10 passos para aumentar o interesse de seus alunos no Ensino Superior

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a grande oferta de instituições de Ensino Superior no mercado educacional, se torna muito importante criar estratégias que visem a conquista de alunos, bem como, a manutenção deles no Ensino Superior despertando o interesse de seus alunos na sua instituição.

As variantes dentro deste tipo de ensino são muito grandes, levando em consideração o número de desistências e migrações para outros cursos. Outro fator que se torna preocupante, é como elaborar formas de conquistar novos candidatos para a sua instituição.

Dessa forma, é muito comum se sentir perdido, mediante tantas problemáticas apresentadas dentro desse contexto, no entanto, existem maneiras para aumentar o interesse dos seus alunos na sua instituição. Veja agora 10 passos para conseguir manter o interesse de seus alunos na sua instituição.

Como manter o interesse de seus alunos na sua instituição?

Passo 1 – Faça da sua instituição um lugar amigável

Existem várias instituições de ensino que exercem um papel prepotente com os seus alunos, como se elas não dependessem deles. Assim, muitos alunos se sentem desmotivados a continuar no curso desistindo ou migrando para outras faculdades.

É fato que a instituição deve manter rigor no ensino, contudo, é preciso entender o aluno, ouvir suas queixas e descobrir como é possível melhorar o seu processo de aprendizagem.

Para manter o interesse de seus alunos na sua instituição é preciso deixar um canal de comunicação aberto onde o aluno consiga ter fácil acesso e se sinta seguro para abordar questões sobre o seu ensino que podem ajudar no seu desempenho.

Passo 2 – Modernize sua instituição

interesse de seus alunos na sua instituição.

Não é preciso adquirir inúmeros tipos de softwares sofisticados, quadros eletrônicos ou escadas rolantes. Existem recursos muito mais baratos e simples que podem trazer modernidade para sua instituição permitindo assim, que os alunos se mantenham interessados nela.

É o caso das redes sociais, das vídeo aulas e canais que estejam disponíveis em qualquer tipo de aparelho permitindo que o aluno tenha fácil acesso ao conteúdo ensinado em sala de aula.

Esses canais também devem possuir um tutor que esteja à disposição para eventuais dúvidas.

Passo 3 – Promova discursos e debates

Os discursos e debates são importantes para as trocas de experiências dos alunos, permitindo assim, que eles desenvolvam o pensamento crítico sobre determinados assuntos, bem como, compartilhem seu conhecimento.

Os discursos e debates fomentam a cidadania, trazem mais proatividade ao campus e permite que os alunos tenham mais interesse pela instituição.

Eles podem ser feitos mensalmente trazendo temas sobre sustentabilidade aplicada a cada curso, bem como, temas polêmicos que trazem à tona uma nova forma de pensar e construir o futuro.

Passo 4 – Crie ações sociais que contem como atividade complementar

As atividades complementares são exigidas em todos os cursos, mas o aluno muitas vezes não encontra tempo ou motivação para desenvolvê-las.

Assim, para que também nesse cenário sua instituição se torne mais interessante aos olhos dos alunos, você pode criar ações sociais ligadas aos cursos que visem a construção de uma nova forma de pensar e agir perante aos problemas alheios.

Passo 5 – Faça enquetes

As enquetes são uma ótima forma quantitativa de entender o que precisa ser melhorado dentro do seu curso e como isso poderá ser feito. As enquetes também podem ser realizadas de uma forma simples, através de canais online, e assim, você conseguirá saber qual a impressão que os alunos estão tendo da instituição.

Além disso, essa é mais uma forma de fazer com que os alunos cheguem até você.

Passo 6 – Promova eventos educativos

Como estão os eventos de sua instituição? Eles são suficientes para despertar o interesse dos alunos? Quantas vezes eles ocorrem por ano? Quais as programações de cada evento?

Os alunos entendem que o ambiente da faculdade não é apenas um lugar onde se assiste aulas, mas que eles possam encontrar novas formas de socialização onde consigam aprender, pesquisar e descobrir novas atualizações relativas ao curso que estão realizando.

Os eventos também são uma forma de despertar mais interesse dos seus alunos para que eles se mantenham em sua instituição de ensino superior.

Passo 7 – Tenha profissionais capacitados para um tratamento humanizado

A sua instituição de ensino precisa fornecer um tratamento humanizado, visando o bem estar e conforto dos seus alunos. Ela não pode estar alheia aos problemas que os alunos apresentam. Por isso, se torna fundamental que se tenha profissionais capacitados para um atendimento humanizado.

Nesse sentido, é importante que eles também tenham acesso à cursos periódicos de capacitação. Assim como, sejam levados à promover discussões sobre o ensino e atendimento ofertado. Como forma de contribuir para o bom desempenho do ensino.

Passo 8 – O interesse se desperta desde quando o aluno é um candidato

O aluno escolhe uma instituição para que possa realizar seu curso por diversos motivos. Assim, o interesse é despertado desde quando ele é um candidato. E nesse sentido, é importante que ele consiga entender como funciona a instituição. O que ela de fato oferece, e como ela pode agregar.

Portanto, é preciso oferecer meios para que os candidatos consigam ter essa noção. Mais que isso, eles precisam se integrar como parte da instituição.

Assim, os canais de comunicação devem ser de fácil acesso. O candidato deve ter:

  • Espaço para visitar a instituição,
  • Ter acesso a lugares que tenham fotos,
  • Cronograma de eventos e atividades que lhe despertarão o interesse.

9 –  Tenha controle de toda a sua equipe e faça uma boa gestão

O controle de toda a sua equipe é importante para entender onde ocorrem os principais erros em relação aos alunos e como é possível concertá-los.

Além disso, é através dessa gestão que você conseguirá fazer com seus funcionários desenvolvam um olhar atento para os seus alunos. Como forma de identificar o que de fato lhes despertam interesse.

10 – Contrate um software de qualidade

O papel de um bom software é agilizar processos. Nesse contexto, um CRM focado em captação encurta o caminho entre o candidato e a sua instituição de ensino. Ele permite que você tenha acesso a dados de maneira rápida, criando caminhos que facilitem a entrada de alunos dentro de sua instituição.

Com processos automatizados, os alunos terão mais interesse. Uma vez que os procedimentos pertinentes às partes burocráticas da faculdade serão realizados em menos tempo.

Quer saber mais? Conheça o Grow. Nós somos especialistas em sistematizar e melhorar o relacionamento com seus alunos.