Descubra como usar o marketing digital a favor de sua faculdade

Tempo de leitura: 6 minutos

A influência do marketing digital sobre as pessoas nos dias atuais é algo que não precisa nem de explicação. Você mesmo percebe isto em seu dia a dia. Afinal, você está conectado 24 horas por dia e é constantemente atingido por peças de marketing das mais variadas empresas.

Dessa forma, é natural que você comece a refletir sobre a presença de sua faculdade na internet. Seu marketing digital está atingindo futuros alunos e pais de alunos com a mesma intensidade? E, se não, como fazer para usar essa ferramenta a seu favor?

Longe de pretender ser o guia definitivo, este texto pode ajudar você e sua instituição a compreender a que ponto o mundo digital vem mudando e como isso influencia a área de Educação, a formação de seus colaboradores e as escolhas de potenciais alunos.

Como usar o marketing digital na captação de alunos

Quando você ouve falar em marketing digital, qual é a primeira coisa eu vem à sua cabeça? Aqueles banners ou anúncios pop-ups nos sites mais visitados? Por favor, não. Aquilo é a pré-história da comunicação online. Mas se você pensou no site da sua instituição, começou bem.

Tenha (forte) presença online

Primeiramente, não existe marketing digital sem presença da sua instituição na internet. Informações como endereço e telefone podem até estar disponíveis online, mas ninguém precisa mais ir até sua escola para conhecê-la, pedir informações ou tirar dúvidas. É o seu site que vai providenciar tudo isso.

E, nesse ambiente virtual, sai na frente quem dominar todos os espaços. Sim, ter seu site é importante, mas para fazer pais e alunos chegarem até você, antes é preciso ir até onde eles estão. E, hoje, todos estão nas redes sociais. Quais? Todas.

Ou seja, sua faculdade precisa ter uma blog, uma página no facebook, canal de contato via whatsapp, perfil no twitter, no instagram, canal no youtube. E, claro, precisa estar produzindo conteúdo para estas diferentes mídias. Conteúdos de qualidade, que gerem engajamento e tráfego até o seu site.

O marketing de conteúdo (isto é, oferecer conteúdo que interesse ao leitor a ponto de fazer com que ele conheça seus produtos e serviços e transforme-se em cliente) é a ferramenta de marketing digital mais usada atualmente – e se sua instituição ainda não tem um time trabalhando só nisso, próprio ou terceirizado, comece a pensar seriamente a respeito.

Conheça seu público: alunos e pais de alunos

Todo produto ou serviço precisa de um direcionamento. Quem é o público-alvo do seu marketing digital? Um erro comum é fazer propaganda atirando para todos os lados, procurando atingir todo mundo e não atingindo ninguém. Mas outro erro também muito recorrente é fazer uma comunicação voltada apenas para os jovens, os futuros alunos.

Só que, na maioria das vezes, a decisão sobre qual faculdade escolher depende fortemente da opinião dos pais. Afinal, uma matrícula não é um serviço pontual. Trata-se de grande investimento de tempo e dinheiro, relacionado à carreira e ao futuro do filho. Dinheiro que, aliás, geralmente é investido pelos pais.

Ou seja, precisa ter uma comunicação dinâmica e até um pouco ousada, para atingir o jovem aluno? Precisa. É ele quem vai vivenciar a experiência acadêmica e precisa se encantar com a faculdade. Mas não se esqueça de comunicar também o que há de mais sólido em sua instituição, o que agrega valor ao seu diploma, valores que são caros a um pai, uma mãe.

Nem todo marketing digital é gratuito

marketing digital

Ainda que pareça que o marketing digital é uma operação sem custos, na verdade não é bem assim. Claro, abrir perfis não tem um custo per se, mas antes mesmo de tudo estar funcionando você precisa investir na criação do site, sua hospedagem, manutenção, geração de conteúdo, pessoal de mídia social para as redes etc. Mas só isso não basta.

Hoje em dia, as redes sociais têm uma dinâmica de valorização do conteúdo pago sobre o conteúdo gratuito. Ou seja, se você simplesmente posta alguma coisa em uma rede social, por mais interessante que seja o assunto, você só vai atingir um mínimo de pessoas. E sua captação de alunos será igualmente mínima.

Mas se você paga à rede social para ‘patrocinar’ ou ‘impulsionar’ seu post, seu alcance multiplica por 10, 20, até 50 ou 100 vezes. Isto é, se você pretende ser visto na internet, é preciso se programar para cobrir também este orçamento, a fim de se sobressair em um mercado já tão saturado.

Por isso, é importante que você tenha ferramentas métricas para avaliar o retorno de seu investimento em marketing digital e evitar que você jogue dinheiro fora.

Treinamento e gestão de pessoal

Para que o marketing digital não apenas flua naturalmente dentro de sua organização, mas realmente aconteça, um aspecto fundamental é o seu time de captação. Pois de nada adianta ter todo o instrumental necessário, automatizar todo o processo de inscrição, fazer comunicação em múltiplos canais, sem pessoas treinadas para conduzir este processo.

Desta forma, é preciso estruturar seu time comercial para melhorar o atendimento ao candidato e seus pais. E, de sua parte, é preciso que você saiba como acompanhar o time de captação, a fim de gerenciar de perto as atividades de captação e de relacionamento em geral com o seu público-alvo.

Para isso, a instalação de um sistema eletrônico de gestão é fundamental. Afinal de contas, investir em marketing digital e comunicação online significar digitalizar todo o processo, desde a inscrição até o treinamento, gerenciamento e avaliação de seus colaboradores.

Por fim, é preciso manter

Finalmente, uma última dica sobre como usar o marketing digital a favor de sua faculdade. Talvez tão importante quanto a captação de alunos seja manter estes alunos matriculados por quatro, cinco anos.

Para isso, é preciso entender que a matrícula não é o fim do processo, pelo contrário. É apenas o começo de um longo relacionamento. E, via online, esse relacionamento interpessoal com os alunos torna-se cada vez mais estreito.

Crie espaços para que os alunos formem comunidades online, mantenha sempre abertos canais (e pessoal qualificado) para ouvir os alunos em suas preocupações ou queixas e, principalmente, siga criando conteúdo de interesse para que esse aluno esteja sempre acessando suas mídias e recebendo novas informações.

Só assim você vai agregar valor a todo o dinheiro investido em marketing digital e fazer com que ele retorne multiplicado, na forma de captação de alunos, matrículas renovadas e, principalmente, famílias que vivenciarão com muito mais alegria a experiência universitária de seus filhos.

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