Qual a diferença entre FIES, P-FIES e Prouni ?

Tempo de leitura: 5 minutos

Ingressar em um curso superior é sonho da grande maioria dos alunos que estão no Ensino Médio. É também daqueles que desejam retomar os seus estudos. E para que isso aconteça, o governo tem dado grandes incentivos através de programas de financiamentos estudantis. São eles o FIES, P-FIES e Prouni.

Nesse sentido, o principal canal para estes programas é o Enem. E a conquista de uma boa nota, consegue levar alunos de baixa renda à faculdades federais e privadas de todo o Brasil.

Entenda qual a diferença entre FIES, P-FIES e Prouni e como utilizar um destes três programas para que você possa cursar a faculdade que tanto sonhou.

FIES e P-FIES

O FIES tem passado por transformações consideráveis ao longo dos anos. Assim, ele se tornou um dos programas que dá maior acesso ao ensino superior.

Trata-se de um financiamento estudantil onde o aluno paga uma taxa mensal. Ao final do curso, começa então a pagar o financiamento total de sua faculdade.

No ano de 2019, o programa passou por algumas alterações de modo a se tornar mais sustentável. Existem três faixas diferentes de financiamentos, veja quais são:

Faixa 1- destinada à famílias com renda per capita até 3 salários mínimos. Para esta faixa, estão destinadas 100 mil vagas. Nessa modalidade de crédito estudantil, o aluno então não pagará nenhum taxa de juros pelo financiamento.

Faixa 2 –  trata-se de uma faixa destinada exclusivamente para estudantes do Norte , Nordeste e Centro- Oeste que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. A mensalidade destinada para esta faixa, é determinada de acordo com o nível de renda do estudante.

Já na faixa 3,  que é também conhecida como P-FIES, é oferecida a todos os estudantes do território nacional cuja renda per capita familiar seja de até 5 salários mínimos.

Nesse modalidade, o estudante então deverá utilizar os recursos do BNDES. Desse modo, ele pagará um valor mensal que refere-se os juros do FIES.

Depois da graduação, caso o estudante tenha renda, a sua mensalidade será quitada com desconto direto na fonte. Estima-se que o prazo máximo para a quitação do curso é de 14 anos.

Prouni

O Programa Universidade para todos ( Prouni) trata-se de um programa governamental. Ele tem como objetivo principal fornecer bolsas de estudos integrais e parciais a jovens que possuam baixa renda.

Para que o aluno possa então participar, é preciso que ele tenha cursado o Ensino Médio em escola pública ou que tenha sido bolsista em escola particular.

A renda per capita para que o aluno possa participar do programa, é de 3 salários mínimos. Contudo, o programa possui variações. Por exemplo, caso o aluno tenha renda per capita inferior a um salário mínimo e meio, é possível que ele tenha acesso à uma bolsa integral.

Para os casos onde a renda per capita do aluno é de 1 salário mínimo a 3 salários mínimos, o estudante terá direito então a concorrer uma bolsa parcial de até 50 % do valor total do curso.

No entanto, aqueles que não possuem condições de arcar com as mensalidades de 50 % do curso podem tentar o FIES, para que dessa forma, possa então financiar os outros 50% do seu curso.

Além do FIES, P-FIES e Prouni, aqueles estudantes que desejam ingressar em faculdades federais ou estaduais, deverão ingressar no Sistema de Seleção Unificada ( SISU).

Leia também Quais as mudanças previstas no marco regulatório do SISU.

Qual é a porta de entrada para todos estes programas?

Independentemente de qual programa seja, FIES, P-FIES ou Prouni, o que mais os alunos desejam é ter a oportunidade de ingressar em um curso de graduação. Nesse, eles devem se identificar.

Para que isso aconteça, a principal porta de entrada pela qual todos os alunos devem passar, é o ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 1998. O seu principal objetivo,  era o de avaliar o desempenho do estudante ao final de sua trajetória na educação básica ofertada no país.

Mas foi somente no ano de 2009 que o ENEM se tornou uma ferramenta importante dentro do acesso à educação de ensino superior. Neste ano, ele também passou a ser ingresso para instituições privadas de ensino superior.

De lá para cá, muitas mudanças aconteceram para que dessa forma, o ENEM se tornasse verdadeiramente mais democrático. O exame possibilitou que alunos de baixa renda pudessem ter uma formação superior.

Sendo assim, é através do resultado obtido na nota do ENEM que você como aluno, poderá ter acesso ao FIES, P-FIES, Prouni e até mesmo o SISU.

Portanto, não adianta fugir dele mas sim, ir de encontro com a possibilidade de transformar o seu futuro.

O que fazer para tirar boas notas no ENEM

Para que você consiga tirar boas notas no ENEM e ter acesso ao FIES, P-FIES ou Prouni, é preciso que não apenas você estude, mas desenvolva um planejamento eficiente de seus estudos de modo que consiga estudar todas as matérias do exame.

Leia também O que os jovens esperam de um Ensino Superior.

Portanto, durante o período de 2 anos, você deverá ter foco total naquilo que você deseja. Respeitando é claro, suas condições físicas e mentais, para que possa chegar saudável até a prova final.

Considerações finais sobre os programas estudantis

O Brasil tem passado por um processo de mudanças no meio político e econômico sendo que estas transformações influencia diretamente na educação.

A melhor maneira de que você consiga ter acesso ao FIES, P-FIES ou Prouni é se dedicando totalmente a um rotina de estudos regrada, e ficando atento a quaisquer alterações que possam surgir nesse período de tempo.

Lembre-se de que todo o seu esforço transformará você no profissional que sempre desejou ser.

Estes programas estudantis, apesar de sofrerem algumas alterações, ainda são a melhor chance de que alunos que não tenham condições de arcar com as custas de uma faculdade privada, consigam ter acesso a um Ensino Superior de qualidade.

Não perca esta chance!