Tempo de leitura: 5 minutos
Definir o orçamento de Marketing 2020 é um elemento de suma importância para a sua instituição de ensino. Isso porque, apesar de este ser um negócio voltado para a educação, ainda assim precisa de boas estratégias para que possa sobreviver.
Sendo assim, estabelecer um plano bem direcionado que busque aumentar a prospecção de matrículas assim como, manter os alunos que já estão matriculados na instituição, se torna uma prioridade.
E se você não sabe como definir o orçamento de Marketing 2020, não preocupe, trouxemos algumas instruções que poderão ajudá-lo.
Como definir o orçamento de Marketing 2020?
1 – Conheça todos canais em que sua IE atua
Para que você possa definir o orçamento de Marketing 2020 de sua IE, é fundamental que ela já esteja presente em diversos canais.
À esta altura, você já deve conhece-los um a um. Nesse sentido, é preciso saber quantas pessoas tem acesso a eles, como está sendo o seu desenvolvimento.
Mas se tudo isso que está sendo dito aqui parece grego para você, recomendamos que não perca mais tempo. Estabeleça já a sua marca, principalmente nos meios online.
Desse modo, falaremos brevemente de alguns canais em que sua IE deve estar presente.
Redes sociais
Instagram, Facebook e Twiter, estas são apenas algumas das redes sociais em que sua IE deve estar presente.
Isso porque nelas é que você encontrará não só possível alunos interessados na instituição, assim como, aqueles que já são matriculados nela.
Lembre-se que sua instituição deve ter uma relação estreita com os alunos.
Desse modo, é importante que sua IE tenha perfis nas redes sociais com as seguintes características:
- Logotipo definido, que mostre de fato a marca pessoal da sua IE;
- Todas as informações inerentes à instituição – como por exemplo, quais os tipos de ensino ofertados, horários de funcionamento, canais de comunicação, valor inicial das mensalidades;
- Fotos que representam bem aquilo que você deseja mostrar da sua instituição.
Site
Se as redes sociais são fundamentais para que uma IE seja vista, um site torna-se o principal aspecto dentro do quesito Marketing.
Isso porque é através de um site que você poderá mostrar exatamente tudo o que é preciso de uma IE.
Por exemplo, os cursos que ela oferta, detalhando suas características e detalhes mais intrínsecos. Os projetos que a instituição possui, entre outros.
Elaboração de folders e cartazes
Embora pareçam algo que não trará muitos resultados, os folders e cartazes também são fundamentais. Por isso, eles também devem estar presentes em seu orçamento de Marketing 2020.
Os folders conseguem alcançar pessoas que ainda não foram alcançadas pela internet. É claro que esta parcela será uma minoria. Entretanto, em se tratando do alcance de pessoas, é preciso pensar em todos, e não apenas na maioria.
2- Para definir um orçamento de Marketing 2020 é necessário desenvolver um planejamento
Planejar é a palavra-chave do sucesso para qualquer tipo de ação, e isso não foge à regra quando assunto é definição do orçamento de Marketing 2020.
Mas é comum que muitas pessoas não consigam desenvolvê-lo da maneira adequada. Nesse ínterim, iremos mostrar para você o passo a passo de como desenvolver um.
Analise todos os seus canais de comunicação
Depois de conhecer muito bem os canais em que sua IE atua, chegou o momento de fazer uma análise profunda sobre eles.
Comece pelas redes sociais, e aqui você deve coletar alguns dados importantes de cada uma delas:
- Quantidade de curtidas/ seguidores – é natural que cada rede social tenha uma determinada quantidade que pode ser inferior à outra. Aqui será interessante analisar em quais canais sua IE precisa conquistar mais público;
- Frequência de visitas nas redes sociais- analise quais redes sociais são mais frequentadas e quais são menos frequentadas;
- Interação do público-alvo com os canais – analisando em quais redes sociais as pessoas estão mais ativas.
No site da instituição, é preciso analisar o tráfego mensal que ele possui, sendo necessário definir se ele deve aumentar ou se está bom. Muitas vezes, o tráfego está maior, e se torna necessário contratar outro plano de hospedagem.
Em relação ao número de cartazes e folders, analise em quais regiões eles estão sendo espalhados.
Defina uma estratégia de ação para cada um
A sua estratégia de ação deve considerar em quais canais sua instituição precisa ganhar mais visibilidade e em quais ela deverá se manter.
Sendo assim, quanto maior for a necessidade de visibilidade em um canal de comunicação, maior deve ser o orçamento nesse canal.
Defina uma frequência de postagens e desenvolvimento das campanhas
Agora chegou o momento em que você deve definir exatamente o que precisa e onde precisa.
Por exemplo, digamos que no Facebook você defina uma frequência de postagens de 3 posts semanais, no Instagram 2, aumente para determinada quantidade o número de folders e cartazes.
Nesse sentido, você pode pensar que com apenas isso já seja possível definir o orçamento de Marketing 2020, mas não é.
Antes de tudo, é preciso analisar quantas pessoas se deseja atingir, a taxa de respostas as regiões. Isso porque cada definição trará um custo.
Com as definições em mãos, é possível fazer uma média de quanto será gasto semanalmente com cada canal.
3- Para definir orçamento de Marketing 2020 considere uma margem de erro
A margem de erro para mais ou para menos dentro do planejamento, é fundamental.
Isso porque não se pode definir orçamento de Marketing 2020 de maneira definitiva. Pois a vida não é algo certo e delimitado, existem surpresas boas e ruins.
Por isso, o ideal é que além da quantidade orçada, você reserve 20% a mais para qualquer imprevisto.
Dessa forma, você estará totalmente seguro de que se algo acontecer, você terá recursos suficientes para uma nova estratégia.
Definir o orçamento de Marketing 2020 não é algo tão simples, porém com um pouco de estudo e paciência, é possível realiza-lo da forma correta para que a sua instituição não sofra nenhum dano.
Sendo assim, papel e caneta na mão e comece a fazer o seu ainda hoje.