a primeira grande pergunta para traçar o perfil do seu estudante. Quem é o seu estudante? Nessa fase é bom definir a idade, o gênero e profissão. Além dessas a região que ele mora é importante para entender o contexto que ele vive. Essa será sua primeira preocupação.
Para facilitar você pode ter um modelo. Ou uma persona definida. Persona é um cliente em potencial que é engajado no seu conteúdo e tem forte tendência de comprar o seu serviço. Quanto mais específico a sua persona melhor será para adaptar estratégias que possibilitem atingir e engajar-los.
Ter uma persona bem definida pode trazer mais diversidade ao seu conteúdo. Um exemplo é da persona de um supermercado. Elaine, 30 anos que é secretária e tem um filho. Sabendo essas informações dela você poderá criar artigos mais diferentes. Artigos que resolvam não só o problema com o supermercado.
Ao invés de concentrar todo seu esforço em conteúdos sobre produtos do mercado. Um artigo que ajudaria ela por exemplo seria como lidar com filho e carreira. Entendeu como a personificação do cliente pode te ajudar a melhorar o seu conteúdo? E por ajudar a traçar o perfil do seu estudante melhor?
Principais necessidades do seu estudante
Essa é uma outra pergunta importante para traçar o perfil do seu estudante. Ela é interessante por dar mais um ponto de visão das necessidades dele. Além de conhecer quem é. Entender quais são os seus problemas e o que ele procura podem evitar muito esforço.
Podem inclusive aumentar a chance de engajar respondendo o problema dele com uma solução. A maneira mais fácil de fazer essa verificação é através novamente da pesquisa da persona. Traçar o perfil do seu estudante é ver o que ele fala na internet, quem ele segue.
Apenas isso já te dá uma base do que ele procura. Por exemplo estudantes que seguem muitas páginas de línguas. Isso traz uma informação preocupação dele em querer aprender um novo idioma. Tudo isso ajuda a personificar o cliente ideal para melhorar a eficiência do seu conteúdo.
Qual canal de comunicação ele usa?
Com a globalização é muito fácil nos comunicarmos com alguém no Japão por exemplo. Isso traz uma série de redes sociais e plataformas que possibilitam conseguirmos informações que precisamos. É de se notar que a plataforma que você mais usa por exemplo é a que mais responde às suas necessidades.
Por isso traçar o perfil do seu estudante se baseando em qual plataforma ele mais utiliza é essencial. Não adianta você criar um estratégia poderosa, direcionada para o seu público alvo e lançar na plataforma errada. É o mesmo que comprar uma bicicleta mais cara da loja e querer andar na areia.
Apesar de ser boa ela não é feita para aquele tipo de terreno. Esse talvez seja o principal erro na hora de traçar o perfil do seu estudante. Descubra onde ele está e organize um bom planejamento para alcançá-lo. Alinhando essas perguntas com toda certeza você terá mais eficiência em alcançar, engajar e vender para o seu público.
As plataformas para traçar o perfil do seu estudante mais usadas no Brasil são:
- Youtube
É um bom caminho pesquisar qual é a mais usada pelos seus estudantes. E principalmente o porquê, já que cada uma das plataformas fornece um tipo de mídia diferente.