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Cada ano que termina, uma pessoa traça uma lista de metas para cumprir e assim, a capacitação profissional entra no topo de objetivos a alcançar. Por isso, traçar um plano de marketing educacional para a instituição de ensino é fundamental.
Para começo de conversa, cabe dizer que esta estratégia consiste em utilizar pesquisas, planejamento e monitoramento das ações de marketing educacional para conquistar e manter os alunos na instituição seja uma universidade ou escola de idiomas.
Para se destacar entre tantas outras instituições vale promover os cursos oferecidos, oferecer conteúdo como por exemplo, dicas de vocabulário para escolas de idiomas, além de mostrar a infraestrutura da escola ou universidade.
Caso faça parte da cultura acadêmica, mostrar as atividades extracurriculares como participação em intercâmbios ou seminários interessantes, alunos premiados.
Enfim, informações sobre a rotina da instituição que aproximam e causam impressões positivas nos alunos.
Resultados comprovados do Marketing Educacional
Existe uma pesquisa elaborada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, a EduTrends. Este estudo mostra que 81,3% das instituições de ensino investem em marketing digital.
E quando investem em ações de marketing educacional, como produzir ebooks, o número de alunos matriculados é 2 vezes maiores do que as instituições que não utilizam as estratégias. Os dados são inspiradores não é mesmo?
E se você está decidido a traçar um plano de marketing educacional e não faz ideia de como começar, vamos ajudar desenhando um mapa cartográfico para te guiar.
1. Segmente o público
O primeiro passo para traçar um plano eficiente é saber para quem você quer falar e como você vai precisar falar para alcançar aquele público.
Assim, você aumenta as suas chances de estabelecer um vínculo com este possível novo aluno, ou manter, aquele estudante que você já conquistou.
Quando se tratar da educação de base, a escolar, amplie a visão incluindo também os pais quando estes forem os responsáveis pela decisão de compra.
Para instituições de ensino superior alterne as linguagens para os dois públicos, os independentes financeiramente e para os pais ou responsáveis.
Considere que muitos alunos universitários são dependentes dos pais, pelo menos no primeiro ano acadêmico.
Regionalismo
Quando o ensino for presencial, considere a localização para segmentar seu público alvo. Crie pontes usando regionalismos na comunicação para se aproximar com o público local.
Ou então, para que alunos que estejam de mudança de Estado consigam entender e se inserir na região por meio do ambiente estudantil.
Outra vantagem de segmentar o público por regiões é que você terá um panorama das regiões que mais interessam a sua audiência.
Perfis e ofertas
Outra estratégia de segmentação que faz o marketing educacional ser eficiente é considerar a oferta adequada ao perfil do aluno.
Pense assim, uma escola de idiomas tem inúmeros perfis de alunos, cada um com um motivo para estar ali e com níveis de conhecimento diferentes.
Assim, crie e direcione ofertas para cada grupo de alunos como: iniciantes, intermediários e avançado.
2. As personas
Toda estratégia de marketing digital precisa conhecer as personas e suas dores, você já ouviu falar disso? Caso seja novidade para você, eu explico.
O termo persona vem da psicologia e é a representação do real. Neste caso, vamos usar a definição de personagens fictícios porém com caraterísticas reais, representando o aluno ideal para o estabelecimento de ensino.
Assim, utilizando de pesquisas mercado respondidas por possíveis alunos da instituição é possível criar o perfil deste aluno.
E como dores, entendemos as necessidades que este aluno teria e os motivos pelo quais procuraria a sua escola ou universidade.
Para completar o perfil desta persona, são colhidas informações como dados demográficos, hábitos de consumo, interesses e objetivos pessoais.
O ideal é que cada curso oferecido possua uma persona.
Criando suas personas
Monte um questionário para servir de roteiro na coleta de informações, pense em perguntas que englobem características físicas e psicológicas dos alunos e amplie para:
- Temas as sobre educação que interessariam a ele;
- Como é a rotina desta persona?
- Quais são os desafios para ele estudar?
- Onde este estudante busca informações?
- Ele tem poder de decisão de compra? Caso tenha, alguém influência suas escolhas?
3. Captando e mantendo alunos
Agora que você já tem conhecimento de seu público-alvo, desenhou suas personas chegou a hora do terceiro passo deste mapa: capturando e mantendo alunos.
Conteúdos relevantes
É a maneira mais eficaz de trazer alunos para a sua instituição. Inclua no seu planejamento de marketing educacional um cronograma para criar e divulgar conteúdo relevante para informar e divertir seus leitores.
Utilize as personas para criar materiais originais e que consequentemente façam com que a sua instituição de ensino se destaque entre as demais.
Mostre o que entrega
Depois de atrair este aluno para as suas redes sociais, site ou blog é a hora de mostrar o seu valor.
Apresente a sua estrutura, atendimento, corpo docente, metodologia enfim, apresente o serviço que a sua instituição entrega e que trazem resultados reais para seus alunos.
Invista em embaixadores
Esta estratégia também recebe o nome de marketing de defensores por criar entre os seus clientes embaixadores, promotores, da sua marca.
Considere que o seu público está nas redes sociais e que ele recebe influências de amigos.
Ter um embaixador da sua marca ajuda a reter matrículas, já que estes alunos estabelecem vínculos com a sua instituição.
4. Ferramentas de marketing digital
Leads – um retorno do marketing digital aplicado e são os contatos que demonstraram interesse nas estratégias de marketing educacional que você adotou, ou que ainda pode adotar como:
Ebook – ricos em conteúdos originais para pesquisa e entretenimento. Webinars – são minicursos que podem ser ofertados gratuitamente e geram engajamento entre os futuros alunos.
Uma prática comum, é desenvolver landing pages para criar um banco de informações sobre alunos interessados na sua instituição como: nome, e-mail, região.
Landing Pages – uma ferramenta de marketing educacional bastante eficiente. Na verdade, nelas você oferta seus conteúdos e inclui um formulário para visitantes preencherem com informações solicitadas.
Newsletter – método tradicional do marketing digital, as caixas de assinatura de newsletter oferecem informações periódicas, permitindo o vínculo entre aluno e instituição, e cria um banco de dados com possíveis alunos.
Atenção, defina a periodicidade de envio deste boletim de notícias e cumpra com esta promessa para não frustrar as expectativas deste aluno.
Conclusão
E para finalizar, publique conquistas de alunos, informações sobre cursos e até dicas culturais quando for pertinente e interaja com as pessoas que procurarem pela sua instituição nas redes sociais.
Insira a sua instituição na comunidade local, criando eventos e atividades que podem receber visitas de pessoas de fora. Assim, você estabelece laços e fortalece a imagem da instituição.
Defina períodos para investir em publicações pagas, algumas ações pontuais para aumentar a sua visibilidade e as chances de atrair novos alunos.
E finalmente, monitore os resultados do seu marketing educacional. Assim, você poderá rever ações, ajustar ou intensificar estratégias quando necessário. Com isto, você garante um bom desempenho do seu planejamento.