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Quer descobrir como fazer a captação de alunos? Chegou ao lugar certo. Nos dias atuais, cada vez mais nos deparamos com uma grande quantidade de instituições de ensino no nosso país. Assim, diante da grande concorrência, é de extrema importância que se trabalhe a captação de alunos.
Neste artigo, você irá entender o porquê se deve trabalhar a captação de alunos durante todo o ano. Além da didática educacional, a instituição de ensino deve trabalhar a captação de clientes diariamente, uma vez que ela sobrevive das mensalidades dos alunos.
Além de manter o fluxo financeiro da empresa, a captação de alunos faz com que a instituição se expanda e atenda ainda mais pessoas. Daí a importância de trabalhar a captação de alunos.
Mas você deve estar se perguntando: Como irei captar novos alunos?
A boa notícia é que vivemos na era da tecnologia. Assim, existem várias formas de divulgar os cursos da sua empresa, sejam eles online ou presencial.
Continue comigo até o final deste artigo que irei lhe te dar 3 dicas de como trabalhar a captação de alunos para a sua instituição de ensino.
Como captar novos alunos para a sua IE.
Dica 1: Conheça o seu público alvo
O primeiro passo para iniciar a sua captação é conhecer o seu público alvo. Mas o que exatamente significa público alvo? Trata-se de um grupo especifico de pessoas que possuem um perfil semelhante.
Os seus potenciais alunos possuem características em comum. Dessa forma, será necessário que você identifique as semelhanças e faça o marketing de captação voltado para essas determinadas pessoas.
Vamos a um exemplo: se a sua instituição é de ensino superior, você poderá voltar o seu marketing para os alunos que estão terminando o ensino médio, ou seja, os seus alunos terão em média uma faixa etária de 18 a 20 anos.
Se você iniciar a sua captação sem descobrir o seu publico alvo, certamente você irá gastar muita energia e não irá atingir o seu objetivo.
Você precisará identificar quais pessoas que irá ser o foco do seu negócio. Certo? Entenda, não é impossível abraçar o mundo!
Dica 2: utilize as mídias sociais para captar clientes diariamente.
Agora que você já descobriu o seu público alvo é hora de começar a ofertar os seus serviços e produtos para esse determinado grupo de pessoas.
Além dos antigos métodos de publicidade, tais como panfletagem, outdoor, anúncios em rádios, revistas, você também deverá estar atento as novas tecnologias. Estou falando das redes sociais e do google.
É extremamente importante que você utilize das redes sociais para captar alunos durante todo o ano. Através do instagram e do facebook é possível a publicação de conteúdos diários, com gatilhos para atrair o seu público alvo.
Além das postagens realizadas diariamente é possível a criação de anúncios nas redes sociais. Um exemplo de anúncio eficaz é a publicação de bolsas e porcentagem de descontos em matricula.
A captação de alunos
Imagine que você está escolhendo uma instituição de ensino para ingressar e se depara com uma publicação que lhe oferece uma matricula gratuita, certamente chamará a sua atenção. Concorda?
É dessa maneira que funciona a captação de clientes nas mídias sociais. A sua oferta aparece para o público certo e é muito provável que você converterá a pessoa que visualizou o seu anúncio em seu aluno.
Isso porque a pessoa que clicou no anúncio irá preencher um cadastro com os dados pessoas (nome completo, telefone, e-mail, whatsApp) de forma que o setor responsável da sua instituição poderá entrar em contato e fechar a matricula imediatamente.
Você entendeu como a tecnologia pode ser utilizada a seu favor?
Dica 3: invista em um setor de relacionamento
Perceba que se trata de um ciclo. Você descobriu o seu público alvo, direcionou a sua captação de clientes para as mídias sociais e agora precisa transformar os seus prospectos em alunos.
Para que as mídias sociais surtam efeitos positivos será necessário que você tenha um setor de relacionamento preparado para entrar em contato com as pessoas que preencheram o cadastro no anúncio e mostraram interesse em fazer parte da sua instituição de ensino.
Isso porque, geralmente, as pessoas não adquirem o produto ou serviço de forma imediata, elas preenchem o cadastro, acabam esquecendo, ou possuem algum empecilho que façam com que deixem para analisarem a proposta em outra oportunidade.
Chamamos de acompanhamento. O fato da pessoa não finalizar a compra naquele exato momento não significa que não irá realizar a matricula na sua instituição de ensino.
É preciso conhecer a fundo o seu futuro aluno. Saber o que impede de realizar a matricula naquele momento. E entender como a sua empresa poderá ajuda-lo para fazer parte do quadro de alunos.
Daí a importância de investir em um setor de relacionamento para trabalhar a sua captação de alunos.
Conclusão
Através deste artigo você aprendeu a importância de trabalhar a captação de alunos durante todo o ano. Agora é só você colocar em prática as dicas e estratégias para captação de novos clientes diariamente.
Estamos vivendo no mundo da tecnologia e da concorrência. Assim, se você não atrair o seu público alvo diariamente para a sua instituição de ensino, dificilmente será possível manter a sua empresa de pé.
Além disso, a captação de novos alunos durante todo o ano é de extrema importância para manter o fluxo financeiro da sua Instituição de Ensino. Fazendo assim com que ela expanda e atenda ainda mais pessoas.
Tenho a plena certeza que todo o conteúdo abordado neste artigo já abriu muito a sua mente para trazer novos clientes para a sua IE todos os dias.
Com um bom planejamento, você conseguirá aplicar todas as dicas que lhe ensinei.
Se você chegou até o final do artigo, creio que realmente você está muito mais preparado que seus concorrentes. O detalhe agora é simplesmente em colocar em prática.
Comente abaixo sobre o quanto este artigo foi útil para o seu negócio e se você colocou em prática. Agora é só seguir tudo que você irá captar alunos durante todo o ano.