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Marketing de relacionamento é o uso de estratégias para a criação e a manutenção de um relacionamento com o cliente, no caso de uma faculdade, o marketing de relacionamento diz respeito ao uso de estratégias para a atração de novos alunos, fidelização de alunos matriculados e a manutenção de um relacionamento com os alunos da instituição.
A disputa pelos estudantes é acirrada, por isso, as instituições de ensino superior precisam acompanhar os seus alunos para que sejam evitados problemas como evasão e insatisfação.
O bom relacionamento entre a faculdade com os candidatos e alunos matriculados proporciona a criação de valor para a instituição e a confiança deles e de seus pais, visto que, em alguns casos, os pais têm um grande poder na decisão.
A experiência vivenciada pelo candidato ao aluno deve ser motivo para motivá-lo na divulgação da sua faculdade para amigos e familiares. Confira, abaixo, como utilizar o marketing de relacionamento na sua faculdade.
Marketing de relacionamento: captação de alunos
A faculdade precisa estar capacitada para um relacionamento com a pessoa que ainda não está inscrita na instituição. O Inbound Marketing propagou a importância do Marketing de Conteúdo, ou seja, a disponibilização de conteúdo relevante para ser “descoberto” por uma pessoa em um momento que ela estiver precisando dele, isto é, o próprio cliente encontra a empresa, esse fator já facilita a criação de empatia, pois a pessoa não foi submetida a propagandas invasivas.
Uma dica sobre como usar o marketing de relacionamento para a captação de alunos é fazer pesquisas sobre opções de cursos ou alteração na grade curricular dos cursos existentes. A partir do momento em que recebem o poder de decisão, os possíveis candidatos de ingresso na faculdade se sentirão mais próximos da instituição.
Marketing de relacionamento: fidelização de alunos
A venda em uma faculdade não acaba com a realização da matrícula do aluno, a matrícula é o início do caminho a ser percorrido pelo aluno na instituição. Conquistar o aluno matriculado é uma missão diária das faculdades.
As estratégias de marketing de relacionamento da sua faculdade devem propiciar experiências personalizadas aos alunos. Cada aluno deve se sentir importante, único e especial para a instituição.
O marketing de relacionamento envolve tanto o relacionamento construído dentro da instituição quanto o relacionamento construído fora da instituição, isso inclui uma preocupação com a estrutura de todos os espaços da faculdade, com a seleção de professores qualificados e experientes, com a organização curricular do curso, com a metodologia de aula utilizada pelos professores, com a resolução de problemas burocráticos dos alunos, com a imagem da faculdade nas redes sociais, com a resolução de dúvidas por meio das redes sociais, com a elaboração de campanhas dos processos seletivos e com todos os processos administrativos e humanos que envolvem a vida acadêmica de um estudante do ensino superior.
Todos esses aspectos quando bem planejados e entregues eficientemente aos alunos são importantes na divulgação oral e gratuita da sua faculdade.
Afinal, como utilizar o marketing de relacionamento na minha faculdade?
Cative o seu aluno e candidato. Cativar significa guardar, conservar e atrair, os alunos e candidatos podem ser cativados por meio de:
- Publicações nas redes sociais incentivando a participação, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Os analistas das redes sociais da sua instituição de ensino superior, responsáveis pela criação do conteúdo e contato direto com os seguidores, devem ser orientados sobre a linguagem a ser adotada, sobre as informações que são transmitidas e sobre a linguagem utilizada para os comentários sobre críticas, elogios, sugestões ou dúvidas, afinal eles serão a imagem da faculdade no ambiente digital.
Todas as pessoas que procuram as redes sociais da sua faculdade devem ser apresentadas a uma solução!
Pode-se, também, elaborar um guia com as dúvidas mais recorrentes, esse guia facilita e agiliza a formulação das respostas dadas aos alunos. Uma informação que deve sempre ser lembrada é que o relacionamento virtual precisa ser humanizado!
Não custa reforçar que os analistas das redes sociais devem ter contato com várias pessoas dos setores institucionais, e, claro, serem prestativos, ágeis e atenciosos, sempre respondendo mensagens de forma rápida, cordial ou criativa, dependendo do contexto.
- Disponibilização de programas de financiamento estudantil (benefícios financeiros)
É preciso que a faculdade compreenda a situação do aluno, nem todos podem pagar o valor total da matrícula, por isso, criar um programa de financiamento próprio aumenta as chances daquele aluno que está passando por dificuldades financeiras concluir o seu processo de inscrição.
Outros pontos referentes às questões financeiras são a concessão de descontos para os estudantes que pagam suas matrículas no dia estipulado e, também, a possibilidade de oferecer alternativas ao aluno que apresentar e justificar dificuldades para a realização do pagamento.
Conquistar alunos satisfeitos e propagadores da marca de sua faculdade é uma tarefa possível, mas que deve ser continuamente colocada em prática com as recomendações apresentadas acima. Com o bom uso das estratégias de marketing de relacionamento, a sua faculdade aumenta o posicionamento e credibilidade na sua região.
E a sua faculdade está preparada para oferecer uma fantástica experiência aos seus alunos e candidatos? Deixe seu comentário!