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Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo relevante destinado a um público especifico com o objetivo de cativar esse público e levá-lo à realização de uma ação. A expressão “conteúdo relevante” significa um conteúdo útil ao leitor em um determinado momento da sua vida.
No caso das faculdades, o Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a captação de alunos aos cursos de graduação, de extensão ou de pós-graduação. O público-alvo são estudantes do último ano do ensino médio e estudantes do ensino superior.
Para maiores possibilidades de acerto, torna-se necessário criar a persona da faculdade. Aprenda aqui como criar a persona da sua instituição de ensino. Depois da criação do aluno ideal da faculdade e do conhecimento de suas dificuldades, sonhos, características e outras informações essenciais, é hora de começar a criação de conteúdo.
O conteúdo pode ser criado na forma de vídeo ou texto.
Funil de vendas das faculdades
Potencial é o candidato que tem um primeiro contato com a instituição.
Qualificado é o candidato que leu alguns conteúdos e deixou seu interesse registrado com a entrega do seu e-mail.
Inscrito é o candidato que realizou a sua inscrição para o processo seletivo.
Avaliado é o candidato que se submeteu à avaliação do processo seletivo.
Convocado é o candidato que, após a avaliação, recebeu nota aprovativa.
Matriculado é o candidato que realizou a sua matrícula.
Esquematizamos, acima, o funil de vendas das instituições de ensino superior para, finalmente, entrarmos na importância do Marketing de Conteúdo para as faculdades.
Em cada etapa do funil de vendas, o candidato deve ser nutrido com conteúdos relativos à sua situação de dúvida.
O candidato potencial, por exemplo, tem dúvidas gerais sobre o ensino superior. Nesta etapa do funil de vendas, a faculdade pode criar conteúdo sobre:
- Qual a importância de um curso superior?
- As pessoas que fazem um curso superior têm mais chances de emprego?
- O que faz um fisioterapeuta?
O candidato qualificado já está mais direcionado do que o candidato potencial e, por isso, ele terá dúvidas como:
- Por que escolher a faculdade XXXX?
- Conheça a rotina de estudos dos alunos do curso de fisioterapia.
Finalmente aconteceu a inscrição no processo seletivo, agora temos o candidato inscrito, ele está seguro da sua escolha, mas ainda pode ter dúvidas como:
- As 7 melhores dicas para a realização de uma boa prova.
- O que fazer no dia do vestibular?
- Como estudar para o vestibular da faculdade XXXX?
Depois da prova, o candidato avaliado pode ter sido aprovado ou reprovado. Se o candidato foi reprovado, a faculdade pode criar conteúdo exclusivo sobre:
- Descubra o motivo de você não ter feito uma boa prova.
- Você estava ansioso no dia da prova?
- Aprenda como controlar a sua ansiedade.
O relacionamento com o candidato reprovado deve ser mantido, pois ele tem grandes chances de participar do próximo processo seletivo. A faculdade ainda pode, por exemplo, oferecer uma segunda chance ao candidato reprovado, mas não aleatoriamente, é preciso entender as causas que levaram à reprovação.
Obviamente, o candidato convocado é aquele que foi aprovado no processo seletivo. Esse candidato pode ter dúvidas como:
- Conheça a estrutura da faculdade XXXX.
- Saiba o que levar em consideração na hora de realizar a sua matrícula.
- Confira os depoimentos de nossos antigos alunos.
Nesta etapa, o candidato pode ser convidado para uma reunião para conhecer a estrutura, o corpo docente e o curso escolhido.
Por fim, temos o candidato matriculado. O relacionamento com esse candidato, que agora é aluno, será longo. Confira algumas sugestões de conteúdos:
- Saiba como aproveitar o seu primeiro ano de faculdade.
- Qual método de estudo é mais indicado para você?
- Será que é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
Em todas essas etapas, o Marketing de Conteúdo assume a função de conduzir o aluno em seu trajeto até a matrícula, indicando, também, o que ele deve fazer após o ingresso na instituição de ensino superior.
O Marketing de Conteúdo é importante para as faculdades pelos seguintes motivos:
- Atrai o candidato para a percepção de uma dificuldade;
- Dá credibilidade à faculdade;
- Cria um relacionamento com os candidatos e alunos;
- Mostra a faculdade como detentora do poder de resolução das dúvidas dos alunos;
- Gera empatia nos candidatos e alunos.
Seja por meio de vídeos, e-mail, textos de blog, e-books ou publicações nas redes sociais, o conteúdo, quando bem produzido, proporciona autoridade para as faculdades, o que gera o aumento do número de alunos e a satisfação de alunos, funcionários e professores em fazer parte de uma instituição reconhecida pela qualidade de ensino e pela boa utilização do Marketing de Conteúdo.
Como a sua faculdade está utilizando o Marketing de Conteúdo? Deixe seu comentário!