Tempo de leitura: 5 minutos
As tendências do mercado educacional em 2020 são importantes fontes de investimentos, já que por outro lado, alguns setores continuam em crise. Como resultado, muitos empresários ganharam destaque por desenvolverem novas ideias e métodos de ensino.
Mesmo com o número alto de desempregados, o setor educacional vem ganhando adeptos todos os dias. O mais importante é saber que as famílias ainda prezam por uma boa educação e assim adaptam o seu orçamento familiar a nova realidade.
Diante desse cenário brasileiro, esse artigo mostrará quais são as tendências do mercado educacional em 2020. Durante o desenvolvimento desse projeto foram consultados vários materiais e reportagens de especialistas do setor educacional.
Quais são as tendências para o mercado educacional em 2020?
Para esclarecer, as informações mencionada a seguir são projeções sobre as tendências para o mercado educacional em 2020.
Por exemplo, alguns especialistas em inovações e professores de universidades influenciaram para o desenvolvimento desse artigo.
Tendência para 2020: EAD
Em primeiro lugar, está o ensino a distância (EAD).
A modalidade EAD vem ganhando espaço (crescimento) nos anos anteriores, por isso é uma das tendências do mercado educacional em 2020 também.
Acontece que haverá uma resposta as mudanças efetivadas pela portaria da legislação, destinado ao ensino educacional à distância.
A facilidade com que os professores e instituições conseguem interagir com um número maior de pessoas é uma das vantagens dessa modalidade de ensino.
Como resultado, o EAD continuará crescendo no país.
Por outro lado, o ensino presencial deve permanecer paralisado e até apresentar queda no número de alunos.
A busca por uma qualificação rápida e de qualidade é o que faz as pessoas procurarem cada vez mais por ensinos online.
Tendência para 2020: Ensino Hibrido
Em segundo lugar, a alta competitividade do mercado educacional, continuará sendo uma tendência para 2020. No entanto, o uso do ensino híbrido pode ser um diferencial.
Ou seja, o cenário da economia brasileira pode não apresentar uma recuperação exponencial durante o ano.
Certamente, o objetivo é manter o foco e buscar por diferenciais competitivos.
Utilize as novas tecnologias, ideias de inovações e seja criativo para ensinar de maneira educativa e interativa algum assunto.
Com o ensino hibrido, as escolas consegue alinhar ensino online em conjunto com ensino off-line.
Por exemplo, o uso de Realidade Virtual.
Ou então EAD com pequenas reuniões presenciais para abordar um tema de maneira mais interativa e criativa.
No entanto, procure sempre manter a gestão de custos da sua empresa.
O ensino sem custos também é uma opção de destaque. Por outro lado, o empresário precisará de parceiros. Além de investir em outros métodos para garantir a lucratividade.
Acima de tudo, não deixe de prezar pelo foco do setor que é o ensino.
Além disso, é imprescindível manter uma estratégia para que não entre na rotina e torne parte do “leilão” das mensalidades baixas.
Por exemplo, a guerra assolada por preços baixos que existe entre as instituições de ensino possui um impacto direto para o crescimento ou não do setor.
No caso, o empresário deve optar por alternativas de ensino dinâmicas, como resultado, essa guerra não será um desafio no mercado.
Portanto, o trabalho focado no ensino profissionalizante é mais uma das tendências do mercado educacional em 2020.
Tendência para 2020: Ensino profissionalizante (voltado para o mercado de trabalho)
A terceira das tendências do mercado educacional em 2020 será o próprio mercado de trabalho.
Para esclarecer, as escolas podem trabalhar na educação de pessoas para o mercado de trabalho, incentivando-os a realizarem cursos de especialidades.
Por exemplo, a pessoa que busca uma promoção no trabalho, pode buscar um curso de informática.
Outro exemplo, voltado para o ensino à distância (EAD), são os cursos sobre empreendedorismo e gestão.
Quais são as opiniões dos especialistas sobre as tendências do mercado educacional em 2020?
Dito tudo isso, sobre as novas tendências do mercado educacional em 2020, os especialistas ainda ressaltam algumas características.
Buscar informação, manter o diálogo, cuidar da gestão financeira e investir na inteligência de mercado são prioridades relatadas pelos principais gestores educacionais.
As pessoas não podem ser influenciadas pelas espirais da destruição de valor (quem oferece o mesmo produto e/ou serviço pelo menor valor).
Ou seja, o mercado educacional não deve ser uma competição de quem cobra o menor valor pelo ensino.
O mercado educacional deve priorizar o ensino de qualidade e os motivos pelos quais distribuem o ensino por um determinado valor.
O mais importante é identificar novos nichos de atuação, buscando soluções criativas durante o aprendizado.
Em 2020 será exigido muito dos gestores da educação, por isso, encontrar ideias criativas de viabilizar o ensino será um diferencial.
A comunicação com o aluno é outro cenário importante para o mercado educacional em 2020.
Portanto, estabelecer um diálogo entre aluno, professores e instituição é a melhor maneira de avaliar o desempenho do seu projeto de educação.
Como resultado, o gestor terá uma visão abrangente sobre o cenário em que os alunos se encontram e como contribuir para eficácia do ensino, seja ele infantil ou até mesmo superior/profissionalizante.
Acima de tudo, iniciar o ano sabendo todas essas informações e conseguir interpretar as tendências do mercado educacional em 2020, fará toda a diferença.
Atualizar-se sempre para conseguir resultados cada vez melhores é o principal papel do gestor educacional.
Considerações finais
Resumindo, essas foram as principais tendências para o mercado educacional em 2020.
Com a baixa recuperação econômica do Brasil, será preciso oferecer cursos que sejam atrativos as pessoas.
Além disso, os cursos devem responder a demanda da empregabilidade, como citado anteriormente.
Portanto, as escolas e instituições de ensino devem reforçar a gestão de análise para esse ano.
Os profissionais precisam ficar atentos as todas tendências para o mercado educacional em 2020 abordadas nesse artigo.
Depois disso, criar inovações que equilibram a economia e desafiam a concorrência. Da mesma forma, acompanhar os indicadores de desempenho diante das estratégias aplicadas.