3 motivos que causam a evasão dos alunos da sua faculdade

Tempo de leitura: 4 minutos

Você perde alunos frequentemente e não sabe o motivo disso estar acontecendo? Saiba que isso não é normal e que a sua faculdade pode reverter essa situação, caso o problema seja identificado e a solução proposta. Continue a leitura deste texto e descubra 3 motivos que causam a evasão dos alunos da sua faculdade.

O problema da evasão dos alunos

Evasão significa desistência, fuga ou mudança de direção. Assim, a evasão dos alunos acontece quando eles abandonam a sua faculdade, essa evasão significa que algo não está indo bem. Se esse problema estiver acontecendo na sua faculdade, não perca tempo, reúna sua equipe e analisem juntos as causas para esse abandono universitário.

Antes de apresentarmos os 3 motivos propostos para este texto, destacamos que, uma solução antecipada para a diminuição de casos de evasão é: conhecer o aluno.

Conhecer os alunos, suas características, dificuldades e sonhos proporciona o entendimento da realidade e compreensão sobre a vida do seu público. Dessa maneira, investir na criação e na manutenção de um relacionamento  facilita o posicionamento da faculdade não só como uma instituição geradora do saber, mas também como uma instituição acolhedora.

A escolha errada

A desistência de um curso por causa da escolha errada acontece, na maioria da vezes, por causa da falta de acompanhamento da faculdade durante o processo de inscrição e matrícula.

O candidato pode fazer a sua matrícula em um curso sem a garantia de estar fazendo a melhor escolha, o que resultará adiante no abandono do curso que ele não tinha afinidade.

Então, o que fazer para evitar a ocorrência de evasão por causa deste motivo?

A resolução para este problema se encontra no planejamento da campanha de captação de alunos, ou seja, na formulação de estratégias para a educação do candidato. O candidato precisa, em todo o processo, ter a certeza de que está fazendo a escolha certa e consciente.

Um exemplo prático para esse processo seria apresentar as opções de todos os cursos acompanhadas da grade curricular de cada um deles, depoimentos de alunos que fazem e que já fizeram o curso, depoimentos de professores, e-books ou textos no blog da instituição apresentando mais informações sobre os cursos, instituição, estrutura da faculdade, corpo docente e assuntos sobre a vida universitária.

Quanto mais informado o aluno estiver, mais capacitado ele estará para o ingresso e permanência na faculdade.

Falta de perspectiva para o futuro

Quando o aluno vê que o curso não será impactante para o seu futuro e não enxerga futuras oportunidades profissionais ele, provavelmente, abandonará o curso no qual ingressou.

A falta de perspectiva também pode ser gerada com a matrícula em disciplinas vistas como dispensáveis à formação profissional, vale lembrar que professores que não despertam nos seus alunos o brilho nos olhos pela sua disciplina e a relação dela com toda a graduação também podem levar o aluno a optar pela não continuação no curso de graduação.

Algumas soluções para este problema são: fazer um seminário de introdução ao curso para apresentar todas as áreas possíveis de serem seguidas, bem como para apresentar histórias de profissionais que atuam nas áreas dos cursos oferecidos pela instituição. O estudante precisa ficar convencido de que o curso que ele escolheu proporcionará uma mudança positiva em sua vida.

Problemas financeiros

Um dos maiores motivos para a evasão de alunos é o aspecto financeiro. Diante dessa realidade, a faculdade deve criar maneiras que proporcionem aos alunos a permanência na instituição.

Algumas soluções para as faculdades que sofrem com a evasão dos alunos causada por problemas financeiros são:

  • Disponibilizar programas próprios de financiamento estudantil. A faculdade pode proporcionar opções para aumento do prazo do pagamento da mensalidade, redução da mensalidade etc;
  • Disponibilizar bolsa parcial ou total de estudos;
  • Ter convênios com empresas para a ocorrência de estágios remunerados.

Infelizmente não são apenas os três fatores apresentados aqui as causas únicas para o problema da evasão dos alunos, no entanto, com o conhecimento deles você estará mais preparado para realinhar a estratégia de retenção de alunos da sua faculdade.

A sua faculdade enfrenta o problema da evasão? Deixe seu comentário!