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Tendo uma estratégia de SMS Marketing, você pode atrair de forma mais eficiente os alunos que vierem a receber o SMS da sua IES e conseguir os melhores resultados em sua captação.
Pois de acordo com pesquisas de mercado, no geral 90% das pessoas que recebem SMS no celular leem as mensagens assim que as recebem.
Portanto, se você está montando um planejamento de marketing para sua IES vale a pensa considerar esta alternativa.
Para este artigo, preparamos um roteiro para criar uma estratégia de envio de SMS marketing eficaz e aumentar o número de alunos em sua instituição, confira!
8 Estratégias de SMS Marketing para capatar alunos para sua IES
1. Trace suas metas
O que você pretende ao começar a encaminhar SMS? Definir objetivos, traçar metas é o primeiro passo para que a estratégia seja eficiente. Assim, entenda qual é a finalidade da estratégia adotada para encontrar soluções e oportunidades.
Seja para ter feedbacks, estratégia adotada por algumas companhias áreas que encaminham um convite para o passageiro participar de uma pesquisa sobre o voo. Para aumentar vendas, encaminhando uma dica pontual sobre um produto ou serviço.
E ainda, para estreitar vínculos com o seu cliente como por exemplo, mandar aquela mensagem de aniversário.
Pode ser usada de forma combinada com outras ações por exemplo, se a sua empresa possui um plano de fidelidade você pode encaminhar SMS Marketing comunicando que ele já pode resgatar produtos ou serviços e assim, atrairá ele para o seu estabelecimento ou site.
Enfim, são inúmeras as possibilidades para usar esta estratégia e por este motivo antes de começar a sua campanha estabeleça seus objetivos e metas para então, seguir para o segundo passo: criar a sua estratégia.
2. Criando sua estratégia
Depois de ter seus objetivos e metas estabelecidos chegou a vez de criar sua estratégia de envio de SMS Marketing. O caminho é pensar no valor e produto que você pode oferecer para atrair, ou se aproximar, deste cliente.
Para ter resultados mais abrangentes, escolha um software de SMS Marketing que garante a qualidade da entrega das suas mensagens. Prefira serviços que emitam relatórios de entregas e personalizar o remetente dos SMS.
3.Invista em um banco de dados
Quando efetivar vendas peça os contatos do seu cliente, e para ser mais eficiente, solicite permissão para encaminhar SMS. Este detalhe te possibilitará criar um banco de dados alinhado com a sua marca.
Além disso, ao ter o cuidado de questionar sobre o envio de mensagens você está também alertando ao cliente que costuma manter relacionamento por este canal, e para muitos clientes, isto pode ser um ponto positivo.
Uma sugestão simpática, e que evitará dor de cabeça futura, é deixar sempre à disposição do cliente uma solução para que ele saia do seu cadastro de envio de mensagens.
Assim, seu cliente pode retornar uma mensagem com a palavra Pare para deixar de receber seus SMS e então, responda informando que ele não irá receber suas mensagens e retire o número dele do seu banco de dados.
4.Diga o que pretende
Quando pensar no texto do SMS Marketing lembre-se que você precisa dizer o que pretende de forma clara e assertiva em até 160 caracteres. Este detalhe faz a diferença já que você poupa o tempo do cliente e diz apenas o necessário.
Uma sugestão é escrever e em seguida ler o texto se possível, peça que a alguém da equipe para reler e revisar textos ortográficos da sua mensagem.
5.Envio moderado
Encaminhar SMS Marketing é uma estratégia interessante e funcional mas o exagero pode render o resultado contrário do esperado.
Portanto, além de solicitar a permissão do cliente para enviar as mensagens, ter o cuidado para a mensagem ser assertiva e objetiva é preciso cuidar para não ser inconveniente.
Existem algumas informações que são importantes para ser consideradas por exemplo, a Anatel determina que as mensagens sejam encaminhadas no horário comercial (segunda-feira a sexta-feira). Caso tenha contato com clientes no exterior, atente-se para o fuso horário.
Evite também encaminhar SPAM, exatamente, este tipo de mensagens não está restrito aos e-mails. As Sending and Posting Advertisement in Mass ou Enviar e Postar Publicidade em Massa podem ocorrer nos SMS e tem o efeito contrário do esperado. Por isso, segmente o público que irá receber suas mensagens para alcançar suas metas.
6.Invista em promoções
Uma ação que traz resultados é ressignificar a compra criando a urgência do cliente pelo produto ou serviço. Invista nas mensagens para comunicar grupos de clientes VIP sobre promoções ou bônus daquela compra.
Ressalte que são ações exclusivas e que de tempo limitado fazendo com que o cliente perceba que recebe a atenção da sua marca. Aprovei a era do “me nota” para investir em SMS Marketing.
Personalize as mensagens, adotando a mesma estratégia da Starbucks chamando a pessoa pelo nome que ela gosta. Segmente o público-alvo da campanha, por isso é interessante um pequeno e seleto grupo receber a mensagem.
7.Crie um canal de comunicação
Nem só de ações promocionais vive um bom planejamento de marketing assim, use o serviço de SMS Marketing para colher feedbacks dos seus clientes. Lembra quando disse que companhias aéreas fazem isso com os passageiros?
Assim, utilize esta ferramenta para criar um canal de comunicação e obter respostas sobre seus produtos e serviços. Além é claro, de coletar dados e métricas sobre a satisfação dos seus clientes.
Alguns serviços de envio de SMS permitem criar ou incluir link para formulários onde o cliente pode dar sua opinião sobre a entrega de produtos e serviços da sua empresa.
8.Invista em canais combinados
Combinar ações de comunicação das redes sociais, blogs e SMS Marketing é o caminho para alcançar a meta e objetivo do seu plano de negócios.
Neste sentido, incentive a interação dos clientes em suas páginas nas redes sociais ou use a ferramenta para informar que está disponível um novo conteúdo nos blogs da sua empresa.
Para concluir, avalie os resultados para se certificar que a estratégia está sendo eficiente em sua IES e o que pode ser feito para alcançar seus objetivos.
Considere para análise critérios como: taxas de cliques, bounce rates e conversões. Como uma análise de desempenho depende de informações que vão além dos números, questione também a sua segmentação de público-alvo, sobre ofertas e as entregas da plataforma de envio de sms utilizada.
Com as métricas, você consegue avaliar a eficiência da estratégia de envio de SMS Marketing para captação de alunos em sua IES e ajustar ao longo do processo para alcançar o resultado proposto.