Jornada do estudante: o percurso da compra

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Uma pessoa não decide comprar um objeto de valor de uma hora para a outra, não é mesmo? Do mesmo modo, um candidato não age de maneira precipitada no momento de fazer a sua inscrição ou matrícula em uma instituição de ensino. Pelo contrário, uma decisão que envolve a educação é permeada de dúvidas e requer bastante informação para a validação da escolha. O caminho até a compra não é assim tão rápido, o estudante segue um percurso denominado jornada de estudante.

Confira, agora, todo o processo que o candidato faz até a matrícula na sua instituição de ensino.

A jornada do estudante 

Um candidato que tem potencial para se transformar em aluno é repleto de dúvidas sobre aspectos da vida estudantil e da vida profissional. Instrui-lo é a melhor maneira de despertar e garantir a permanência do seu interesse.

O conteúdo, divulgado tanto no blog quanto nas redes sociais, será o grande responsável pela atração, instrução e conquista desse candidato, além de auxiliar na divulgação da instituição de ensino e na facilitação da decisão de compra.

Portanto, se a sua instituição de ensino pretende, em toda a jornada do estudante, educar da maneira correta os candidatos e transformá-los em alunos, é necessário fazer o mapeamento da persona da sua faculdade. Em seguida, é o momento de planejar como a sua persona será informada e direcionada até a compra.

O estudante passa por quatro etapas na sua jornada de compra, são elas:

  1. Descoberta e percepção de um problema
  2. Consideração da solução
  3. Decisão pela instituição
  4. Tomada de ação

Em cada fase, ele precisa ser instruído a fim de passar para as próximas etapas e chegar até a compra. À medida que o estudante avança na jornada de compra, ele vai mudando o seu status:

Visitante > Lead > Lead Qualificado > Candidato Inscrito > Candidato Avaliado > Aluno Matriculado.

Descoberta e percepção de um problema

Nesta etapa, o candidato descobre que tem um problema, que pode ser: a necessidade de fazer uma faculdade, de ser especialista em uma área.

  • Exemplo de conteúdo:

Por que ter um curso superior é importante para o aumento da empregabilidade?

Consideração da solução

Depois que o problema já foi descoberto, o candidato precisa descobrir o que fazer para solucioná-lo. Aqui, por exemplo, o candidato que sente a necessidade de fazer uma pós-graduação resolve ingressar no ensino superior, no curso de Ciências Contábeis.

  • Exemplo de conteúdo

Saúde ou exatas: qual área combina mais com você?

Decisão pela instituição

Após a decisão pelo ingresso no curso, o candidato avaliará alguns requisitos das instituições de ensino, como:

  • Credibilidade da instituição
  • Reconhecimento
  • Estrutura
  • Corpo docente
  • Disciplinas do curso
  • Carga horária
  • Valor do curso
  • Formas de pagamento
  • Forma de entrada
  • Exemplo de conteúdo

Conheça o diferencial da metodologia de ensino adotada pela Faculdade XXX

Tomada de ação

Esta etapa representa o momento em que o estudante decide fazer a sua matrícula. Por essa razão, a faculdade deve disponibilizar todas as facilidades para o esclarecimento de dúvidas que ainda persistirem. Ofereça a possibilidade de o estudante falar diretamente com um colaborador da faculdade responsável pelo departamento financeiro ou acadêmico.

Nesta fase, o estudante precisa garantir que a sua escolha ocasionará muitos benefícios à sua vida.

  • Exemplo de conteúdo

Agende a sua visita e tire todas as suas dúvidas sobre a Faculdade XXX

Conclusão

A escolha por um curso superior e por uma faculdade é repleta de análises e ponderação de riscos. Desse modo, a jornada do estudante se caracteriza como uma forma de condução até a matrícula.

Por meio de materiais como e-book, textos de blog, posts nas redes sociais, vídeos, e-mail marketing, telefonemas e o contato presencial, o estudante vai, paulatinamente, adquirindo informação suficientemente atrativa e relevante que o tornará seguro da sua compra, ou seja, da inscrição para o ingresso na faculdade.

Compreender a jornada que o estudante passa é fator imprescindível para redirecionar e impulsionar a captação de alunos para a sua IES. Esperamos, com este texto, ter levado você a entender que a matrícula em uma faculdade é antecedida de um caminho que precisa ser percorrido de forma confiante, com muita informação e disponibilidade da instituição em solucionar as dúvidas dos estudantes.

E a sua instituição, já está prepara para utilizar as informações sobre a jornada de estudante no processo de captação de mais alunos? Envie-nos o seu comentário!