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Os indicadores de desempenho podem ser incrivelmente úteis na hora de avaliar como abordar questões importantes para a captação de alunos. Entenda!
Caso você esteja buscando estratégias para investir em captação de alunos, os indicadores de desempenho dos alunos são indispensáveis para isso. Lembre-se: indicador é sinônimo de informação. Nesse sentido, é com esse tipo de conhecimento que o seu time de captação tem que trabalhar.
Assim como a dor informa ao cérebro que alguma coisa não vai bem com o nosso organismo, indicadores de desempenho com níveis baixos avisam que algo não vai bem com a instituição de ensino.
Diante disso, é importante que o time de captação concentre esforços para elevar os índices de desenvolvimento, mas não só. Enquanto questões relacionadas a eles são resolvidas, faz parte da estratégia de marketing educacional saber chamar a atenção para outros aspectos louváveis da instituição. Entenda como!
Seu time de capacitação deve estar atento a esses 5 indicadores de desempenho!
Conheça cada um deles e invista em estratégias de captação.
Indicador de captação
Em primeiro lugar, é imprescindível que o seu time de captação compreenda bem o indicador de captação. Ele é quem vai dar a informação necessária sobre a média de alunos que podem ser captados por semestre, por exemplo.
Já imaginou o quanto seria desagradável seria para um aluno que foi convencido sobre as suas excelentes instalações, entrar em uma sala de aula lotada? Não é bacana.
Obviamente, nem todo indivíduo que foi influenciado pelo marketing educacional se converterá em aluno. No entanto, ao atingir uma meta para a captação, é importante saber parar a fim de oferecer ao aluno uma infraestrutura atraente.
Lembre-se que a estratégia do seu time de captação não termina até que cada aluno captado se forme. Assim sendo, é crucial garantir a retenção de cada um. Alunos desapontados abandonam os cursos com frequência, o que não é nada interessante.
Indicador de alunos e professores
Garanta que os professores sejam assertivos no que diz respeito à presença de cada aluno. Em instituições públicas a frequência é uma mera questão burocrática, mas para você indica se o aluno continua no curso, se permanece interessado.
Além disso, como os professores é possível conseguir informações sobre aqueles alunos que não estão indo bem no curso. Nem sempre é uma questão de falta de interesse é crucial estar atento aos verdadeiros motivos.
O problema é que resultados ruins frequentes levam o estudante a um desânimo total em que se questiona qual a validade de continuar matriculado. Dessa forma, o risco de inadimplência e desistência crescem de maneira quase exponencial. Muito cuidado com isso.
Indicador financeiro
O seu time de captação não deve esquecer que a saúde financeira da instituição é também um índice importante. Dela depende o investimento que será feito em estratégias de captação, o que muitas vezes inclui a oferta de bolsas.
Além disso, vale discutir que estratégias de marketing caras não necessariamente conseguirão os resultados esperados. Muitas vezes não é o comercial no horário nobre que vai trazer alunos, embora exibi-los seja ótimo para fazer as pessoas conhecerem a marca da instituição.
Diversificar as estratégias é algo extremamente interessante. Públicos diferentes são alcançados por meio de ações distintas. Aquilo que atrai um aluno de ensino médio não necessariamente é atraente para uma mãe solteira que acabou de finalizar o EJA.
Muitas vezes o acesso a um público específico pode pedir um investimento de dinheiro mais pesado.
Contudo, o melhor grupo divulgador, na verdade, é gratuito. Você precisa de um aluno satisfeito para conquistar sua família e seus amigos. Nesse contexto, quanto mais diversificada for a sua carteira de estudantes matriculados, melhor.
Assim sendo, de uma maneira ou outra, a melhor estratégia para o seu time de captação divulgar o potencial da instituição é formar bons profissionais´e manter os alunos felizes.
Indicador operacional
Ainda com relação a isso, a maneira como todos os serviços que são oferecidos pela instituição são percebidos pelos alunos é muito importante. Estudantes satisfeitos com o que a faculdade oferece divulgam sua faculdade, falam bem dela para os outros e sentem vontade de permanecer.
Assim sendo, é sempre bom que os sistemas, funcionários e corpo docente estejam sempre em um nível de excelência impecável. No entanto, isso não pode ser medido apenas pela própria instituição. A avaliação importante para o seu time de captação vem dos alunos.
Diante disso, mantenha canais de comunicação entre o estudante e a instituição. Pesquisas de satisfação podem ser conduzidas de maneira extremamente fácil pela internet.
Lembre-se apenas de que o objetivo delas é trazer mudanças e sentir como vai a percepção dos alunos. Muitas críticas e reclamações indicam que algo vai mal. Assim, havendo a necessidade de fazer alterações, se possível faça. Caso não seja possível. que a instituição seja transparente e mostre para o aluno os motivos.
Indicador de qualidade
Por fim, diante de tudo o que foi dito, reforçar que garantir a satisfação dos alunos é falar mais do mesmo. Contudo, não se esqueça de que o índice de qualidade não diz respeito apenas à percepção de quem conhece a instituição por dentro.
Vale também a impressão de pessoas do círculo de relacionamento dos alunos no que tange à faculdade.
Os pais de seu aluno matriculariam outro filho no mesmo lugar? Os amigos dele se sentiriam motivados a estudar onde ele estudou? Os pais de amigos do seu aluno indicariam para os próprios filhos a sua instituição como uma opção viável?
Por outro lado, o quanto essa instituição é acessível para quem trabalha e estuda? O aluno recomendaria a jornada para um colega de trabalho? Todas essas impressões contam. São impressões baseadas em experiências, e as pessoas levam as experiências dos outros muito a sério.
Como mencionamos durante todo o texto, o time de captação não tem que pensar em quem ainda não entrou na hora de captar. Essas novas pessoas só virão ao perceber o quanto quem já está dentro aprecia o que tem. Mostrar uma satisfação verdadeira é a melhor estratégia e também uma excelente garantia de sucesso.
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