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Você já pensou sobre como anda a satisfação do aluno matriculado em sua instituição de ensino? Pode parecer algo até mesmo um tanto quanto bobo, mas ela é algo de suma importância para o sucesso do seu negócio.
Isso porque, não se deve pensar no aluno apenas como um aprendiz. Apesar disso ser muito importante. Mas é preciso pensar no seu aluno também como um cliente. E como um cliente, ele precisa sempre estar satisfeito.
Sendo assim, neste artigo trouxemos algumas informações importantes que farão com que você entenda porque a satisfação do aluno é algo de tanta importância para a sua instituição.
1 – Assim como um cliente, o aluno também quer resolver um problema
Se você sabe pelo menos um pouco sobre Marketing, provavelmente entende que as pessoas consomem produtos por uma razão: resolverem seus problemas. Entretanto, não iremos aprofundar muito no assunto para que você não se confunda.
Mas a questão é que o seu aluno também tem um problema a ser sanado.
E você pode pensar: “ O meu aluno tem um problema? Não pode ser!”.
Sim, ele procurou a sua IE pois acredita que nela ele encontrará o melhor ensino.
Sendo assim, o problema dele então é buscar acesso a ensino de qualidade.
Por isso, para que você possa trazer satisfação ao seu aluno, é preciso que você consiga proporcionar-lhe ensino de qualidade.
2- A satisfação do seu aluno também está nos detalhes
Se o ensino de qualidade é um grande diferencial para este aluno, pode-se afirmar, no entanto, que isso não será suficiente.
Isso porque, além do ensino de qualidade, ele também está em busca de uma instituição que atenda à outras de suas necessidades.
Ele quer uma instituição que lhe traga um ambiente agradável. Afinal de contas, ele passará bons anos de sua vida ali.
Além disso, ele também está em busca de um corpo docente que compreenda as suas questões. Esse corpo docente pode ser rígido, mas é preciso que também saiba o lado humano de cada aluno.
Por isso, é de suma importância desenvolver um plano também neste quesito.
3- A satisfação do aluno também está na escuta
Um dos erros que muitas instituições de ensino cometem, é não escutarem o aluno.
Isso se dá muito pelo fato de que muitas delas ainda desenvolvem um método tradicionalista de ensino.
Mas é claro que você não precisa transformar a sua instituição em um local hippie. Muito pelo contrário, isso poderá desagradar muitas pessoas.
O ideal então é buscar um meio termo. Nesse sentido, estamos falando de compreender os seus alunos, de escutá-los em suas dúvidas e anseios.
E isso pode estar se tornando um problema em muitas instituições de ensino.
Sabe-se que cada vez mais as IEs tem automatizado o seu sistema. Sendo assim, os alunos encontram muitas orientações através de um ambiente online.
O que de fato é ótimo, pois sim, é preciso evoluir.
Mas grande é o número de queixas de alunos em relação ao próprio sistema. Muitas vezes, eles não tem o contato direito de um professor para sanar suas dúvidas. Além disso, quando obtém respostas, estas são muito vagas.
Nesse sentido, pode-se concluir que sim, a automatização é boa, mas quando ela é um meio de fazer com que os professores não trabalhem, ou apenas queiram facilitar o seu trabalho, isso pode não atender às necessidades dos alunos.
4- A satisfação do aluno faz com que ele recomende à instituição à pessoas próximas
Em se tratando do quesito satisfação do aluno é importante ressaltar que ele é um dos melhores canais de marketing que você pode ter.
Isso porque apesar do Marketing Digital, que tem ganhado cada vez mais espaço na construção de um negócio, a propaganda boca à boca ainda tem muita força.
Alunos satisfeitos recomenda as suas instituições de ensino à outras pessoas. Estas, por sua vez, se sentem mais confiantes em se matricularem em uma instituição que foi recomendada por um conhecido.
5- A satisfação do aluno eleva o nível dos resultados
Para que a sua IE também se destaque, e preciso que os alunos tenham bom desempenho.
Sendo assim, é necessário pensar na escola também como um ambiente que prepara os alunos para o mercado de trabalho, certo?
E o que mais os profissionais procuram quando estão recrutando pessoas para o trabalho?
Acerto quem respondeu: bons profissionais que realizem que tenham um bom desempenho.
E como as empresas encontram bons profissionais?
Mostrando que aqueles que já trabalham nela estão satisfeitos.
Em uma escola, a lógica é a mesma. Quanto mais alunos satisfeitos, maior o nível de qualidade dos resultados que eles irão apresentar. E quanto maior for o nível dos resultados, mais alunos desejarão fazer parte da instituição.
Portanto a satisfação dos alunos faz com que o nível de qualidade dos resultados aumente assim como, o número de matrículas.
6- Com alunos satisfeitos, a instituição se torna mais valorizada
Alunos satisfeitos possuem melhor desempenho e colocam a sua instituição em outro patamar no mercado.
Desse modo, se torna muito mais fácil você conseguir aumentar a sua margem de lucro. E isso vai acontecer não só pelo aumento de matrículas, mas porque com o tempo será possível cobrar a mais pela mensalidade.
É claro que isso tudo só poderá ser realizado com um certo estudo e cautela. Nesse sentido, é preciso ter muito cuidado, mas é possível sim, obter mais lucro em determinado período de tempo.
7- A satisfação dos alunos permite que sua IE permaneça no mercado por muito mais tempo
Não é incomum observarmos que muitas IEs tem fechado suas portas. E isso acontece não só pela falta de satisfação dos alunos, mas por outros motivos.
Entretanto, mesmo quando as coisas estão mais difíceis, tentar manter os alunos satisfeitos se torna importante. Pois lembre-se, são eles que movem seu negócio. Ou seja, sem aluno, não existe instituição.
Por isso, é preciso sempre pensar em estratégias que realmente sejam úteis para que seus alunos tenham orgulho de estudar em sua IE.