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Provavelmente você já deve ter se perguntado sobre quais são os erros mais comuns no atendimento ao aluno. Existem pontos importantes que ainda as IE precisam melhorar, são pontos simples mas que fazem total diferença quando não são realizados adequadamente.
Neste artigo vamos realmente mostrar os pontos onde sua IE precisa se desenvolver para que seu atendimento seja de altíssima qualidade e fidelizando ainda mais o seu aluno.
Veja aqui onde acontecem os erros mais comuns no atendimento ao aluno e como evitá-los. Provavelmente sua instituição de ensino pode estar cometendo alguns deles sem saber.
Os erros mais comuns no atendimento aos alunos
1º erro: Dados desatualizados
Um dos erros mais comuns pode acontecer nas divergências de comunicação. Um ponto muito importante aqui é você sempre manter a sua base de dados atualizados, para não comprometer a sua instituição de ensino.
Um exemplo, é essencial manter seus dados de contato sempre ativos e atualizados no google. Assim quando alguém pesquisar o telefone, endereço e a rede de contato sempre terão acesso a sua IR.
Caso contrário é provavelmente a sua IE acabe por perder uma pessoa que possa vir a se tornar aluno.
Atenção:
A comunicação é vital! Então se atente, porque são dados são primordiais para que as pessoas possam entrar e contato com a sua IE.
Se a sua IE tiver diversos canais de comunicação e você não tiver um presença marcante em todos os canais estará cometendo um erro. Então busque separar setores para atender cada aluno em um tipo de comunicação. Isso porque provavelmente os alunos irão entrar em contato por todas as formas possíveis.
Por isso nunca fique ausente nos seus canais de comunicação, porque você realmente vai deixar seus alunos sem a atenção necessária.
2º Erro: Falta de treinamento adequado
Outro erro comum entre as IE é criar um atendimento cheio de burocracia, ou, extremamente demorado, cheios de protocolos e canais repetitivos. Neste momento é muito importante ter uma ótima equipe e criar um padrão de atendimento sem muita enrolação.
Tendo isto muito bem definido, você vai conseguir atender um maior número de pessoas durante o dia. Conseguindo assim deixar seus alunos satisfeitos.
Se você não treinou muito bem sua equipe ao atendimento ao público provavelmente este erro está acontecendo neste momento. Errar na linguagem de atendimento é um dos principais problemas das IE. Neste momento é muito importante que seus colaboradores sejam educados, solícitos e simpáticos.
Preste muito atenção: Foque 100% no treinamento da sua equipe, em como conversar com seus alunos e ter empatia. Porque realmente irá te dar um grande diferencial no mercado. Invista muito pesado nesta área dentro da sua IE e verá os resultados em breve.
3º Erro: Ignorar o Pós venda
Este é um erro crucial, que tem levado inúmeras IEs a perderem alunos. É muito comum pensar que após venda de um curso ou o fechamento de um contrato acabou a relação com o aluno.
Este é um terrível equivoco, isso porque o pós venda é tão importante quanto a venda. Sua IE precisa fazer um acompanhamento de satisfação para saber o que o aluno gosta, o que não gosta, suas sugestões de melhoria e etc.
Afinal, se ele se sentir familiarizado com a instituição terá muito mais vontade de adquirir novos cursos, dar prosseguimento ao curso que faz, indicar a instituição para outras pessoas e muito mais.
Um simples e-mail pode resolver todas essas questões! Por isso é importante que no ato do cadastro do aluno, seus colaboradores já peguem todos os dados de contato do aluno, tanto por telefone quanto de correio eletrônico e das redes sociais.
Como evitar os erros comuns
Para que você possa minimizar ao máximo estes erros que podem comprometer a sua instituição de ensino, você precisar analisar primeiramente como é o seu atendimento e a partir de então colocar em prática as nossas sugestões.
Assim a primeira atitude é implantar um setor de processo dentro da sua instituição. Onde neste setor o foco será o de observar todo o processo criado até hoje. Estes profissionais tem a capacidade de encontrar problemas pequenos dentro do processo evitando gerar maiores contratempos no futuro.
Com este setor você vai evitar alguns erros cometidos acima. Trazendo uma melhor eficiência no atendimento aos alunos.
Outra forma de evitar estes erros é criar esporadicamente pesquisas perguntando no que a sua instituição de ensino pode melhorar.
Para minimizar o erro, não é somente identifica-lo, mas sim o como sua equipe vai agir em cima dos planos de ações para elimina-los. Está é de longe a prática mais importante dentro da equipe da sua IE.
Atendimento ao aluno
Estou caminhando para o final deste artigo e agora vamos resumir tudo o que você viu por aqui e aprimorar a sua prática efetiva. Primeiramente falamos dos erros mais comuns que as IE cometem. Entrando com algumas dicas de como fazer para evita-los.
Se você chegou até o final do artigo, tenho a mais plena certeza que agora você consegue começar a identificar os erros estão acontecendo dentro da sua instituição de ensino.
Um dia de cada vez
Os passos são simples se realmente a sua equipe de processo administrativo estiver bem treinada e engajada. Isso porque são elas que irão ver que estes erros estão prejudicando o processo como um todo.
Após identificar, a equipe criará diversos planos de ações, para toda sua equipe da instituição de ensino trabalhar para melhorar e até evitar estes erros frequentes.
Para que ocorram estas melhorias dentro da sua IE, é muito importante que você esteja aberto alguns investimentos. Esta melhoria vai depender 100% de você.
O processo de melhoria é gradativo, por isso é preciso ter atenção ao passo a passo e ver como os alunos reagem as mudanças oferecidas. Afinal eles são o foco principal da atenção.
Atendimento Inicial
Se estiver disposto em evitar estes erros, tenho a mais plena certeza que você irá melhorar drasticamente seu atendimento aos alunos. Melhorando desde o atendimento inicial, que vai desde a hora de vender o curso até resolver os problemas diários deles.