Tempo de leitura: 6 minutos
Muitas instituições de ensino erram sobre o quesito atendimento de qualidade. O que dificulta o processo de aumentar a reputação de sua instituição de ensino.
Neste artigo você vai ver o quão importante é fazer um atendimento de qualidade para sua instituição de ensino. Para que assim ela se diferencie das demais.
Para te ajudar neste processo, separamos 5 dicas de como aumentar a qualidade do seu atendimento e como isso vai influenciar grandiosamente no aumento da reputação de sua instituição de ensino.
5 dicas de como aumentar a qualidade do seu atendimento
Dica 1: Manter uma boa comunicação
Nesta primeira dica é muito importante que a sua IE treine seus colaboradores, para manter uma boa comunicação com seus alunos. Com isso a sua instituição consegue detectar os pontos negativos, diminuindo muito a desistência dos alunos.
Com isto você vai conseguir criar um plano de ação em cima destes resultados. Criando alguns projetos para a melhoria destes pontos negativos e aumentando ainda mais a reputação da sua IE.
Dica 2: Contar com grandes profissionais na parte do ensino
A escolha de ótimos professores e a motivação irá influenciar muito no quesito atendimento de qualidade. Porque estes são os que mais irão influenciar no atendimento de qualidade aos alunos.
Isso porque são eles que irão lidar diretamente a maior parte do tempo com os alunos da sua IE. Então é muito importante que você neste exato momento não cometa grandes erros que possa vim manchar a reputação de sua instituição de ensino.
Nesta dica é muito importante trabalhar grandiosamente o desenvolvimento dos seus professores, com treinamentos, programas de cargo e carreira, programas estudantis e diversos outras coisas. Entregando bons materiais de pesquisa para que eles possam desenvolver bons conteúdos para os alunos.
Dica 3: Disponibilizar rede de Wifi por toda instituição
Aqui vai uma das dicas essenciais. É muito importante que a sua IE ofereça uma ótima internet sem fio. Porque hoje em dia ninguém vive sem ela. Se for liberado pelo professor para realizar pesquisa em alguma ocasião, poder utilizar a rede sem fio de qualidade vai deixar o aluno muito mais satisfeito.
Irá ajudar o aluno quando precisar fazer um trabalho dentro da sua IE, ou, estudar, acessar as redes sociais ou fazer qualquer outro tipo de atividade online.
Além disso, hoje o Wifi é muito importante no quesito atendimento dos alunos, simplesmente pelo fato da necessidade da internet ser algo crucial, principalmente entre os jovens. Com uma boa rede sem fio você vai melhorar muito a reputação da sua instituição de ensino, pois será mais um atrativo.
Além disso, uma boa rede de acesso a internet dá maior versatilidade aos professores. Que através da rede wi-fi podem promover aulas interativas, usando da internet para criar uma melhor interação com os alunos.
Dica 4: Criar um serviço de atendimento online
Hoje com a evolução da internet facilitou muito a efetividade de atendimento ao cliente dentro das instituições. Neste ponto quanto mais houver um atendimento rápido e que escute os alunos, melhor a sua IE será avaliada na qualidade de atendimento.
Sendo assim use o poder da internet a seu favor, para que o atendimento seja feito de imediato. Isso é muito importante porque no mau atendimento na IE pode abrir portas para trancamento de matriculas, transferências e etc.
Dica 5: Criem um Acervo digital
Com evolução da internet na era digital, pessoas estão trocando o papel pelo celular, ou seja, muitas pessoas hoje em dia preferem ler o livro em seu celular, computador e tablete.
Então a IE que não se adaptar a este novo modelo irá realmente perder a qualidade, devido muitas outras IE estarem migrando seu acervo para dentro da internet.
Assim é muito importante que você crie um acervo digital, podendo ser realizado por meio de uma biblioteca virtual.
Aproveite e traga esse diferencial, como muitas IE ainda não fizeram essa mudança aproveite para mostrar que está sempre a frente.
Mas atenção: Não estamos falando em acabar com a biblioteca física, porque ela ainda é primordial, estamos sugerindo o implemento por meio do acesso digital.
A vantagem de entregar uma biblioteca digital se dá pelo fato de todos poderem utilizar o livro ao mesmo tempo. Assim aumentando muito a possibilidade de boas notas dos alunos no ano letivo.
Afirmo aqui que este é um dos pontos que você mais irá aumentar sua qualidade de atendimento. Pois no quesito nota é onde os alunos mais focam e se você não possuir uma boa efetividade na entrega de material, vai acabar abaixando a qualidade do seu atendimento aos alunos.
Dica extra: Espaço de convivência
Essa é uma super dica, que não poderia ficar de fora. Infelizmente muitas Instituições de Ensino não dão o devido valor aos espaços de convivência dos alunos. Este é um erro terrível. Isso porque é muito importante que os acadêmicos se sinta bem aonde estudam.
Afinal, quem indica algo que não gosta? Os alunos precisam de um tempo para sua interação social, se alimentar, ou simplesmente espairecer. O ambiente acadêmico pode ser algo extremamente estressante, principalmente no período de provas.
Por isso, investir em um espaço onde eles tenham boas opções de refeições, interatividade e liberdade é um ponto chave para criar um laço com o aluno.
Quanto melhor a sua rede de pontos positivos e diferenciais, maior serão as chances de captar mais alunos.
Conclusão
Depois de falar para você sobre grandes dicas que irão influenciar diretamente no atendimento de qualidade ao seu aluno é preciso coloca-las em prática.
A partir de agora é muito importante você focar nestes pontos para ver onde você pode estar errando. Para que assim a sua IE sempre esteja em constate evolução, e continue sempre a aumentar a reputação da sua instituição de ensino.
Não procrastine, porque o foco da sua instituição de ensino realmente é em melhoria contínua. Então crie uma equipe de gestão para fazer o acompanhamento do que pode ser melhorado, dentro da sua IE.
Se este conteúdo ele fez sentido para você, deixe um comentário a baixo, falando sobre o que achou e também se realmente ele ajudou a sua instituição de ensino de alguma maneira.