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Você já ouviu falar em régua de relacionamento? Afinal, esse não é um termo tão utilizado. Porém, se o maior objetivo é atrair prospects, converter, realizar vendas e fidelizar clientes, com certeza, essa expressão é bastante familiar.
Essa é uma importante ferramenta de marketing para você planejar como se dará a comunicação com o seu cliente em cada fase de sua jornada. Portanto, é um meio eficiente de uma marca se comunicar de forma eficaz com o seu público.
Entretanto, se você não sabe o que é régua de relacionamento, continue acompanhando esse post. Vamos te mostrar o seu conceito e dar mais algumas dicas de como utilizar essa ferramenta! Boa leitura.
Afinal, o que é régua de relacionamento?
A régua de relacionamento é, basicamente, inúmeras ações que vão desde as estratégias de marketing até a retenção de clientes. Portanto, nela é possível definir um passo a passo do que deve ser feito para elevar os resultados dentro de uma empresa.
Afinal, por meio da régua de relacionamento é possível alinhar os times de inbound, outbound, sucesso do cliente e, ainda, o produto final. Neste caso em específico, para falar sobre os serviços da sua instituição de ensino.
Portanto, a real importância da régua de relacionamento é conseguir realizar as vendas do seu produto ou serviço de maneira eficaz. Isso porque, além de vender, ela vai fazer a sua marca crescer!
De acordo com Aaron Ross, autor do best-seller Receita Previsível, a melhor forma de gerar novas receitas, e a mais barata também, é por meio de indicação. Porém, para ser indicado por alguém, é necessário construindo um bom relacionamento. Não somente com uma parte dos seus alunos, mas com todos!
No entanto, para ter uma boa relação com o seu aluno é preciso existir um processo claro e objetivo. Portanto, para que isso exista de maneira eficaz, é necessário criar atividades que precisam ser seguidas e a régua de relacionamento é uma ferramenta para te auxiliar. Além disso, é importante ter uma linha de comunicação direta e uma pessoa responsável para trabalhar esse sucesso com o cliente. Neste caso, com o aluno.
Portanto, é necessário que a sua instituição de ensino possua uma régua de relacionamento com o seu aluno.
Afinal, a régua de relacionamento vai muito além de lidar com clientes que estão na sua base de contatos. Mas ela vai trabalhar também com ações de inbound, outbound e também com o desenvolvimento do produto.
Como montar uma régua de relacionamento?
Antes de montar a sua régua de relacionamento, é preciso montar as ordens das ações que serão tomadas. Entretanto, você deve pensar em cada etapa para desenvolver esse relacionamento com o seu aluno e fazer a criação de melhorias para cada fase.
Veja um exemplo de como montar a sua régua de relacionamento:
1 – Marketing e vendas
Dentro dessa fase, é preciso você pensar estrategicamente em:
- Captação de novos leads outbound e uma rica produção de conteúdo via inbound;
- Atração de leads via blog/site para envio de e-mail marketing;
- Qualificar corretamente o inbound e outbound;
- Realizar o fechamento de matrículas.
2 – Sucesso com o cliente e produto
Nessa etapa, monte ações estratégicas com base em:
- Pensar em um e-mail de boas vindas e, quem sabe, um tour para que o seu cliente veja como o curso que ele pretende fazer funciona;
- Apresentar ao time de CS os alunos mais complexos, como forma deles serem trabalhados por uma equipe realmente treinada para esses casos;
- Depois de 15 dias da realização da matrícula, retorne o e-mail e procure saber como está sendo a experiência do seu aluno dentro da instituição de ensino. Caso ele utilize algum sistema da escola, pergunte se está sendo bom para o desenvolvimento do seu curso;
- Após 40 dias, ligue e tente agendar uma reunião para ter um feedback do seu aluno;
- Mas, depois de três meses da matrícula efetivada, envie para o seu aluno com um questionário para avaliar a instituição e, se possível, envie um brinde também (quem sabe um e-book que o ajudará no curso escolhido);
- Portanto, após seis meses, ofereça ao seu aluno uma condição especial.
Essa foi uma sugestão de caminho a ser seguido para ter sucesso com o seu aluno. Porém, por mais simples que pareça, é um trajeto que precisa ser trabalhado corretamente para que o resultado seja positivo.
Portanto, todos os pontos precisam ser bem alinhados, entre todos os setores. Isso é uma ação fundamental para que o aluno sinta que a instituição tem uma comunicação única e todos os setores se interagem para melhor atendê-lo.
Quais são os efeitos de uma régua de relacionamento eficiente?
Quando o usada corretamente, a régua de relacionamento com o aluno pode trazer grandes resultados ao longo da trajetória. A fidelização é um dos principais efeitos positivos que essa ferramenta traz.
Porém, não é somente esse o único benefício da régua de relacionamento. Há também o aumento do ticket médio mensal da sua instituição de ensino. Afinal, alunos matriculados e pagamento em dia, a sua receita só tende a aumentar.
Com a satisfação dos seus alunos, a redução de abandono de curso ou matrículas trancadas também diminui. O que faz com que os lucros continuem aumentando.
O principal objetivo da régua de relacionamento é ser honesto com o seu aluno. Ofertando soluções palpáveis para ele realize sua matrícula e faça o curso tão desejado. Portanto, é proporcionar ao estudante uma boa experiência dentro da instituição para que a sua satisfação esteja sempre em alta.
Uma régua de relacionamento montada com qualidade e boas estratégias são possível ver a evolução dentro de qualquer instituição de ensino. Portanto, uma boa dica para manter essa ferramenta eficiente, é usar a inteligência artificial. Faça uso se softwares de envio de e-mail marketing ou SMS para manter uma boa comunicação com o seu aluno.
Lembre-se, o foco não é ser amigo do seu aluno. Mas a régua de relacionamento fará com que a relação entre instituição e estudante seja cada vez melhor. É proporcionar a ele uma boa experiência dentro da sua escola!
Ficou alguma dúvida sobre régua de relacionamento? Deixe seu comentário.