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Definir indicadores de desempenho em qualquer gestão empresarial é fundamental e na gestão educacional não é diferente. São eles que possibilitam o crescimento da instituição em todas as áreas.
Eles são ferramentas de métricas que são fundamentais para quantificar performance de acordo com objetivos pré-definidos por uma instituição. Com eles é possível identificar quando algo está fora dos objetivos, o que está dando certo e pode-se manter e consolidar novas metas de crescimento para a instituição.
Já existem indicadores de desempenho nacionais que servem como comparativo entre as instituições e base para demais indicadores. Podemos citar, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esses são indicadores que geram dados qualitativos e quantitativos que ajudam na tomada de decisões efetivas de uma instituição educacional seja ela de qual nível for.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER INDICADORES DE DESEMPENHO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO?
Muita coisa tem mudado na área da educação nos últimos 20 anos e não estamos falando apenas do que se refere ao sistema de aprendizagem. É imprescindível ter uma gestão administrativa eficaz e conferir os indicadores de desempenho, seja a instituição de qual nível for, do básico ao superior.
Elas precisam de estratégias para que consigam planejar, monitorar e transformar todos esses dados em ações estratégicas e eficientes que continuem resultando em qualidade de ensino, aumento de performance e lucratividade. E os indicadores de desempenho podem ajudar bastante na hora de desenvolver os planos de ações.
Em termos gerais, os benefícios dos indicadores de desempenho:
- Gerar dados específicos e objetivos;
- Estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo;
- Dar sustentação para decisões estratégicas;
- Avaliar desempenho de alunos;
- Avaliar desempenho de professores e demais funcionários;
- Reduzir custos;
- Reduzir falhas de comunicação;
- Controle acadêmico;
- Dar base para captação de novos alunos;
- Fidelização de alunos.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA ÁREA EDUCACIONAL?
Os principais indicadores de desempenho na área educacional são:
INDICADOR OPERACIONAL – são indicadores de desempenho referentes aos procedimentos administrativos. Dá para medir os serviços mais solicitados, o tempo gasto para realizar cada serviço, nível de produtividade, qualidade de atendimento, entre outros.
INDICADOR FINANCEIRO – qualquer organização precisa de medir sua situação financeira para permanecer o no mercado. Esses são os indicadores de desempenho que devem ser usados. Com os índices financeiros na instituição educacional é possível saber a receita, os gastos, fluxos de caixa, taxas de inadimplência, bolsistas e demais dados que garantam a saúde financeira da mesma.
INDICADOR DE ALUNOS E PROFESSORES – esse indicador traz índices como frequência, aprovações e reprovações, quantos estão com pagamentos em dia quantos inadimplentes. Além de indicadores de notas, onde se consegue visualizar o rendimento dos alunos.
INDICADOR DE QUALIDADE – esses índices são extremamente importantes, pois não são quantitativos, mas mostram como a instituição é vista por dentro e por fora. Assim consegue-se visualizar taxas de evasão, satisfação de alunos e pais e assim garantir as estratégias de qualidade no serviço da educação.
INDICADOR DE CAPATAÇÃO – com os índices citados acima é possível ver a quantidade de alunos é preciso captar. Quantas vagas há na instituição para o processo seletivo, quantos alunos cabem em cada unidade. Assim se consegue gerar ações para captação eficaz.
Leia mais sobre os tipos de indicadores de desempenho
COMO SÃO REALIZADOS ESSES ÍNDICES DE DESEMPENHO?
Para ter acesso à todos esses índices, o essencial investir em um bom sistema de gestão educacional. Só com um sistema é possível integrar esses principais índices e assim ter um maior desenvolvimento de toda equipe envolvida.
COMO SERIA UM SISTEMA DE GESTÃO BÁSICO?
Um sistema de gestão acadêmica deve contemplar basicamente:
- equipe de gestão
- secretaria
- corpo docente
- corpo discente (alunos)
Leia mais sobre: como escolher o melhor sistema de gestão para sua instituição
Sobre a captação de alunos
A captação de alunos é fundamental para manter a instituição, pois além de trazer novos clientes que fazem com que a organização cresça, é preciso também substituir os alunos que se formaram, além de buscar diminuir o numero de evasão, que infelizmente em nosso país, tem altas porcentagens.
Os indicadores de desempenho ajudam a instituição a ter uma maior controle sobre a captação. A partir disso, fazer novas estratégias.
Com captar mais alunos?
Trabalhar com marketing educacional é a chave para captar novos alunos. Reunimos algumas dicas para orientar mais como fazer isso:
TRABALHE SUA MARCA – é preciso investir na imagem da organização e desenvolver ações de divulgação da mesma.
PLANEJAMENTO – toda empresa precisa de planejamento de marketing para melhor desempenho e resultados na captação e retenção de alunos. Planejamento de campanhas para processos seletivos é um exemplo disso. É preciso colocar todas as ações e definir datas.
RETENÇÃO E CAPTAÇÃO – ter estratégias de captação e retenção de alunos é desafiador tendo a base que o numero de evasões é muito alto. Mas ações como descontos, indicações, parcerias com empresas e convênios podem ser formas de manter esses clientes.
UTILIZE AS REDES SOCIAIS – hoje perde tempo quem não está nas redes sociais. Usar as redes de forma inteligente e profissional aumenta a credibilidade e o alcance da marca.
MARKETING DE CONTEÚDO – uma das estratégias de marketing mais usadas no meio digital. Através dele aumenta-se a relevância e a autoridade da instituição. E por se tratar de área de ensino, é uma ótima oportunidade e pode ser diferencial.
CRIE EM CRM – através do sistema de gestão é possível integrar o Customer Relationship Management que funciona como um banco de informações e ajuda como um funil para se ter acesso à contatos de alunos, ex-alunos, candidatos e demais informações relevantes para se gerar captação.
CRIE SOLUÇOES ON LINE – apesar do marketing de conteúdo já trazer muita informações, é interessante pensar em coisas que irão atrair alunos e novos alunos. Por exemplo, o uso das redes sociais para tirar dúvidas, para aulas de revisão online pode ser uma isca diferencial.
CURSOS ONLINE – vídeos estão super em alta e as pessoas gostam de otimizar tempo. A criação de cursos online como extensão, por exemplo, pode gerar muita procura. Cursos de curta Curaçao e workshops a custos mais baixos podem atrair alunos, pois se sentirão satisfeitos e atraídos a saber mais através da instituição.