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Muito tem se falado hoje sobre a importância de um call center especializado no processo de captação de alunos em uma instituição de ensino. Será que realmente isto pode aumentar grandiosamente os números de alunos dentro de escola? E nos cursinhos e faculdades.
Este artigo irá sanar muitas dúvidas sobre estes call centers. Mostrando o porquê é tão importante implantar este setor especializado dentro da sua instituição.
Vamos falar sobre toda a estrutura de um call center especializado no processo de captação de alunos e se realmente é um custo ou um investimento para a sua instituição.
A estrutura que compõem um call center especializado no processo de captação de alunos
O primeiro passo é o dono, ou, gestor da instituição de ensino definir muito bem as estratégias e serviços realizados pelo call center. Para que o serviço seja efetivo e alcance os resultados pretendidos.
Neste passo você irá ter que determinar as áreas responsáveis pelo atendimento, ou seja, os cursos que irá ofertar para o seu público alvo.
Criar uma área de ouvidoria é de extrema importância para cuidar das reclamações em relação aos cursos ofertados aos candidatos. Gerando um levantamento de dados importante para tomada de melhorias dentro da instituição. Para melhorar ainda mais a captação de alunos.
Um ponto importante é priorizar muito as ligações ativas. Pois através destas ligações é feito o relacionamento com os futuros alunos. Fazendo com que as chances destes alunos realizem a matrícula seja muito grande.
Call center especializado no processo de captação de alunos: Cadastro de Leads
É muito importante ter um bom cadastro de leads, uma vez que caso não seja possível converter este alunos hoje, ainda terá um contato direto com eles. Portanto pode ser que mantendo um bom relacionamento no futuro ele venha tomar a decisão de entrar em sua IE.
O segundo passo importante é traçar muito bem o perfil da sua equipe. A contratação deve ser feita de acordo com o tamanho da instituição. Para evitar o acumulo de serviços, ou, pouco serviço para equipe.
Colocando a quantidade certa de pessoas você vai sempre manter a Excelência do serviço de atendimento ao cliente e conseguindo no dia a dia captar muito mais alunos para instituição.
Comunicação e adequação
Os profissionais devem falar 100% a língua dos interessados, fazendo com que o possível aluno se sinta confortável em tomar sua decisão de fazer parte da instituição de ensino.
Veja os recursos que sua equipe precisa possuir para que o serviços de call center seja efetivo e traga o maior número de alunos:
- Ter flexibilidade na negociação com o aluno
- Ser capaz de levantar as informações e já repassar no ato da ligação
- Dar a liberdade para seu atendente trabalhar com todos os tipos de produtos da sua instituição.
- Criar um departamento que mede a produtividade da ligação e sempre dando feedback para o atendente no que pode ser melhorado.
Aliando todas essas técnicas verá que o Call center especializado no processo de captação de alunos é mais que uma opção, é uma necessidade.
É fundamente entender que o Call center será uma das suas primeiras vias de contato, e sim, a primeira impressão é a que fica. Para que você consiga de fato um novo aluno, é preciso que o seu serviço de Call center esteja por dentro de todas as informações da empresa.
Deixe-os alinhados desde o preço até os benefícios.
Automatização
O terceiro e ultimo passo desta estrutura é a automatização. Neste momento é sempre bom você pesquisar sobre sistemas inteligentes complementares. Eles irão otimizar o trabalho dos atendentes durante a ligação dos futuros alunos.
Muito interessante aqui criar uma central telefônica e PABX online, integrado a uma ferramenta de CRM totalmente especializada em prestar atendimento ao mercado educacional.
É essencial neste último passo que realmente você contrate uma empresa profissional para montar toda esta estrutura. Isso porque é aqui que vai criar o diferencial do seu call center.
Montando esta estrutura você realmente irá efetivar muito o trabalho de atendimento da sua instituição.
Uma coisa importante é, sempre que um novo atendente for contratado, você criar um padrão e treinar ele antes de iniciar o trabalho para se adequar ao padrão de atendimento já existente, assim sua equipe não perca a qualidade.
O call center é visto como custo ou investimento
Muitas instituições não tem um olhar muito positivo para um call center, devido ao fato de acharem que gera um alto custo para implementação.
As IR mais modernas já estão entendendo que um call center realmente é um investimento. Porque além de você conseguir realizar um trabalho de ligação poderá criar um trabalho também em cima da internet e a partir de então criar uma nova forma de contato com os alunos.
Então se você ainda não criou este setor dentro da sua empresa de ensino. Comece a analisar mais a fundo a possibilidade de o implantar, pois tenho certeza que o seu número de alunos irá aumentar muito.
Conclusão sobre a importância de um call center especializado no seu processo de captação de alunos.
Dentro do artigo trouxemos para você como estruturar toda a parte operacional de um call center para captação de alunos, além disso explicamos se é um investimento o custo para a instituição.
Com isto, além de tirar suas dúvidas foi possível sanar o medo de fazer esse investimento. Isso porque o call center realmente é um dos setores mais importante de conversão de vendas para a IE. Isso graças ao seu foco em 100% em relacionamento.
O relacionamento ainda é a forma que mais converte leads em alunos hoje em dia. Por isto chegamos a conclusão que todos querem atenção para sua tomada decisão e perca de medo. Afinal, não é uma decisão fácil o novo aluno ter confiança na instituição.
Com o call center sua IE irá passar muito mais credibilidade. Assim fazendo aumentar grandiosamente o número de aluno dentro da instituição de ensino.
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