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O call center educacional vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. No entanto, esse tipo de serviço tem sido confundido com o telemarketing, que não possui uma boa fama. Mesmo sendo fundamental dentro das organizações.
No entanto, ter um departamento desses dentro do mercado educacional é uma maneira eficiente para as instituições de ensino aumentar a sua captação de alunos. Esse pode ser o grande diferencial de muitas escolas/faculdades.
Preparamos um artigo para te mostrar o que é o call center educacional. Vamos mostrar tudo para você e confirmar que ele não é telemarketing. Continue acompanhando e boa leitura.
O que é call center educacional?
Para quem ainda não sabe, o call center educacional vai além do que um meio de vendas via telefone. As pessoas que trabalham nessa área conversam com os alunos ou candidatos da sua instituição de ensino, de forma clara, objetiva e transparente.
A linguagem abordada é mais jovem, dinâmica e totalmente direta. Uma vez que o público-alvo desse mercado são pessoas mais modernas e totalmente atuais. Portanto, necessitam de informações com agilidade e que passem confiança no ato da conversa.
O call center educacional trabalha, especialmente, com três modalidades:
- Captação de alunos: o contato é moderno, com linguagem atual para ter um relacionamento mais próximo com o candidato/estudante. O intuito é fazer com que o máximo de pessoas realize a sua matricula;
- Cobrança e recuperação de alunos: é preciso inovar nas estratégias, pois as velhas metodologias não funcionam mais. O diálogo precisa ser claro, mas não repleto de pressão. Uma forma de chegar a um acordo que seja bom para a instituição e o aluno. Dessa forma, você irá diminuir o número de inadimplência e evasão;
Vale ressaltar que o atendimento no call center educacional é consultivo. Por isso, o profissional vai primeiramente ouvir as necessidades do candidato e, posteriormente, apresentar a ele a melhor solução. Seja para grade de horário de aulas, meios de deslocamento, valores ou, ainda, negociações de dívidas.
Call center educacional e marketing
O setor de call center educacional trabalha em parceria com o departamento de marketing da instituição de ensino. Afinal, é ele que vai definir quais são as melhores estratégias para serem usadas com os candidatos/alunos. Seja para atração ou retenção.
O marketing irá traçar um planejamento estratégico para o setor de call center educacional seguir. Portanto, é preciso que os lideres desses departamentos estejam totalmente alinhados, analisando as métricas para que os resultados sejam positivos.
Algumas pessoas pensam que esses setores são um só. Porém, estão enganadas. O marketing faz todo o planejamento de ações, tipo de linguagem a ser abordada e outros. Em contrapartida, o departamento de call center educacional irá executar esse planejamento, da forma mais eficiente possível.
Vantagens de ter um call center educacional em sua instituição de ensino
Ter um departamento de call center educacional é de total importância para uma instituição de ensino. As vantagens de ter esse setor são:
- Maior conversão de candidatos, ou seja, matriculados;
- Retenção de alunos que possivelmente queiram desistir dos estudos;
- Maior chance de negociação de dívidas;
- Relacionamento de confiança entre instituição de ensino e aluno;
- Elevação dos lucros da instituição de ensino.
Quando uma instituição de ensino tem um departamento de call center educativo, o atendimento é mais eficiente. O trabalho é feito por meio de medição de indicadores, onde você consegue mensurar e ver todo o resultado das ações.
A comunicação com maior liberdade proporciona a pessoa que trabalha no call center educacional uma maior desenvoltura para negociar ou apresentar soluções aos candidatos/alunos. Portanto, eles se sentem mais seguros mais realizarem a sua demanda com maior eficácia.
Sem um discurso pronto e engessado, a pessoa que recebe a ligação do call center educacional tem mais liberdade também para conversar. Pois sabe que não vai receber respostas prontas e que, na maioria das vezes, não resolve o seu problema.
Ou seja, ter um relacionamento forte e de confiança é o ponto principal de ter um departamento desses em sua instituição de ensino.
Call center educacional transformando a forma de comunicação nas instituições de ensino
Ao contrário do telemarketing, o call center educacional presa por um relacionamento mais humano. Portanto, linguagens ensaiadas ou o antigo script não são utilizados nesse departamento.
Ao invés disso, os profissionais dessa área buscam uma comunicação mais clara, objetiva e de acordo com as necessidades do candidato/aluno. O principal intuito é conseguir resolver todos os problemas do seu público-alvo.
Por exemplo, se uma pessoa entra em contato com a sua instituição de ensino para saber de um determinado curso, o profissional pode ir além. Portanto, nesse diálogo falar uma pouco mais sobre como esse mercado está, estatísticas de emprego e, também, a grade curricular parar realizar esse curso.
Percebeu que, além de responder as dúvidas do interessado o profissional deu motivos para ele realizar o curso. Como, por exemplo, as possíveis chances de ser contratado ao se forma.
Portanto, a interação e a conversa fluem normalmente, sem ser algo forçado. Isso deixa o candidato/aluno muito mais a vontade para esclarecer suas dúvidas e realizar a sua matrícula. Afinal, ele percebe que a comunicação com essa instituição de ensino é diferente e ele será ouvido e atendido.
Como você pode perceber o call center educativo é totalmente diferente de um telemarketing. Mais do que vender ou reter alunos/candidatos, esse setor está empenhado a manter relacionamentos duradouros entre a instituição de ensino e seu público.
Além disso, o maior diferencial desse tipo de departamento é ter uma comunicação mais humanizada com o seu cliente. O intuito é ter uma fala mais clara e com o objetivo de atender totalmente as necessidades do aluno.
Portanto, se a sua instituição de ensino ainda não tem um call center educativo, vale a pena pensar em investir em um.
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