Tempo de leitura: 6 minutos
Saiba os pontos que devem ser ressaltados na hora de falar sobre captar alunos, isto é, investimento em marketing educacional
Muitas vezes, em reuniões com os diretores da sua instituição, é necessário ter conversas delicadas. Geralmente, a maioria delas envolve gastos ou o corte dos mesmos. Nesse caso, é importante saber explicar a importância do investimento em marketing educacional.
Sim, o pagamento de professores e funcionários é absurdamente importante. Além disso, é necessário investir em estrutura, qualidade de ensino e muitos outros detalhes.
No entanto, até que a instituição ganhe uma reputação que seja condizente com a marca que ela representa, investimento em marketing educacional é indispensável. Isso vale tanto para a captação dos alunos quanto para a retenção dos mesmos. Confira mais sobre o assunto ao continuar a leitura!
Foco no objetivo é imprescindível para justificar o investimento em marketing educacional
Entenda como chamar a atenção para a finalidade do marketing
Em primeiro lugar, antes de planejar qualquer estratégia ou ginvestimento em marketing educacional, é necessário ter em mente qual o objetivo de uma instituição de ensino privado. Para além da formação dos alunos, a educação privada tem em vista lucro.
Assim sendo, a captação de novos alunos todo semestre ou todo ano é o que mantém a estrutura inteira funcionando. É do dinheiro das matrículas e mensalidades que saem os pagamentos e o valor necessário para manter a instituição funcionando.
Contudo, não basta que um aluno se matricule e vá embora uma semana após o início das aulas. Conta-se com o investimento que ele fará na totalidade de sua formação, o que a depender do curso pode durar mais do que 5 anos.
Captação e retenção
Diante disso, fica evidente que o foco do investimento em marketing educacional
está no próprio aluno da instituição. Ele deve estar satisfeito para que outras pessoas tenham interesse em se matricular também.
Diante disso, os diretores poderiam cortar todo o investimento em estratégias de marketing a fim de reverter os custos para manutenção e qualidade de ensino. De fato, é um raciocínio que faz sentido. Defendemos que estes aspectos das faculdades devam receber atenção.
No entanto, é importante ressaltar que sem as estratégias corretas as pessoas de fora da faculdade não têm como saber o que se passa lá dentro. É necessário equilibrar os custos para que captação e retenção sejam igualmente satisfeitas.
Gastos são uma preocupação a priori quando falamos sobre investimento em marketing educacional
No entanto, a estrutura adequada levará a instituição a investir cada vez menos dinheiro por estes motivos
Embora seja válido gastar alguns momentos discutindo quais seriam as estratégias mais efetivas e menos caras, não dá para se enganar. A princípio, o investimento em marketing educacional será, de fato, alto.
Cada estratégia tem um valor diferente a depender do seu alcance e de seu objetivo. Pense, por exemplo, em propagandas televisivas. Por alguns segundos, o telespectador observa alguns takes de laboratórios e pessoas felizes estudando. No fim, aparece o logo e o nome da sua instituição.
Isso não necessariamente garante que as pessoas vão se matricular, mas garante que a faculdade será lembrada.
Por outro lado, disponibilizar anúncios pagos em redes sociais como o Instagram ajudam o interessado a acessar o perfil da instituição. Dessa forma, é possível saber mais informações.
No entanto, se o serviço de marketing for feito com uma empresa barata, mas ineficiente, o efeito pode ser completamente outro. Em vez de a faculdade ser lembrada como uma opção a considerar, as pessoas podem começar a achar que ela deve estar entre suas últimas opções.
O que fazer para garantir o sucesso, nesse caso?
O que fala pelas instituições bem consolidadas é a reputação das mesmas
Como viemos discutindo até aqui, o modo como a faculdade é percebida pelas pessoas é muito importante. Universidades federais ou estaduais não necessitam de anúncios na televisão ou nas redes sociais porque já são uma referência.
Assim, é importante garantir que a sua instituição construa uma marca pautada em alguma área de destaque. No entanto, esse destaque deve ser uma característica real.
Mostrar que é nisso que está a preocupação do time de captação ajudará a convencer os diretores. Pesquisar uma área em que a instituição é forte e pode investir (pesquisa e eventos científicos, por exemplo) dá mais assertividade à estratégia.
Quando há algo realmente verdadeiro para compartilhar, não parece uma perda de tempo investir em comerciais e anúncios. Parece a saída mais óbvia.
Alunos satisfeitos são os melhores divulgadores que a sua faculdade pode ter
Ademais, é importante ter em mente que quanto mais a instituição se consolida e ganha renome, menos é necessário investir em estratégias para que ela seja lembrada. Em geral, estas são as mais caras.
Alunos satisfeitos, por outro lado, não custam nada. Eles mesmos fazem o serviço de divulgação sem pedir nada por isso. Tudo porque estão satisfeitos com aquilo que recebem.
Dessa forma, de fato faz sentido separar uma parcela do orçamento mensal ou anual para garantir que os alunos sejam satisfeitos. Neste momento, usar e abusar de índices de qualidade ou pesquisas com os alunos é super válido.
Saber o que eles gostam, o que pode ser melhorado e até o que nem foi desenvolvido ainda pode trazer insights muito positivos.
Um aluno não é apenas uma pessoa, mas uma rede complexa tecida por relacionamentos importantes
Além disso, os alunos, quando satisfeitos (ou não), comentam sobre suas impressões com quem está ao seu redor. Família, amigos, colegas de trabalho… todos estão presentes nessa rede de conexões. O problema, ao mesmo tempo uma solução, é que essa rede também tem poder de influência.
Pense em uma teia de aranha, em que um fio se conecta a vários outros. Caso a reputação da instituição seja boa, é válido imaginar o alcance que poderá ter. Quantos amigos´, colegas e familiares de alunos que permanecem até o fim da graduação não podem ser agregados em um período de 5 anos?
É uma conta que vale a pena fazer para mostrar que com uma estratégia boa, os resultados podem ser avassaladores.
Assim sendo, quando for conversar com o time de diretores sobre investimento em marketing educacional, é necessário deixar tudo isso claro. É preciso construir uma reputação, consolidá-la, e ser lembrado e divulgado por ela. Quando mais esse processo se fortalece, menos se gasta.
Leia também: Descubra como usar o marketing digital a favor de sua faculdade