Como utilizar o WhatsApp para aumentar a qualidade de seu relacionamento com Aluno

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Quer saber como WhatsApp para aumentar o relacionamento com aluno ? Então veja aqui. O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas que mais ganhou relevância no Brasil nos últimos anos. Aliás, em todo o mundo! A facilidade de trocar mensagens de texto, mensagens de voz e imagens instantaneamente ganhou muitos usuários.

Além de pessoas físicas, empresas também se renderam aos encantos dessa ferramenta. Ela é mais do que um meio de comunicação, é uma poderosa arma de relacionamento com o cliente.

O WhatsApp para aumentar o relacionamento com aluno deve ser usado como um canal oficial de comunicação. Essa ferramenta pode ser muito eficaz no seu processo de vendas e captação de alunos. Veja abaixo como utilizar esse aplicativo ao seu favor no marketing educacional.

Como usar o WhatsApp para aumentar o relacionamento com aluno?

Abaixo, vamos dar algumas dicas de como utilizar WhatsApp para aumentar o relacionamento com aluno e captar alunos.

  1. Crie um número apenas para atendimento ao aluno

    O WhatsApp é um aplicativo para smartphone e o usuário adiciona o contato a partir do número de linha móvel. Não é recomendável utilizar um número pessoal de celular para fazer atendimento no marketing educacional.

É difícil regular os horários em que os clientes/alunos tentarão entrar em contato com você. Por isso, é preciso ter um número apenas para essa finalidade, que possa ser desligado ou silenciado depois do horário comercial.

  1. Estabeleça horários de atendimento

    Como citado no tópico anterior, o aluno pode tentar entrar em contato com a instituição pelo WhatsApp em qualquer dia e horário. Isso é um pouco óbvio de se imaginar.

Pagar um funcionário para atendimento 24h não é possível para a maioria das escolas. Por isso, é importante estabelecer o horário de atendimento ao aluno pelo WhatsApp e comunicar isso de forma clara.

Uma boa maneira de divulgar esse horário de atendimento é pelas redes sociais da instituição de ensino, no site ou, até mesmo, no status do WhatsApp.

  1. Padronize processos de atendimento


    Tanto os responsáveis pelo atendimento quanto os candidatos a alunos devem saber como será o processo de atendimento. É importante deixar claro que o atendimento pelo WhatsApp terá tempo de resposta e um padrão de procedimento para o primeiro contato.

Esse padrão evitará dúvidas que poderiam resultar em mais solicitações de atendimento. Ou até mesmo, ruídos de comunicação. Para a captação do aluno ser efetiva, é preciso que esse processo esteja bem alinhado.

  1. Utilize o WhatsApp Web

    Usar o WhatsApp pelo smartphone pode diminuir a agilidade nas respostas. Podem ocorrer demais distrações com outros aplicativos quanto pelo teclado que é menor em uma tela de 5 polegadas, por exemplo.

O ideal é conectar o aplicativo do smartphone ao WhatsApp Web e fazer os atendimentos pelo computador. É mais ágil e prático. Além disso, o aluno não fica muito tempo esperando um retorno.

  1. Escolher uma pessoa para ficar responsável pelo atendimento

    Uma vez comunicado aos alunos a possibilidade de entrar em contato pelo WhatsApp, o aplicativo deverá ser considerado mais um canal de atendimento. Ele merece atenção como todos os outros (telefone, e-mail, etc).

Para que as respostas sejam rápidas e resolvam o problema do candidato, é preciso ter alguém responsável por esse WhatsApp. Seja você ou outro funcionário, o importante é garantir que todas as perguntas sejam vistas e respondidas de forma eficiente.

  1. Monte um grupo para melhorar o relacionamento com o aluno.

Os grupos do WhatsApp são uma excelente oportunidade para atrair mais alunos. Além disso, é uma chance de criar relacionamentos duradouros. No entanto, esse canal é para enviar conteúdo interessante e sobre a sua loja ou empresa.

Dados sobre a utilização do WhatsApp no Brasil

Para você se convencer que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação poderosa, veja alguns dados:

  • O WhatsApp tem 5 bilhões de usuários no mundo;
  • 200 milhões de usuários do WhatsApp são do Brasil;
  • Mais de 22% dos usuários do WhatsApp possuem smartphones;
  • Mais de 5 milhões acessam o WhatsApp pelo tablet;
  • 12 milhões de mensagens são trocadas em grupos de WhatsApp por dia;
  • Mais de 70% dos usuários do WhatsApp fazem uso diário do aplicativo.

Os dados mostram que o WhatsApp vai além de um simples aplicativo de comunicação. Ele é uma ferramenta poderosa de interação e de relacionamento com o seu cliente. No caso, o aluno. Além de ser uma forma eficiente para fazer todo o processo de captação.

Por que utilizar o WhatsApp como canal de vendas

No marketing educacional, toda ferramenta que agregue valor a divulgação das instituições de ensino é bem-vinda. O WhatsApp contribui positivamente para captar os alunos. Afinal, esse é o aplicativo mais usado por todos!

O WhatsApp é uma ferramenta para prover melhor suporte para os alunos. Seja os de captação ou os já matriculados.

Hoje em dia, muitas pessoas evitam atender ligações ou, se atendem, dizem que estão muito ocupados e não podem falar. No entanto, as pessoas que recebem mensagens via WhatsApp estão mais abertas para um possível contato.

Responda em tempo real

Os alunos estão mais imediatistas, principalmente sendo jovem. Estão acostumados com as coisas no ato, querem que se resolvam os problemas para ontem. Eles prezam pela praticidade e conforto. E o WhatsApp proporciona isso a eles e, consecutivamente, para as suas captações.

Por meio do WhatsApp, é possível saber se o atendente leu a mensagem e isso dá segurança a eles, alunos. E com isso eles sabem que terão uma resposta mais ágil.

As vendas e captação via WhatsApp pode aumentar o lucro da sua instituição de ensino em até 30%. E uma ferramenta que te ajudará a atender mais pessoas em menos tempo, te dando mais oportunidade de engajamento.

Mensagens automáticas

É possível você criar mensagens automáticas, padronizando e agilizando ainda mais o seu atendimento.

Viu como o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para a sua instituição de ensino. Ele deve ser incluído em seu plano de marketing educacional, afinal, os benefícios são imensos.

Além de pensar nos lucros, pense na oportunidade de um relacionamento mais próximo com o seu aluno. No bom atendimento e no prazer que ele terá em ser atendido com agilidade e praticidade.

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