Tempo de leitura: 6 minutos
Tudo muda, o seu rosto não é o mesmo de um ano atrás e provavelmente mudará até o ano que vem. Com o ensino acontece o mesmo e os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior uma nova abordagem.
De maneira geral, é comum ter aquela visão clara de uma universidade e não atentar-se ao fato de que tudo mudou. Sendo assim, é primordial que uma instituição de ensino esteja sempre procurando atualizar-se no todo.
O texto tem a proposta de mostrar o que os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior. Só que o grande benefício é que serão abordadas qualidades que a maioria das universidades podem vir a oferecer.
O que a maioria dos jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior?
A proposta do ensino mudou e hoje não é mais necessário a ter a figura central de um professor como o “dono daquele conteúdo”. Atualmente o Google ocupou esse espaço e em poucos segundos dá para saber o que será abordado.
Em tese, esse buscador permite que todos tenham uma democratização do ensino e os mestres devem saber disso. A realidade é que todos precisam aproveitar essa oportunidade, inclusive os professores e a reitoria da faculdade.
Os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior muito e vale a pena prestar atenção em 5 questões. Pensando nessas questões, a seguir será possível ter acesso a essas informações que serão cruciais para todos.
Futuro profissional
É primordial que todo o direcionamento do ensino seja para o futuro profissional daqueles acadêmicos. Aquele conceito de passar muito conteúdo que não é procurando pelas empresas, não é mais possível e os alunos não querendo.
Dessa forma, é a hora mais adequada para pensar que as organizações buscam determinadas qualidades. Toda essa relevância dos conteúdos irá fazer com que os alunos saibam que aquilo é necessário e buscado pelas empresas.
Os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior um pensamento no futuro profissional dos acadêmicos. Desse modo, é primordial entender que alguns alunos podem até mesmo a pagar um adicional para ter acesso a tudo.
Não é tão difícil de encontrar universidades que não pensam assim e por isso acabam perdendo cada vez mais aluno. Uma forma de confirmar isso são as reclamações e com certeza você conhece alguém que pensa assim.
Por fim, mas não menos importante, é adequado que a universidade pense nisso e procure colocar em prática. Um aluno busca a universidade como uma “ponte” e vale muito a pena que a instituição não se coloco que o “centro do ensino”.
Estilo de aprendizagem
Qualidade é fundamental e muitos estudantes procuram uma universidade que seja reconhecida por esse atributo. Não é à toa que dá para saber qual é a melhor universidade para determinado tipo de curso.
Além disso, a reputação dos docentes e também o nível dos seus conhecimentos são fundamentais para a escolha. Por isso mesmo, que é comum que as pessoas procurem visitar a faculdade previamente para avaliar melhor.
Outro tipo de atitude bem frequente é começar em uma universidade e logo depois iniciar em outra. Os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior que exista um estilo de aprendizado bem diferenciado.
É importante mostrar que também existem alunos com diferentes tipos de habilidades e vale a pena pensar nisso. Uma universidade que conseguir aglutinar muitos tipos de inteligências terá um alcance que é bem maior.
Em resumo, toda a parte referente ao estilo de aprendizagem precisará ser considerado e em pouco tempo. Por essas razões, é um ponto que a maioria dos estudantes consideram como fundamentais e vale a pena pensar nisso.
Apreço pela tecnologia
Apenas a clássica lousa, o giz e a forma convencional de ensinar, infelizmente não funciona mais e principalmente para os universitários. A faculdade é para mostrar as informações que farão diferença para o seu futuro profissional.
Sendo assim, é o momento de entender esse fato e ir oferecendo alternativas para que tudo possa funcionar melhor. Afim de permitir um melhor entendimento, confira a seguir como tudo pode ser feito com mais facilidade:
- Conteúdo por Power Point;
- Computadores de última geração;
- Opção de ver as aulas mais importantes em formato de vídeo.
Os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior que o apreço pela tecnologia seja o mais elevado. A universidade que pensar sob esse ponto de vista estará em vantagem perante a maioria das suas concorrentes.
Atividades a distância
Os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior que existam atividades foram dessa escola. Em tese, as atividades a distância são primordiais para que o aprendizado possa ficar melhor ainda e mais otimizado.
Aquela velha tática de fazer provas e trabalhos apenas em datas especificas, acaba não fazendo mais sentido. Sendo assim, atualmente grande parte das instituições de ensino apostam em maneiras diferenciadas de ensinar.
Não tem nada mais interessante do que ficar em casa dias estudando, podendo pausar os vídeos e tendo material de apoio. Sem duvidas é um ponto bastante positivo e por isso é que o aprendizado tem mudado cada vez mais.
A principio muitos acreditam que o ensino a distância não funciona, porém cresce e consegue trazer bons ganhos. Já que essa é uma tendência moderna e acaba trazendo a todos a oportunidade de ir aprendendo cada vez mais.
Embora possa parecer algo contraditório, a realidade é que os alunos esperavam atividades foram da universidade. Ao saber disso e assim ir obtendo as informações, cabe apenas a instituição de ensino ir adequando a esse cenário.
Os alunos passam, porém, o ensino fica
Conforme foi citado anteriormente, os jovens esperam de uma Instituição de Ensino Superior que ela seja uma “ponte”. É primordial que as universidades prestem atenção nisso e se vejam como passageiras para os estudantes.
De acordo com os próprios alunos, eles só estão lá para terem uma qualificação profissional que seja melhor. Em suma, esse é o pensamento que deve ser refletido por parte das universidades, pois acaba sendo um caminho natural.
Quando um mestre capricha no ensino, é provável que todos tenham a capacidade de guardar aquelas informações. Com o tempo, o acadêmico pode até não lembrar-se da faculdade, porém saberá tudo sobre aquele assunto.
É devido a isso que o foco deve ser maior no conteúdo que realmente vale a pena e não em outros que não são utilizados. Todavia, a abordagem deve ser em tudo o que for possível e a instituição vai fazendo as mudanças pertinentes.
Por fim, é a hora de entender que o feedback por parte dos alunos é fundamental e traz boas informações. No entanto, a reitoria deve sempre olhar para os acadêmicos, porque é disso que virá o diferencial competitivo da universidade.